Inimigos da Família

-Tema: FAMÍLIA
“Assim, os inimigos do homem
serão os da sua própria casa”
Mateus 10.36
-Introdução: Vivemos em um tempo de crise nas famílias, “porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa” (Miquéias 7.6). Esta foi uma declaração confirmada pelo próprio Senhor Jesus constatando a situação das famílias nos últimos dias (II Timóteo 3.1-6).
Por isso, precisamos refletir o que tem feito as pessoas se voltarem umas contra as outras pensando que são inimigos ao invés de se unirem. O nosso verdadeiro inimigo é espiritual e não devemos lutar contra nossos familiares “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne(Efésios 6.12).
Quais são os inimigos da Família?
Vamos refletir a respeito de valores distorcidos que são os verdadeiros inimigos da família:

1- MATERIALISMO: Mateus 6.21 “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração
A prosperidade tem enganado muitas famílias. Há tempos atrás as pessoas se casavam com recursos mínimos para juntos construírem suas vidas adquirindo tudo com muito esforço e união. Atualmente as pessoas querem ter tudo primeiro para depois se casar. Além disso, ter uma casa bonita ou muitos bens não é sinônimo de ter uma família unida. Às vezes a casa é tão grande que um membro da família quase não vê o outro.
Os pais não devem pensar que dar tudo o que um filho pedir significa uma boa criação (Mateus 7.9). O papel dos pais vai muito além de gerar e sustentar os filhos. A companhia e o ensinamento de valores pautados pelo amor são o que os filhos mais precisam de seus pais. Muitos pais gastam seu tempo longe dos filhos trabalhando para lhes dar o melhor e depois perdem seus filhos para o mundo.
Quando os valores materiais estão em primeiro lugar na família então as pessoas se tornam inimigas uma das outras. Muitos irmãos se tornam inimigos por causa de uma divisão de herança ou sociedade.
Não seja inimigo de sua família por causa de bens materiais!
                              
2- ATIVISMO: Mateus 24.43 “Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa”
O tempo corrido tem consumido a vida de muitas famílias. As pessoas não têm tempo nem para conversar ou quando ainda o fazem estão divididas, fazendo outras coisas ao mesmo tempo, dirigindo, trabalhando e ocupadas com seus afazeres. A distância entre os lugares tem sido superada pela comunicação através de celulares e internet, mas não supre a necessidade de contato um com o outro.
O tempo é invisível, mas é real. Se não nos cuidarmos “remindo o tempo, porque os dias são maus (Efésios 5.16) olharemos para trás e veremos as oportunidades perdidas. Precisamos de um posicionamento de dar tempo para cada coisa e não nos deixar ser consumido pelo tempo que envelhece muitos relacionamentos.
Devemos colocar em primeiro lugar os nossos relacionamentos e se for necessário PARAR TUDO para dar atenção a quem amamos. Então “aproveitai as oportunidades (Colossenses 4.5) que a vida nos proporciona de estar junto com nossos familiares.
Às vezes os membros da família se tornam inimigos porque não tiveram tempo de se tornarem amigos. O ativismo faz com que gastemos o tempo fazendo coisas e não vivendo com pessoas que amamos. Jesus ensinou que o pai de família deve cuidar de proteger sua casa para que não seja roubada. Não podemos deixar que nosso tempo sena roubado ou perdido para só depois tentar recuperar.
Não deixe que o tempo te faça inimigo de sua família!

3- EGOÍSMO: Marcos 3.25 “se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir”
O ser humano é egoísta por natureza. Mas no último século o capitalismo tem gerado uma geração que vive em competição para mostrar quem é o melhor. Contudo precisamos cuidar para que isto não aconteça dentro de nossas casas e que “não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros (Filipenses 2.4). Quando vivemos em família precisamos saber que não estamos sozinhos e tudo o que fazemos deve ser visando o bem de todos.
Uma família unida consegue vencer qualquer dificuldade. Contudo, se cada um buscar seus próprios interesses a família se divide. Os desencontros acontecem porque as pessoas não percebem que estão buscando propósitos tão diferentes e que impossibilitam a união da família. A separação acontece de fato quando as famílias já estão emocionalmente divididas há algum tempo.
Para que a família viva bem, cada um deve saber o seu papel (leia o estudo A posição da família diante de Deus) e todos os membros da casa precisam “pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa” (Neemias 4.14). Quando um defende o outro e sabe que não está sozinho, tudo se torna mais fácil. Mas quando as pessoas são egoístas então se tornam inimigas de seus próprios familiares.
Não deixe que o egoísmo te faça inimigo de sua família!

Jesus traz reconciliação à família!
-CONCLUSÃO:
Sabemos que a vontade de Deus é que a família viva em paz (Jeremias 29.11). Mas infelizmente isso não tem acontecido em muitas casas porque não conhecem os planos de Deus. Preste bem atenção se estes valores distorcidos do mundo como estão entrando em sua casa.
Chame a Jesus para fazer parte de sua família para fortalecer os laços entre todos, pois “ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais” (Malaquias 4.6). Com Jesus o nosso melhor amigo, toda inimizade, que é obra da carne sai de nossas casas trazendo os frutos do Espírito Santo (Gálatas 5.19,20).
Nunca permita que o MATERIALISMO te faça priorizar as coisas mais do que as pessoas. Não perca tempo com qualquer coisa que te leve ao ATIVISMO e você não tenha tempo para viver com sua família, tornando-se um desconhecido. Nem deixe que o EGOÍSMO te iluda pensando que pode ser melhor ou conseguir tudo sozinho.
Seja amigo e não inimigo de seus familiares!


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

6 comentários:

  1. ,Eu estou aprendendo muito com suas pregações, esta sendo de muitissimo aproveito, que Deus te abençoe, cada vez mais, pois tem ajudado muitos irmãos.

    ResponderExcluir
  2. Pregação abençoada! Será que posso tirar uma dúvida? No final da pregação, a última referência fala das obras da carne e dos frutos do Espírito Santo, a referência parou no versículo 20 e com isso não incluiu os frutos do Espírito Santo. Será que foi erro de digitação ou era pra ser assim mesmo?
    Fique na Santa e Gloriosa Paz do Senhor. Luis Edmundo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom...bem explicado..tudo pautado nas escrituras...incrivel...amei...que o senhor Jesus esteja em nossas vidas sempre e que o espírito Santo venha dar todo discernimento..

    ResponderExcluir
  4. INFELIZMENTE TEM PARENTE QUE JÁ ESTÁ POSSUIDO POR MAUS PENSAMENTOS E MUITA MAUDADE O MELHOR É FICAR LONGE E REZAR PRA VER SI MELHORA,FICA IMPOSSIVEL APROXIMAR SE DE PESSOAS AGRESSIVAS.

    ResponderExcluir
  5. Eu agradeço ao Deus por ter colocado em ti uma grande sabedoria em matéria bíblica.
    Estou aprendendo muito com Pastor. Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.