Consagração a Deus

-Tema: SANTIFICAÇÃO  
Salmos 141
-Introdução: Consagrar significa dedicar inteiramente. Por exemplo, um artista 'consagrado' é alguém que já provou sua capacidade por um bom tempo. O desejo de santificar a vida é produzido pelo Espírito Santo que nos convence do pecado (João 16.8-11), pois “esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (I Tessalonicenses 4.3).
Davi expressa no texto do Salmo 141 sua vontade de consagrar sua vida a Deus. Suas palavras são fonte de inspiração para nos consagrar mais ao Senhor. O texto cita algumas partes do corpo que demonstram o nível de sua dedicação espiritual.

Como se consagrar a Deus?

Vamos refletir sobre a consagração da vida para Deus:


1- Santidade no OUVIR

v.1 “SENHOR, a ti clamo, dá-te pressa em me acudir; inclina os ouvidos à minha voz, quando te invoco”.
O primeiro pedido de consagração do salmista Davi foi pelos seus ouvidos. Aquilo que ouvimos determina muito do que forma nossa personalidade. Se formos ouvir tudo o que os outros dizem nunca vamos conseguir agradar a ninguém. Muitas vezes é melhor fazer como Saul quando as pessoas desacreditaram nele, “porém Saul se fez de surdo” (I Samuel 10.27). Acima de tudo é importante ouvir a voz de Deus em oração quando Deus fala em nosso coração.
Quem deseja consagrar a vida, precisa ter cuidado com o que ouve das pessoas que vivem na “prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores” (v.4). Muitas vezes a influência do que ouvimos pode prejudicar nossa vida espiritual trazendo malícia ao nosso coração, então “não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15.33). Por isso precisamos ouvir cada vez mais a Palavra de Deus que fortalece a nossa fé (Romanos 10.17).
Consagre seus Ouvidos ao Senhor!

2- Santidade nas MÃOS

v.2 “seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina”
O segundo pedido de Davi é por suas mãos. Mãos estas que venceram leões, ursos e gigantes (I Samuel 17.37), mas que também tocavam harpa em louvor a Deus (I Samuel 16.23 e 18.10).
A oferenda vespertina era a oração da tarde quando o sumo sacerdote apresentava o sacrifício da tarde (Êxodo 29.39- 41; 30.7,8) pouco antes do pôr do sol. Era um momento de oração comum para o povo de Deus (Esdras 9.5; Daniel 9.21). Desde a criação do homem Deus se encontrava com seus filhos “na viração do dia” (Gênesis 3.8) para lhe mostrar antes do escurecer que não estavam sozinhos. Foi à tarde que Jesus se ofereceu como sacrifício pelos nossos pecados (Lucas 23.44) e também à tarde apareceu para seus discípulos (João 20.19).
Enquanto o sacerdote estava dentro do santuário oferecendo o sacrifício, o salmista apenas com suas mãos se apresentava diante do Senhor. O erguer das mãos simboliza render-se diante de Deus em entrega total. Também é uma atitude de louvor e um juramento de fidelidade, “assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos” (Salmos 63.4).
O significado deste momento de oração era a entrega de tudo o que viveu durante o dia nas mãos do Senhor. É um momento de reflexão diante do Senhor. As mãos também são as nossas obras que devemos pedir a Deus que “confirma as obras de nossas mãos” (Salmos 90.17). Precisamos purificar nossas mãos (Tiago 4.8) pedindo perdão pelos nossos erros.
Consagre suas Mãos ao Senhor!   

3- Santidade nos LÁBIOS

v.3 “Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios”.
O terceiro pedido de consagração de, Davi foi por sua boca, pedindo que seus lábios dedicados à oração (v.1) “inclina os ouvidos à minha voz, quando te invoco”, se preocupa até com o que come (v.4c) “não coma eu das suas iguarias” e com o que fala (v.6) “as minhas palavras, que são agradáveis”. De fato Davi não hesitava em cantar e testemunhar publicamente diante de Deus.
A nossa boca precisa ser consagrada a Deus para falar somente o que agrada ao Senhor. Precisamos pedir que Deus que guarde a nossa boca e pedir ao Senhor que perdoe o pecado de nossa língua (Isaías 6.5-7). Pelas nossas palavras seremos julgados (Romanos 3.4), por isso devemos pedir perdão quando falamos algo que não é agradável a Deus ou ao próximo.
Se você deseja consagrar seus lábios a Deus, faça um propósito de não falar mais palavras feias como xingos ou palavrões, termos com duplo sentido ou que seja pejorativo. Procure cantar apenas músicas de louvor a Deus e principalmente aprenda a falar a Palavra do Senhor.
Consagre seus Lábios a Deus!

4- Santidade no CORAÇÃO

v.4 “Não permitas que meu coração se incline para o mal”
O quarto pedido do salmista foi consagrar seu coração a Deus. Certamente sabia que “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4.23). É muito importante consagrar o coração para Deus entregando os sentimentos e emoções nas mãos do Senhor.
Muitas vezes deixamos nosso coração exposto a sentimentos maus que contaminam nossa vida, por isso precisamos pedir que “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4.7). O coração não deve ser lugar para amargura e coisas ruins e sim o lugar onde está o trono de Jesus como Senhor em nossas vidas.
Para saber se o seu coração é consagrado a Deus basta examinar o que é valioso para você, “porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lucas 12.34). As palavras também demonstram se o coração está cheio de Deus “porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6.45). Mas ainda que “o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas” (I João 3.20).
Consagre seu coração a Jesus, pois Ele está batendo na porta para entrar (Apocalipse 3.20). Jesus ensinou que não podemos deixar o coração ficar sobrecarregado (Lucas 21.34), então devemos aliviar o que nos angustia entregando tudo a Deus (Salmos 37.5).
Consagre seu Coração a Deus!

5- Santidade na MENTE

v.5 “repreenda-me, será como óleo sobre a minha cabeça”.
O quinto pedido do salmista é que haja óleo sobre sua cabeça. O óleo era usado como proteção à secura do deserto, simbolizando a unção de Deus que nunca pode faltar (Eclesiastes 9.8). O salmista está disposto a ser repreendido “porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem” (Provérbios 3.12).
Muitas pessoas não gostam de ser repreendidas, tornando-se pessoas de “dura cerviz” (Atos 7.51), ou seja, ‘cabeça dura’ mesmo. São pessoas que acham que sabem tudo e não aceitam aprender para que “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente” (Romanos 12.2).
Nossos pensamentos precisam ser disciplinados “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10.5), passando a pensar apenas coisas que são para o louvor a Deus e edificação do próximo (Filipenses 4.8).
Existe um ditado que diz que ‘mente vazia é oficina de satanás’. Mas a capacidade de criar, imaginar, elaborar, compor, redigir, e tudo o que o cérebro humano faz é um milagre de Deus. Isso é uma prova de nossa semelhança com o Deus Criador (Gênesis 2.27). Sua mente foi criada por Deus para o seu bem e não para o mal. Então recuse todo mau pensamento em sua vida. Lute para ocupar seu tempo com coisas que edificam você, seu próximo e sirva de louvor a Deus.
Consagre sua Mente a Deus!

6- Santidade nos OLHOS

v.8 “em ti, SENHOR Deus, estão fitos os meus olhos: em ti confio”.
O sexto pedido do salmista foi pela purificação de seus olhos. Precisava aprender a olhar mais para Deus e menos para o mundo (Provérbios 16.2). Certa vez também prometeu que “não porei coisa injusta diante dos meus olhos” (Salmos 101.3). Com certeza já tinha visto muita coisa ruim e agora queria contemplar algo que lhe transmitisse paz.
Jesus ensinou que “são os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas (Lucas 11.34) para mostrar o cuidado que devemos ter com nosso olhar. Além disso, existem coisas que não podem ser vistas com olhos e precisamos ter cuidado também, para não perder a visão espiritual (Efésios 1.8).
O jeito de ver as coisas determina nossas intenções. Um dos maiores problemas das pessoas é a malícia, quando se vê defeitos e problemas em tudo. Por isso precisamos pedir a Deus que nos ajude a olhar tudo como Deus vê, “porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração (I Samuel 16.7). Isso não implica em julgar as pessoas, mas em buscar um discernimento espiritual em cada situação.
Consagre seus Olhos ao Senhor!

7- Santidade no ANDAR

v.9 “Guarda-me dos laços que me armaram e das armadilhas dos que praticam iniquidade”.
O sétimo pedido do salmista é que Deus o guarde por onde andar. Isso nos fala de santidade nos pés. Como guerreiro estava acostumado a andar vigilante, tomando cuidado em cada passo para não cair em armadilhas inimigas.
Os pés também simbolizam o nosso caminhar ou modo de viver. Jesus é o modelo a ser seguido, pois “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (I João 2.6). Quem cuida do seu andar é “bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores” (Salmos 1.1). Este cuidado tem promessa de Deus “porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos (Provérbios 3.26).
Assim como uma estrada leva a um determinado destino, os caminhos da vida são as decisões ou atitudes que tomamos e têm suas consequências. Por isso é importante pedir a direção de Deus, sem nunca esquecer que Jesus é o “caminho, a verdade e a vida” (João 14.6). A Bíblia também é como um GPS espiritual, pois “lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho” (Salmos 119.105). Devemos pedir a orientação de Deus antes de tomar qualquer direção.
Consagre seu Andar para Deus!

Consagre-se para Deus!

-CONCLUSÃO:
A vida de consagração deve ser uma busca constante. Até que alcancemos a dimensão de ser totalmente santificados para Deus, precisamos abrir mão de muitas coisas. Mesmo assim nunca podemos desistir de fazer esta entrega dos pés à cabeça, para que o “Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (I Tessalonicenses 5.23). Por isso devemos nos entregar irrestritamente a Deus em cada parte de nosso corpo.
Existe alguma parte em seu corpo que ainda não entregou ao Senhor?
Dedique todo o seu ser para Deus!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

14 comentários:

  1. A santificacao e algo que a biblia nos ensina, mas se fosse colocada em pratica nos teriamos crentes melhores e menos ataques contra as igrejas. Este sermao e uma bencao e uma grande licao de como deve ser a nossa conduta de servos de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. A santificação tem que ser o desejo de todo crente, pois, através dela nos aproximamos de Deus e como deve ser nosso proceder diante de Deus.
    Muito apropriado este sermão sou grata por ter compartilhado, pois assim temos a oportunidade de desfrutar de tal ensinamento.

    ResponderExcluir
  3. Deus seja glorificado por este texto, uma vida em santidade é o que demos procurar obedecer a Deus pois quem ama quer sempre agradá-lo e estar em sua presença.
    Quem realmente acertar sua vida com Deus se arrepender e decidir tomar um novo rumo a sua vida junto do Espírito Santo verá que nada o afligirá e a paz será a sua partilha, será mais feliz :)

    JESUS É O NOSSO MAIOR TESOURO, TUDO QUE PRECISAMOS, A RAZÃO DA NOSSA EXISTÊNCIA!!

    Mateus 25
    Salmos 141

    ResponderExcluir
  4. Abençoada explicação! Que Deus seja glorificado.

    ResponderExcluir
  5. Muito edificante...continue com esses estudos! Glória a Deus pelas palavras.

    ResponderExcluir
  6. que estudo eu estou fazendo a consagração na minha igreja amei esta mensagem

    ResponderExcluir
  7. MARAVILHOSO APREDI MUITO OBRIGADO A TODOS
    FIQUE NA DOCE PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO

    ResponderExcluir
  8. MARAVILHOSO APRENDI MUITO OBRIGADO A TODOS
    FIQUE NA DOCE PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO AMÉM
    ASS.Edileuza Bispo

    ResponderExcluir
  9. Meu querido, no primeiro item não seria um pedido para que Deus o ouvisse? Não seria ele nos ouvindo? ou seja como assim se fazer de surdo como Saul???

    ResponderExcluir
  10. nem segui lendo. o salmista começa clamando para Deus ouvi-lo e nao consagrando seus ouvidos.

    ResponderExcluir
  11. Profundo,forte demais!Glória a Deus,aleluia!Que Deus continue abençoando o teu ministério

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.