Restauração da Família

-Tema: FAMÍLIA   

Salmos 127.1
-Introdução: A Edificação de um lar não é algo que acontece apenas na cerimônia de casamento, quando mudamos para uma casa nova ou em datas especiais para a família. Muitas vezes levamos tempo construindo nossas famílias e por um momento parece que tudo desmorona diante dos nossos olhos. A Edificação da Família é algo que precisamos fazer a vida toda.
Sempre devemos reedificar lembrando que “Se o Senhor não edificar a Casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmos 127.1). Por isso, devemos entender que muitas coisas construídas por nós são vulneráveis e instáveis, mas o que for edificado por Deus jamais se abalará, pois “os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abala, firme para Sempre” (Salmos 125.1).

Como restaurar a família?

Vamos refletir em algumas atitudes para restaurar a família:  

1- SABEDORIA

Provérbios 24.3 “Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma”.
A Bíblia ensina que o “homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7.24) e “a mulher sábia edifica sua casa” (Provérbios 14.1). Estes pensamentos nos ensinam que precisamos edificar nossas famílias através da sabedoria.
Ser sábio significa ter o temor de Deus que é “o princípio da sabedoria” (Salmos 111.10). Quando os membros da família temem a Deus, procuram buscar a vontade do Senhor para tudo. Além disso, uma pessoa que tem a sabedoria de Deus é espiritual e tem os frutos do Espírito Santo em sua vida (Gálatas 5.22,23).
Muitos lares se destroem porque cada um pensa que ‘sabe’ mais que o outro, mas “esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca ...  A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento (Tiago 3.15 e 17). Peça a Deus que lhe dê sabedoria para restaurar a sua família (Tiago 1.15).
Com sabedoria a família é restaurada!

2- TRABALHO: 

Provérbios 24.27 “Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa”
Construir uma casa é algo que dá muito trabalho. Uma reforma chega a ser ainda mais trabalhosa por causa de mudanças e a necessidade de tudo estar em ordem novamente. Durante o tempo da restauração parece que a bagunça nunca vai acabar, mas depois fica tudo novinho e organizado.
Cada um tem um papel na família e todos precisam fazer sua parte para manter a casa. Se apenas um lutar sozinho não consegue vencer. Então quando falamos de trabalho também significa UNIÃO da família. Quando Neemias foi reedificar os muros de Jerusalém tomou como base para o trabalho as famílias que deveriam restaurar o muro correspondente onde estava a sua casa (Neemias 3).
Trabalho também significa ATITUDES reais para restaurar a família. Não podemos ficar só na conversa de que tudo vai mudar. É preciso fazer algo de real e prático para mudar a situação da família.
Quando Jacó ficou cansado de lutar e esperando em promessas de seu sogro, então perguntou “quando hei de eu trabalhar também por minha casa? (Gênesis 30.30). Também devemos nos perguntar se estamos trabalhando em unidade pela restauração da família ou apenas esperamos pelo outro e ficamos apenas prometendo sem cumprir.
Trabalhe pela restauração de seu lar!

3-

Atos 16.31 “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa
A fé é a base sólida que sustenta uma família abençoada por Deus. Quando falta tudo e não se vê alternativas naturais, através da fé podemos visualizar o impossível e crer que tudo é possível (Marcos 9.23).
Quando uma casa precisa ser construída ou reformada, primeiro imaginamos como será quando ficar pronta e então começamos a edificar. Do mesmo modo é a edificação da família. Tudo começa com a fé. Através da fé podemos ver o que sonhamos e buscar a realização em Deus.
A fé fortalece a família. Atitudes como a pregação da Palavra no lar (Romanos 10.17), a oração doméstica (Mateus 6.6) e ouvir louvores na casa são formas de fortalecer a fé na família. Deus se agrada da família que busca fé, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6).
Foi Deus quem criou a família e somente Ele tem o poder de restaurar. Então a primeira atitude para restaurar uma casa é deixar Jesus entrar, pois Ele está batendo na porta (Apocalipse 3.20).
A família precisa ser restaurada por Deus!

Deus quer Restaurar sua Família!

-CONCLUSÃO:
Não deixe sua casa desmoronar! Cuide de seu maior patrimônio que é a sua família. Tenha cuidado para não deixar as coisas irem envelhecendo e acabando com o tempo. Depois fica muito mais difícil de recomeçar. Então faça a manutenção de seu lar a cada dia com sabedoria, trabalho e fé.
Mesmo que sua casa já tenha desabado ou está em ruínas, Deus pode te ajudar a restaurar sua família. Você precisará pedir a Deus sabedoria para fazer as coisas certas na hora certa. Também deverá lutar muito sabendo que a restauração de uma família é uma tarefa trabalhosa e demorada. Mas acima de tudo precisará de muita fé.

Sua casa pode ser restaurada!


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

23 comentários:

  1. muito boa a ministração verdade precisamos ser mais flexivel um com outro, precisamos ter sabedoria, trabalho e fe. muitos lares estão desestruturados por falta de DEUS nos relacionamentos.

    ResponderExcluir
  2. Essa pregaçao e muito inportante p/ nos q somos cristaos, pq digo isso pq ja separei varias vezes e voltei cheguei a ficar um ano separado d minha esposa e a unica instituiçao q ajuda as familias sao as igrejas q servem Cristo d verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tbm estou passando pela msm situação, estou separado da minha esposa e embora ela diga q acabou e q nao quer mais eu oro para Deus restaurar minha familia, pois sei q Ele eh o único q pode fazer isso. Eu creio.

      Excluir
  3. Amém, muito bom. Deus restaurou minha familia tambem.

    ResponderExcluir
  4. Amem otimo
    O verdadeiro relacionamento comeca e com a familia!!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito que minha familia fosse restaurada,faz cinco anos que minha esposa saiu de casa,oro todas as noite pra deus restaura, e ainda estou na peleja,nao sei como fazer mais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz meu irmão, DEUS e FIEL para restaura seu casamento mais temos que intende o tempo de DEUS e a querê ,a perda e consequência mais o dor e opcional

      Excluir
  6. Amém por essa pregação. Deus falou ao meu coração nesta tarde. Muito bom. Que Deus continue abençoando sua vida.

    ResponderExcluir
  7. Amém vou seguir tudo que eu li. Deus. Vai reconstruir minha família em nomw de Jesus eu creio...

    ResponderExcluir
  8. Eu tbm estou passando por uma situação de separação.. Mas hoje eu digo uma coisa.. Orar só na hora que está separado não vale... Eu me separei outras vezes mas voltavamos... E toda a vez que voltavamos eu estava na igreja.. Mas logo eu me deixava levar por outras coisas e acabava não indo de novo na igreja.. Fui a vez quando voltamos.. Muitas vezes pedimos a Deus mas não com olhamos o nossos erros e e sim os das possoas.. " meu Deus traz a minha esposa de volta faz ELA mudar" na realidade não é ela.. Eu vejo hoje não é ela são minhas atitudes que a fizeram ir embora.. Um pedido ignorante.. Eu sei e VC não... Hoje eu vejo que se minhas atitudes focem outras ela estaria aqui agora.. Mas eu deixei de ser forte e não buscar mais a palavra do senhor.. Deixei a minha ignorância falar mais alto... Eu sou o homem eu sei oque eu faço.. Deixei o machismo me controlar... Se Deus tivesse deichado Deus entrar minha vida seria diferente.. Eu achava que tinha fé.. Mas não adianta só isso tenque deixar ele entrar na sua vida.. Hoje nesse momento eu choro... Eu reconheço meus erros não os dela.. Pq a partir do momento que VC sabe respeitar as pessoas elas tbm vão te respeitar...minha esposa queria uma vida diferente sem brigas humilhações entre outros.. Eu estava fazendo de tudo para fazer ela mudar de ideia.. Voltar.. Meu cu hado me disse reza pede a Deus um direcionamento.. Mas algo não deixava eu rezava mas não procurava a palavra de Deus da sabedoria da familia hoje eu falei com ela após ajuelhar e pedir a Deus que ilumine minha cabeça.. Nós conversamos tranquilo sem brigar ou estressar ... Eu vou lutar por ela.. Temos uma família linda.. Deus está no comando das minhas palavras e das mi hás atitudes ... Um conselho procure dentro de VC o seu erro mas com Deus no coração.. Pois quando VC achar o seu erro VC vai saber qual caminho é o certo para reconquistar a sua família.. Tristeza angústia desânimo isso fica difícil ainda de dizer como fazer .. Pois entrou escrevendo mas com o coração quase saindo pela boca...

    ResponderExcluir
  9. A paz!! O conteúdo aqui é ótimo.. Nada oque por ou tirar.. Eu também estou passando por uma situação crítica no meu casamento de separação.. E é recente.. Oque vou deixar aqui é que a gente só procura a Deus quando estamos precisando... E achamos que estamos procurando a Deus.. Eu sempre tive fé.. Daqueles que deita a cabeça no travesseiro e agradece pela comida pelo dia de vida pelo trabalho.. Eu sempre estive certo.. Mas eu fiz de tudo pela pessoa.. Pq a separação?? E sempre queremos achar o defeito naquela pessoa .. Vou deixar aqui uma coisa que eu fiz que me ajudou muito... Quando eu me separei meu cunhado falou para mim rezar e deixar na mão de Deus.. E eu coloquei a cabeça no travesseiro e fiz a mesma reza.. Sabe mas alguma coisa me distanciava disso.. Mas tomei iniciativa e fiz oque meu cunhado realmente queria que eu fizesse, dobrei meus joelhos e pedi a Deus que ele me iluminasse que eu encontrasse o melhor caminho.. Na hora a lagrima escorreu.. E dali eu abri a bíblia e comecei a ler vários pontos.. Muitas coisas eu não entendia mas algumas sim.. Comecei a procurar em sites bíblicos que falam sobre a bíblia e explicam.. Hoje eu vejo que eu sou o errado.. Deus mostra os nossos erros.. Deus da a palavra de como agir como ver os nossos defeitos.. Muitas vezes são nossas atitudes de pedir e falar com o nosso cônjuge que se acabam os casamentos.. As vezes Deus quer te ajudar ele está te mostrando o melhor caminho mas VC não vê.. VC esta orando pedindo piedosamente para ele te ajudar a trazer aquela pessoa de volta mas dentro de vc, VC está com o pensamento eu fiz de tudo ... Nunca fazemos de tudo ... As vezes estamos estressados com algo sim e acabamos em descontar na pessoa que está ao seu lado.. Eu já fiz isso.. Minha atitude hoje seria diferente .. Exicar para a minha esposa meu problema e pedir a ajuda dela.. Pois eu sempre quiz resolver tudo sozinho por achar que sei mais que qualquer um.. Quem sabe é Deus.. Eu sou aluno dele.. Eu não conseguia falar com minha esposa sem ela se irritar comigo nos últimos dias e hoje eu falei com ela e ela não se irritou.. Foi uma ótima conversa.. Eu tirei a confiança que ela tinha por mim.. Sabe pq?? Pq eu fui fraco e desisti de ir a uma igreja ou a um culto.. E escutar a palavra de Deus ... Em muita coisa eu fazia certo mas errava em outros .. Sabe pq? Pq eu fugi da escola.. Do meu professor Deus..me separei outras vezes mas Deus me ajudava.. Toda vez que nós nos separavamos eu ia na igreja achava meu erro me acalmava e ele me ajudava no meu casamento... Mas depois eu relaxava.. Sabe Deus entrou novamente no.meu coração e eu sei que ele vai me ajudar co.inha família novamente, pq a família ee sagrada.. Ele não separa.. Mas dessa vez eu não vou relaxar.. Oque eu quero dizer é que vcs devem achar os seus erros e não os deles e deixar Deus falar por vcs.. Deus só vai falar por vcs a partir que VC reconhecer os seus erros.. Saudade angústia desespero da saudade eu ainda sinto.. Mas minha cabeça mudou a partir que eu vi que eu estava errado nas atitudes que eu achava certo.. Ajoelhem e peçam a Deus iluminar o seu caminho.. Só assim VC vai ver realmente oque está errado..

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito! Simples e objetivo,me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  11. amem estou passando por isso ja a alguns anos, nao cheguei ao ponto de uma separação de lares mas ja me sinto separado de coraçao, o inimigo tem se levantado fortemente sobre minha vida ja me jogou na lama por varias vezez por ultimo o senhor me ergueu a quatro meses voltei p precenca do senhor da onde nuca mais quero sair independente de qualquer acontecimento, estou na precenca buscado orando mas hoje faz 08 dias q ela t na casa da mae e desta vez eu acho q acabou mesmo mas Deus sabe todas as coisas. Carlos artur es

    ResponderExcluir
  12. Muito bem elaborado esse estudo. Parabéns

    ResponderExcluir
  13. O conteúdo está muito bom, posso dizer que o autor desse conteúdo é alguém muito abençoado e usado por Deus.
    Eu me separei da minha esposa, fiquei 10 meses separado, mas depois voltamos, e tudo isso pela graça de Deus, hoje tenho um testemunho muito bom sobre esse tema, e Deus falou comigo para que eu gravasse um audio sobre meu testemunho, para compartilhar com pessoas que estão passando por algo parecido com o que passei.
    Ai, estudando a palavra, cheguei em um ponto que não sabia concluir, e dizer mais coisas para as pessoas a respeito da restauração, senti que tinha pouco a acrescentar, e então Deus me guiou até esta página, e pude encontrar esse conteúdo abençoado, que falou muito e me deu a conclusão que eu queria para meu testemunho.
    Deus abençoe a vida do autor e de todos que passarem por aqui.

    ResponderExcluir
  14. Ola, muito boa essa ministração, tirei como base para ministrar em grupo familiar, mais gostaria de fazer uma pequena correção, a passagem que se refere ao princípio da sabedoria se encontra em (PROVÉRBIOS 9:10), e não em salmos 11:10, amem irmão sente isso, mais o conteúdo é ótimo.

    ResponderExcluir
  15. Quero que Deus restaure a minha também eu creio

    ResponderExcluir
  16. Família é projeto de "DEUS" Perfeito o conteúdo. Só vou dar uma pincelada sobre o meu caso, estou neste momento separado de minha esposa pois tenho um filho de 21 anos rebelde que pode orienta-lo do jeito que quiser não aceita conselho e faz o que quer. Numa conversa franca na presença de mãe e filho algumas coisas que foram ditas a mãe se alterou e mudou o conceito da conversa o filho acompanhou também e acabou virando contra a minha pessoa que não tinha nenhum sentido e acabaram indo para casa do pai dela. o rapaz é muito mimado, arruma desculpa para trabalhar não quer fazer faculdade só quer curtir baladas e não quer ter responsabilidades, mas ela de vez enquanto tem me ligado e as vezes tem tocado no assunto e me diz que fui muito rude no que falei para o meu filho, mas disse a ela que ele tem que criar um rumo na sua vida e que não é mais criança. E com a graça de DEUS ela tira as escamas dos seus olhos e veja para onde ela e o meu filho vai parar. MINHA FAMÍLIA JÁ ESTÁ RESTAURADA NO TEMPO DE ***D_E_U_S***

    ResponderExcluir
  17. Estou passando por essa situaçao queria pedi q orassem por me e por minha familia

    ResponderExcluir
  18. Aparentemente todo casamento começa perfeito, mas depois do convívio vêm algumas fissuras ou dificuldades por mais banais que seja nao devemos deixar satanás colocar o dedo, antes recorremos ao oleiro para restaurar nossos problemas, Jesus.

    ResponderExcluir
  19. É.. Também estou passando por esse problema de separação, não somos casados no cartório, mas morávamos juntos por mais de três ano e meio.. Enquanto estávamos casados, poucas vezes fomos a igreja. Eu era irresponsável e muitas vezes ignorante com ela. Errei muito contra minha família e contra Deus.. Temos uma filha, que é o melhor presente que Deus poderia ter nos dado.. Já estamos há 10 meses separados.. Sinto até que por algumas vezes essa pode ter pensado em voltar, mas pelo fato de ela ainda ser imatura, a mãe dela domina toda a situação, não deixando com que ela volte, ameaçando e induzindo ela a me odiar cada vez mais.. A mãe dela é minha maior barreira.. Mas eu teu Fé que Deus poderá mudar o coração das duas.. E assim, restaurar minha família.. Aprendi muito com meus erros, e peço somente que Deus toque o coração dela, para que ela reconheça os dela tbm..

    ResponderExcluir
  20. Boa noite a Paz do Senhor Jesus Cristo meu amado irmão o Salmos 11.10 não tem na biblia só vai até o versículo 7 meu amado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão.
      Foi um erro de digitação. O certo é Salmo 111.10.
      Já fiz a correção.
      Agradeço pela ajuda.

      Excluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.