JOSÉ: Diário de um Sonhador

-Tema: SONHOS


“Vem lá o tal sonhador!” Gênesis 37.19

-Introdução: Meu nome é José. Eu sou um sonhador. Infelizmente muitas pessoas não me entendem e zombam de mim e dos meus sonhos. Quando passo, logo dizem “vem lá o tal sonhador”.
Assim como José, você também deve ter sonhos que Deus traz ao seu coração. Do mesmo modo deve ter pessoas que não te entendem. Talvez sua história seja semelhante e esteja vivendo um dos dias de José.



Você é um sonhador?

Vamos descrever a história de José como num diário destacando doze momentos marcantes de sua vida:

1º dia - Vestes Festivas 

Gênesis 37.3 “Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas”

Meu pai me ama muito principalmente porque tenho prazer em obedecer a ele. Recebi de presente de meu pai uma túnica linda que uso porque levo alegria por onde passo contando meus sonhos.

O Deus Pai tem vestes novas para sua vida e quer te renovar trazendo cobertura e alegria para você sonhar a cada dia. Quando você é um filho obediente, o Pai Celestial sempre te abençoa com bênçãos para te revestir com seu poder.
Sonhar é estar vestido de alegria!


2º dia – O Sonho de Deus 

Gênesis 37.5 “teve José um sonho e o relatou a seus irmãos, por isso o odiaram ainda mais"

Meus sonhos veem de Deus. Quando sonho, entendo o que vejo como algo espiritual em forma de revelação para minha vida, mas as pessoas não acreditam.

Nunca deixe de sonhar na presença de Deus. Quando não conseguir ver solução em nenhuma das circunstâncias, feche seus olhos e sonhe com milagres de Deus para sua vida. As pessoas frustradas que não sabem sonhar não te compreendem e por isso te hostilizam (Gênesis 37.5-11).
Não conte seus sonhos para pessoas incrédulas!

3º dia – Lançado num buraco 

Gênesis 37.24 “E, tomando-o, o lançaram na cisterna, vazia, sem água”

Por causa de meus sonhos, meus próprios irmãos me odiaram e me jogaram numa cisterna vazia e sem água. Mesmo ali no fundo não me esqueci de meus sonhos olhando para a luz no céu. E do fundo do poço minha voz ecoava: eu tenho um sonho!

Todo sonhador incomoda pessoas sem fé. Por isso os sonhadores são perseguidos e muitas vezes oprimidos para se calarem. O sonho parece loucura para quem não consegue visualizá-los. O fundo do poço é onde parece que os sonhos são irrealizáveis. Mas um verdadeiro sonhador não se esquece de seus sonhos. Mesmo que te lançarem num buraco, seus sonhos nunca serão soterrados.
Seus sonhos ecoam do fundo do poço!

4º dia – Vendido Escravo 

Gênesis 37.28 “passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito”

Quando pensei que tinham me ouvido, na verdade estavam me vendendo como escravo par pessoas cruéis. Fui parar bem longe na terra do Egito, sendo maltratado. Amarraram minhas mãos e pés, mas não me impedem de sonhar.

Embora pareça que você está muito longe da realização de seus sonhos, as feridas não são mais fortes do que a esperança que há no coração de um sonhador. Mesmo que a realidade seja dolorosa, continue acreditando em seus sonhos.
Seus sonhos não podem ser acorrentados!

5º dia – Mordomo de Potifar 

Gênesis 39.1-5 “Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas ... Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que fazia o SENHOR prosperava em suas mãos, ... ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha”

Um comandante de Faraó me levou para sua casa para trabalhar como escravo e como Deus me abençoava em tudo, resolveu me levantar para ser seu mordomo de confiança. Mas este ainda não é o meu sonho.

A cada oportunidade da vida Deus te dá uma chance de ver que Ele tem o melhor para sua vida. Embora seu sonho ainda não tenha sido alcançado, saiba que os sinais de Deus se manifestam como prova de seu amor por sua vida para você.
Não se conforme com nada menos do que o sonho de Deus!

6º dia – Lançado no Cárcere 

Gênesis 39.20 “o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisão”

Por causa de uma armadilha armada contra mim, fui preso injustamente. Mesmo assim ainda prefiro cair na prisão do que cair em pecado.

Muitas vezes, o inimigo arma ciladas contra sua vida para te fazer cair em pecado ou então te prender de alguma forma. Mesmo seja preso por um tempo e não tenha liberdade para lutar pelos seus sonhos, nunca deixe seus sonhos serem aprisionados. Lembre-se que você ainda é livre para sonhar.
Nada pode prender os seus sonhos!

7º dia – Ajudante de Carcereiro 

Gênesis 39.21-23 “O SENHOR, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro; o qual confiou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere”

Dentro de pouco tempo o carcereiro viu que eu era inocente e tinha capacidade de trabalhar. Então me deu a oportunidade de cuidar da prisão. Através disso vi que Deus estava começando a me exaltar. Ainda que seja um prisioneiro quero ser o melhor.

Às vezes Deus vai te exaltando aos poucos. A cada oportunidade que surge é uma maneira de você crescer um pouco mais. Mesmo que seja um degrau de cada vez, você vai subindo até chegar ao topo onde Deus quer te colocar. O importante é aproveitar as oportunidades e fazer sempre o melhor.
Seja o melhor onde estiver!

8º dia – Interpretando sonhos 

Gênesis 40.8 “Eles responderam: Tivemos um sonho, e não há quem o possa interpretar. Disse-lhes José: Porventura, não pertencem a Deus as interpretações? Contai-me o sonho”

Dois prisioneiros do cárcere tiveram sonhos e com a graça de Deus, fui usado para dar a interpretação. Os sonhos se cumpriram e o padeiro chefe foi executado e o copeiro foi restituído ao cargo diante do Faraó. Então pedi ao copeiro que se lembrasse de mim e falasse ao meu respeito com o faraó. Voltei a ter esperança e acreditar em sonhos.

Talvez as pessoas não acreditem nos seus sonhos e se esqueçam de você como “o copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu” (Gênesis 40.23). Você tem o dom de acreditar e interpretar sonhos. Nunca perca sua capacidade de sonhar e entender os sonhos. Se as pessoas não acreditam nos seus sonhos, mesmo assim continue acreditando. Se as pessoas se esquecerem de você, saiba que Deus nunca se esquecerá.
Acredite em sonhos! Deus não se esquece de seus sonhos!

9º dia – Chamado por Faraó 

Gênesis 41.14 “Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó”

Ouvi dizer que o Faraó teve um sonho e estava procurando alguém para interpretar. Foi quando mandaram me chamar e me preparei para me apresentar diante dele. Não poderia ir de qualquer maneira, por isso me preparei. Este seria o momento certo de Deus me usar e me levar para onde poderia realizar meus sonhos.

Se você está esperando há muito tempo, acredite que quando menos esperar, sua resposta vai chegar. Deus pode usar quem menos você espera. Apenas se prepare e esteja pronto para o momento certo Deus mandar te chamar para te exaltar. Não carregue vestes e sujeira da prisão. Faça como José e antes de sair limpe a sua vida. O tempo de preparação é difícil, mas é indispensável para que você seja capaz de realizar seus sonhos.
Renove sua vida e se prepare porque seu sonho está chegando!

10º dia - Governador do Egito 

Gênesis 41.41,42 “Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro”

Depois que Faraó viu Deus me usar para interpretar seu sonho e dar a solução para o problema do povo, então me deu o seu anel de autoridade para administrar a terra do Egito. Sei que não é tarefa fácil, mas creio que Deus está comigo. Acabou o tempo de humilhação e chegou o tempo da exaltação.

Mesmo que ninguém te reconheça, saiba que Deus te deu autoridade e você tem uma aliança com o Senhor. Na hora certa o tempo da humilhação vai terminar e vai começar o tempo de vitória quando Deus vai te exaltar.
Você tem uma aliança de sonhador!

11º dia - Tempo de Vacas Gordas 

Gênesis 41.47-49 “Nos sete anos de fartura a terra produziu abundantemente...  Assim, ajuntou José muitíssimo cereal, como a areia do mar, até perder a conta, porque ia além das medidas”

Assim que assumi o governo do Egito, Deus nos prosperou abundantemente. Vivemos um tempo que chamamos de ‘vacas gordas’. Durante este período, nos preparamos e armazenamos para o futuro, pois sabíamos que viria o tempo das ‘vacas magras’. Mas minha confiança é de que em Deus nada há de nos faltar.

Assim com Deus usou José para abençoar milhares de pessoas que dependeram de seu sustento, saiba que Deus tem uma unção de prosperidade para sua vida. Aprenda a valorizar o tempo da fartura e se prepare para que em tempos difíceis seja instrumento para ajudar outras vidas. Com Deus nada te faltará.
Aproveite o tempo de viver os sonhos de Deus!

12º dia – Perdoando os irmãos 

Gênesis 45.4 “Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito”

No meio da multidão de povos famintos que vinham procurar alimento no Egito, vieram meus irmãos. No começo fiquei muito confuso e irado, pensando até em me vingar, mas o amor foi mais forte e consegui liberar perdão para eles.

Quando perdoamos somos livres para receber bênçãos de Deus. Não é fácil perdoar. Na verdade o perdão é uma grande perda, significa perder muito. Não estamos acostumados a perder e sempre queremos ganhar. Mas quando perdemos de alguém, ganhamos de Deus. Então é melhor perdoar. A mágoa traz cegueira que impede a visualização de nossos sonhos. Um coração sonhador olha pra frente e por isso consegue perdoar.
Perdoe. Seja livre para sonhar!

Seja um sonhador!

CONCLUSÃO: “Eu sou José” Gênesis 45.3,4

Muitos dias tristes se passaram em minha vida, mas em todos eles eu sonhei com o dia em que minha vitória chegaria. Quando finalmente venci, não fiquei lembrando de dias de pesadelo que vivi, pois preciso continuar sonhando. Eu sou um sonhador.

Talvez você seja um José ou Josefa que vive como sonhador e ninguém te entende. Mesmo que o dia de hoje seja difícil, espere em Deus, porque seu dia vai chegar. Nunca se esqueça de seus sonhos e não desista, pois um dia você vai vencer.
Qual dia você está vivendo?
Nunca pare de sonhar!


Ebook: Diário de um Sonhador


Você tem sonhos? Se tiver, então você é um sonhador.
Este ebook descreve a jornada de quem sonha. Um diário que relata doze dias de um sonhador. Baseado na vida de José do Egito. Uma verdadeira viagem pela história marcante deste personagem, entrando pela vida de qualquer leitor que tenha sonhos. Talvez você esteja vivendo um dos dias de José. Sua história também está escrita neste diário.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp