O aviso do Atalaia

Tema: MISSÃO

estudo bíblico sobre missão

Ezequiel 3.17-21 e 33.2-9

Introdução: Atalaia é um vigilante e sua função é vigiar e avisar do perigo. A sua responsabilidade é muito grande e não pode dormir. Deve ficar de sentinela e a qualquer sinal de perigo se põe em alerta tomando as devidas providências.  Neste contexto Ezequiel estava cativo na Babilônia e naquele tempo as cidades tinham muralhas com torres onde fitavam os seus vigias, chamados de atalaias.
Os atalaias geralmente moravam em casas anexas aos muros da cidade, trabalhavam em turnos e vigiavam dia e noite. Quando via qualquer sinal de perigo ou movimento estranho, ficava atento e assim que percebia ser um inimigo, o atalaia tocava a trombeta e anunciava o perigo para que se fechassem as portas da cidade e o povo se armasse se colocando em posição de ataque. 
Deus chamou Ezequiel de atalaia porque era um profeta. Como cristãos também somos atalaias porque estamos sobre urna torre forte que é o Senhor (Provérbios 18.10) e temos que vigiar o tempo todo (Mateus 24.42) para anunciar ao mundo que o inimigo se aproxima e declarar guerra contra o pecado. 

Você se mantém vigilante?

Vejamos então alguns pontos sobre o atalaia:

1- Os OUVIDOS do Atalaia

O atalaia ouve a voz de Deus. Sua obrigação é anunciar o perigo porque está num lugar alto e de privilégio, mas não tem que falar de algo que não viu nem ouviu. 

Devemos falar o que o Senhor nos mostrou ou falou: 
Ezequiel 3.16b “Veio a mim a Palavra do Senhor dizendo”
Ezequiel 3.22b “e Ele me disse”
Ezequiel 3.27 “Quando eu falar contigo”
Ezequiel 33.7 “Ouvirás a Palavra da minha boca” 

Deus fala com o seu atalaia para que ele tenha o que dizer, orientando o povo quanto ao perigo. 

Ezequiel 3.22b “Levanta-te sai ao vale e eis que ali eu falarei contigo”
Ezequiel 3.23a “Então me levantei e sai ao vale e eis que a glória do Senhor estava ali”
Ezequiel 3.24a “Então entrou em mim o Espírito e me pés em pé; e falou comigo” 

Quando Ezequiel foi ao local em que Deus marcou com ele, Deus já estava à sua espera. Porque Deus anseia em se encontrar conosco. Devemos estar onde o Senhor quer que estejamos para falar conosco: a presença Dele. Quando confessamos a Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor, temos o Espírito Santo (I Coríntios 12.3) e se temos o Espirito ouvimos a voz de Deus porque Ele fala em nós.
Atalaia: ouça a voz de Deus!

2- Os PÉS do Atalaia

O Atalaia deve estar de pé e posicionado vigilantemente  fazendo a ronda. Deus nos protege com sua mão porque somos seus atalaias e Ele nos manda nos levantarmos e nos dispormos para vigiar e ouvir sua voz. 

Ezequiel 33.7 “A ti ó filho do homem, te constitui por atalaia sobre a casa de Israel”
Ezequiel 33.22a “a mão do Senhor estava sobre mim, e Ele me disse: levanta-te” 
Ezequiel 33.4a “Então entrou em mim o Espirito, e me pôs em pé, e falou comigo” 

O Espirito Santo é que entra em nós e nos levanta e fala conosco. O Senhor pode estar te enchendo do seu Espírito e te levantando para que você seja alguém que ouve a voz de Deus.
Atalaia: permanece de pé na presença de Deus!

3- A BOCA do Atalaia

Dar o aviso é uma questão de vida ou morte tanto para quem ouve como para quem fala (Ezequiel 33.4-6). A mensagem, pregação é chamada de aviso (7 vezes) isso porque Deus sempre envia a palavra antes. Um aviso é uma noticia de algo que ainda vai acontecer. Deus sempre nos prepara para as lutas. O atalaia tem que dar o aviso o mais rápido possível e não pode dar tempo ao inimigo de se aproximar. Quanto antes avisar mais dá para preparar e se defender. 
Quando o atalaia não toca a trombeta avisando, ele é morto ou pelos inimigos que ajudou ou pelos amigos que traiu. Mas se avisar, pelo menos foi justo, cumpriu a sua tarefa e não tem culpa se alguém não se preparou. 

Ezequiel 3.17c “avisá-las-á da minha parte”
Ezequiel 3.27b “assim diz o Senhor” 

Nós falamos o que Deus disse e Ele fala através de nós. E não temos que arranjar o que falar, nossa única obrigação é repetir tudo o que vimos e ouvimos de Deus. Toda vez que entregava uma mensagem, Ezequiel dizia “veio a mim a palavra do Senhor dizendo” (Ezequiel 3.16) e começa a dizer o que Deus falou. O nosso dever é esse, dizer que foi Deus quem nos falou e já começar a falar as palavras de Deus. A boca do Atalaia faz o eco da voz de Deus na terra.
Atalaia: fale as palavras de Deus!

4- Os OLHOS do Atalaia

O atalaia tem uma visão privilegiada e sempre está atento. Mas se as pessoas não acreditaram no que o atalaia diz ter visto, a culpa não será do atalaia e sim de quem não aceitou o aviso. Da mesma forma o cristão é  atalaia porque se assenta nos lugares celestiais (Efésios 2.6) e tem uma visão espiritual que o mundo não tem. 

Ezequiel 3.19 “se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu salvaste a tua alma”
Ezequiel 3.21 “se tu avisares o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente, viverá, porque foi avisado; e tu salvaste a tua alma”

Se falarmos e a pessoa se converter do seu pecado, a sua alma é salva e nós não somos castigados. Não precisamos nos preocupar, com os resultados porque o Espírito Santo é que convencerá a pessoa do pecado (João 16.8) temos que fazer a nossa parte e Deus fará o resto. Muitas pessoas estão nas trevas e não conseguem ver espiritualmente (I Coríntios 2.14).
Atalaia: veja com olhos espirituais!

5- O SANGUE do Atalaia

Deus nos cobra o sangue da pessoa que precisa ouvir. Muitas vezes o Senhor nos dá uma palavra que é uma mensagem evangelística e nós temos a responsabilidade de entregar este recado de Deus porque se não o ímpio morre no pecado e n6s somos os culpados por não avisá-lo. Deus nos cobrará cada palavra que nos deu se não entregamos, e seremos castigados por isso. 

Ezequiel 3.18 “quando eu disser ao ímpio”
Ezequiel 3.18  “o seu sangue, da tua mão o requererei”
Ezequiel 33.8 “se não o avisares”

Também para os justos, Deus nos dá uma palavra de edificação e exortação quando vemos que o pecado está se aproximando dele. E a justiça da pessoa não a salvará se ela cair em pecado (Romanos 6.23). 

Ezequiel 3.20 “não serão lembradas as suas ações de justiça que tiver praticado”
Ezequiel 3.20c “no seu pecado morrer”
Ezequiel 3.18c “aquele ímpio morrerá” 

Nós temos a responsabilidade sobre a palavra que não entregamos e o sangue da vítima nos será cobrado. Se avisarmos o ímpio e ele não se converter do seu mau caminho, ele morrerá. Mas não temos mais responsabilidade sobre a palavra nem sobre a pessoa depois que avisamos e este tem que se responsabilizar pelo pecado, pois já sabe da verdade. 
Atalaia: o sangue de inocentes será cobrado!

O Atalaia ouve a voz de Deus, vê o que Deus mostra e fala as palavras de Deus!

CONCLUSÃO

Deus nos chama, nos fala e nos levanta para sermos seus Atalaias. Nossa tarefa é abrir os olhos para ver e os lábios para anunciar a mensagem do Senhor. Transferimos responsabilidade sobre a Palavra ao entregá-la.
O Senhor tem falado conosco e nos chamado para vigiar, sermos Atalaias e tocarmos a trombeta avisando quando o pecado vem, quando o diabo se aproxima, para que o povo possa se armar com a armadura do Senhor e fechar as portas para o adversário.
Atalaia: Toque a trombeta e anuncie guerra contra o pecado!


Você está preparado para evangelizar?
Você sabe qual o seu chamado missionário?
Você tem discipulado vidas?
Já se fez estas pergunta? Está preparado?
O Objetivo deste livro é induzir a ação evangelizadora e não somente apresentar novas teorias. Vamos tratar sobre a Missão de forma geral e concluir com o Discipulado que é a forma mais completa de evangelizar.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp