O que é ser Mãe?

-Tema: MÃE


“Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe Salmos 139.13

-Introdução: Ser mãe é receber o dom Divino de gerar a vida. Mas muito mais que isso, ser mãe é ter o dom supremo do amor incondicional (I Coríntios 13), pois muitas mulheres, mesmo sem ter gerado filhos fisicamente, são capazes de amar, mesmo quem não viu nascer. Se você é mãe, saiba que foi Deus quem permitiu a vida nascer dentro de você e esta presença continua em você te capacitando para amar.

Ser mãe é...

Vamos usar as três letras da palavra MÃE para formar uma sigla com o significado:

1- Mulher 

Gênesis 3.20 “deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos

A mulher foi criada por Deus em último lugar, quando tudo já estava pronto. Deus deixou o melhor para depois. Parece que a mulher veio para apreciar as belezas da natureza, mas também para completar o que faltava com sua formosura. Além disso, a mulher recebeu a capacidade de doar a vida e foi abençoada por Deus (Gênesis 1.28). Mesmo depois que a mulher passou a sentir dores de parto por causa do pecado (Gênesis 3.16) ainda assim, a mulher não temeu o privilégio de ter filhos. A maternidade tem sido desvalorizada por causa de vaidades e questões financeiras ou profissionais, mas não existe beleza, riqueza e carreira maior do que a de uma mãe.
Ser Mãe é um dom de Deus para a mulher!

2- Alegria 

Gênesis 21.6 “disse Sara: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo

Sara não conteve sua alegria quando conseguiu ser mãe e sorria de contentamento por seu filho prometido por Deus. A primeira vez que Sara ouvir Deus dizer que seria mãe, ela riu sem entender (Gênesis 18.12-15), mas depois declarou que tinha muito motivo de alegrar na presença do Senhor. O primeiro momento de uma mãe é de dor quando dá a luz a seu filho e mesmo assim ela se alegra. Durante toda a vida de uma mãe, muitos são os momentos de dor por seus filhos, mas não se compara com a alegria de ver o rosto de quem tanto ama.
Ser mãe é uma alegria!

3- Exemplo 

Rute 1.8 “disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo

Noemi foi uma mãe que sofreu a perda de seus filhos. Por isso despediu suas noras para a casa de suas mães, contudo Rute não aceitou deixa-la por consideração (Rute 1.16). A vida de Noemi era um exemplo para Rute e por isso era mais que uma mãe para ela. Na verdade Noemi perdeu seus filhos, mas ganhou uma grande filha. Rute, que ainda não era mãe, depois teve o privilégio de fazer parte da geração de Davi e do Senhor Jesus (Mateus 1.5). Estas mulheres nos mostram que ser mãe é um exemplo de vida tanto para filhos gerados no ventre como no coração.
Mãe é ser exemplo!

MÃE: Mulher, Alegria e Exemplo!

CONCLUSÃO

Para dizer o que é ser mãe gastaríamos muitos predicados e talvez não conseguíssemos explicar. Nem mesmo as próprias mães conseguem expressar o sentido e emoção da maternidade. Mas Deus colocou nesta linda palavra a riqueza do seu amor, comparado ao amor de mãe.
Mãe é uma bênção de Deus!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp