Mãe exemplar

-Tema: MÃE


“Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti” Isaías 49.15

-Introdução: O Deus Criador concedeu à mulher o dom de gerar a vida para que pudesse sentir o seu amor por alguém que sentiu surgir em seu interior. Não existe comparação melhor para o amor de Deus do que o amor de mãe.
EL SHADAY é um dos nomes de Deus que significa Todo Poderoso, mas seu significado original remete ao cuidado de uma mãe com seu filho onde todo o sustento e cuidado da criança está em sua mãe assim como tudo o que precisamos vem de Deus.

Qual o melhor exemplo de mãe?

Vamos refletir sobre duas coisas que Deus se assemelhou à mãe e duas coisas que as mães precisam se inspirar em Deus:

1- Deus se comparou às mães 

“pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre?”

Duas coisas que Deus se assemelhou às mães são:
-CUIDADO: uma mãe não se esquece de seus filhos, mas se esquece de seus erros. A mãe deixa de comer, de dormir e de cuidar de si própria para cuidar de seu filho. Por mais que o tempo passe, a mãe nunca esquece da primeira vez que tomou o filho nos braços e mesmo já sendo grande a mãe ainda pensa que o filho depende dela.
-GRAÇA: a mãe olha para o rostinho do bebê pela primeira vez e acha engraçado, sorri e sente prazer, alegria em contemplar seu filho. Com o tempo, por mais que o filho mude e aborreça sua mãe, esta graça continua através da disposição em perdoar.
Deus cuida de nós com amor maternal e sua graça nos sustenta!

2- As mães devem se assemelhar a Deus 

“ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti”

Duas coisas que as mães precisam se inspirar em Deus:
-AMOR: Deus é puro amor (I João 4.8). A essência de Deus consiste em amar. Por isso as mães se dedicam  inteiramente aos filhos motivadas por este sentimento de amor incondicional.
-JUSTIÇA: Deus ama, mas sabe corrigir o erro (Êxodo 34.7) e ensina o que é certo. Ama o pecador e rejeita o pecado. Assim a mãe precisa manter seu carinho pelo filho e ser firme quando ao que é correto.
As mães precisam equilibrar Amor e Justiça!

Deus é o melhor exemplo para as mães!

CONCLUSÃO
A maternidade tem sido desvalorizada em virtude de prazeres, vaidade e pela própria dificuldade de cuidar e manter os filhos num mundo cada vez mais dominado pelo comércio. Por isso o melhor exemplo a ser seguidos pelas mães é o próprio Deus, criador da vida que colocou nelas este dom de gerar e amar.
Deus te ajuda a ser mãe!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp