Quando Deus responde a oração?

-Tema: ORAÇÃO
-Introdução: Estamos acostumados a respostas rápidas e queremos retorno automático quando enviamos uma mensagem por e-mail, SMS, rede social ou bate papo. Contudo se não abrirmos a mensagem, não saberemos a resposta. 
Quanto à oração, não somos nós que dizemos quando a resposta virá, mas Deus, em sua soberania, sabe o momento certo de responder e quando estamos prontos para ouvir.
Como saber quando Deus vai responder?
Vamos refletir em doze momentos (como um relógio) que mostram quando Deus responde:

1- Antes mesmo de Falarmos: Salmos 139.4 “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda”
Antes de abrirmos a boca para pedir a resposta já veio porque Deus tem todas as suas promessas para nós. Mesmo assim é preciso dizer declarando a fé para que haja legalidade no reino espiritual (Marcos 11.22).
Deus nos responde antes de pedirmos!
                              
2- Enquanto estamos Orando: Isaías 65.24 “E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei”
Durante o momento de oração, Deus está ouvindo como alguém atento que já escuta acenando a cabeça favoravelmente e concordando. Enquanto estamos orando Deus já dá sinais aos seus anjos para agir em nosso favor e o Espírito Santo se move em nosso íntimo como resposta para nossas vidas (Romanos 8.26).
Deus nos responde enquanto estamos orando!


OUÇA:
3- Quando Pensamos: Efésios 3.20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”
Até o que não pedimos, mas pensamos ou desejamos com o coração (Salmos 37.4), Deus sabe e nos atende de maneira superior ao que imaginamos. O Senhor conhece cada uma de nossas necessidades (Filipenses 4.19) e sempre faz mais do que pedimos e supera nossas expectativas.
Deus nos responde até o que pensamos ou desejamos!

4- Segundo a Sua Vontade: I João 5.14 “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”
Uma das condições para que a oração seja respondida é que seja de acordo com a vontade de Deus. O Senhor jamais faria algo de errado ou que não seja conforme seus planos soberanos para nossas vidas (Jeremias 29.11). Por isso antes de orar precisamos conhecer a Palavra de Deus e saber se o que pedimos é aprovável diante do Senhor, pois sendo assim a vitória é garantida.
Deus nos responde quando pedimos segundo a sua vontade!

5- Quando acreditamos: Marcos 11.24 “Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco”
Outra condição para que a oração seja respondida é a fé. Mesmo que você fale corretamente, ore de acordo com a vontade de Deus e seja sincero de mente e coração, não seria suficiente se não acreditar verdadeiramente, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). O momento certo da resposta é quando acreditamos e às vezes precisamos passar um longo tempo de oração para alimentar a fé e aprender a crer.
Deus nos responde quando cremos!

6- Quando pedimos em nome de Jesus: Joao 14.14 “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”
Jesus pagou na cruz por nossa salvação e todas as bênçãos por nós. Seria como um crédito que você tenha em seu nome e mande alguém resgatar e para isso precisará citar seu nome ou uma senha. O nome de Jesus garante tudo que devemos pedir em oração. Quando Deus ouve nossos pedidos e falamos o nome de Jesus, especial atenção é dada a este detalhe tão importante.
Deus nos responde quando pedimos em nome de Jesus!

7- No tempo de Deus: Eclesiastes 3.1 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”
Deus nunca se atrasa. O Senhor sabe o momento certo de nos responder. Enquanto isso nos ouve atentamente e com muito amor. Na verdade não somos nós que esperamos Deus responde e sim o Senhor quem nos espera estarmos prontos para receber a resposta. Como um pai sabe o que é melhor para um filho, Deus também tem o melhor para nossas vidas (Mateus 7.9-11).
Deus nos responde no tempo certo!

8- Com Perseverança: Lucas 18.7 “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?”
Se vamos esperar o tempo de Deus, devemos ser perseverantes até o momento da resposta. A insistência é uma prova da certeza e de que estamos preparados de “todo o coração” (Jeremias 29.13). Nunca podemos desistir de nossos sonhos e devemos orar “sem cessar” (I Tessalonicenses 5.17).
Deus nos responde quando somos perseverantes!

9- O Coração quebrantado: Isaías 57.15 “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos”
Um ditado popular diz que ‘Deus não dá asas a cobra’ e significa que o Senhor sabe o que tem dentro de cada um de nós, bem como nossas verdadeiras intenções. Muitas pessoas se tornam soberbas assim que começam a prosperar e por isso não são abençoadas por Deus. Então o Senhor não avalia a beleza de nossas palavras em oração e sim como está o nosso coração. Quando o coração está quebrantado e humilde diante de Deus, até uma lágrima se torna em oração para Deus (Salmos 51.17).
Deus nos responde quando estamos com o coração quebrantado!

10- Com Sinceridade: Salmos 145.18 “Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade”
O ser humano é incoerente e contraditório. Um dia pensamos de uma maneira e outro dia de outra forma. Cada uma de nossas palavras é ouvida por Deus, mas o que realmente tem valor é o que pensamos e sentimos se está de acordo com o que falamos. Por isso precisamos alinhar nosso coração com lábios e mente para que sejamos sinceros diante de Deus. Além disso, devemos nos aproximar de Deus através do sangue de Jesus (Hebreus 10.20) confessando os nossos pecados para que estes não impeçam nossas orações (Salmos 66.17-20).
Deus nos responde quando somos sinceros!

11- Assim que precisamos: Salmos 18.6 “Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos”
Deus sabe de tudo o que precisamos (Mateus 6.32) e na hora certa que mais carecemos, Ele vem em nosso socorro. Muitas vezes o Senhor deixa para atender em momentos mais difíceis de maneira que o milagre seja ainda maior. Além disso, Deus não nos permite uma luta maior que podemos suportar (I Coríntios 10.13). Uma certeza que temos é que a resposta é garantida.
Deus nos responde na hora que mais precisamos!

12- SEMPRE: II Crônicas 7.15 “Estarão abertos os meus olhos
e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar”
Não também é resposta. Às vezes Deus está respondendo que não é o momento certo e achamos que não nos atende. Parece que só entendemos se for do jeito que queremos e do contrário ficamos insensíveis a perceber a resposta. Mesmo que Deus diga que devemos esperar ou que ainda não estamos preparados Deus sempre responde.
Deus responde orações o tempo todo!

Há uma resposta para sua oração!
-CONCLUSÃO: Salmos 55.19  “Deus ouvirá e lhes responderá, ele, que preside desde a eternidade, porque não há neles mudança nenhuma, e não temem a Deus”
O grande evangelista do século XVII João Wesley dizia que ‘Deus não faz outra coisa senão responder a orações’. A agenda de Deus está sempre cheia de compromissos e todos eles são respostas para orações. Por isso Deus nem dorme para cuidar de nós (Salmos 121.4). Esta é uma certeza que devemos ter em nossas vidas e todas as vezes que oramos já podemos agradecer pela resposta que certamente virá.
Deus responde a sua oração!

Veja este estudo bíblico em SLIDE:

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

5 comentários:

  1. Muito,importante o conteúdo da mensagem, Deus continue te abençoando com grande inspirações. Paz

    ResponderExcluir
  2. Muito boa e o conteúdo bem substancial e motivadora. Deus o abençoe com novas inspirações. Paz.

    ResponderExcluir
  3. O conteudo esta muito coerente com a Palavra de Deus e tb demonstra experiencia pessoal com o Senhor. Amei pois vi muita verdade. Deus te abencoe hj e sempre!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa mensagem. Fui edificado. Usarei para ajudar outros

    ResponderExcluir
  5. Deus continue lhe enchendo de sabedoria.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.