Casa abençoada por Deus

Tema: FAMÍLIA

pregação sobre família

 “Sê, pois, agora, servido de abençoar a casa de teu servo, a fim de permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó SENHOR, a abençoaste, e abençoada será para sempre I Crônicas 17.27

Introdução: Este texto é uma oração pedindo a bênção de Deus para a casa. Este é um exercício que precisamos fazer todos os dias em nosso lar. Além disso, também devemos evitar tudo que não traga coisas boas para a família.
Quando mudamos para uma casa nova nos preocupamos com cada detalhe e não podemos esquecer que o mais importante é “o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas” (Mateus 6.33). Por isso, antes de qualquer outra coisa precisamos buscar a presença abençoadora do Senhor dentro de casa.

Como é uma casa abençoada por Deus?

Vamos refletir em algumas casas que foram abençoadas por Deus no Antigo Testamento:

1- Casa de Noé - SALVAÇÃO: Gênesis 7.1

A família de Noé foi escolhida por Deus para ser salva no dilúvio. Através da geração de Noé, Deus renovou a humanidade (Gênesis 10.32). Seus filhos, nora e esposa, acreditaram na Palavra do Senhor, trabalharam na “arca para a salvação de sua casa (Hebreus 11.7) e foram testemunhas do livramento que Deus lhes deu. Posteriormente seus netos e demais descendentes saberiam que foram escolhidos por Deus.
Sua família também foi escolhida para receber a salvação. Então creia nisso e trabalhe na casa de Deus buscando a conversão de seus familiares. A salvação é a maior bênção que a família precisa.
Numa Casa Abençoada as pessoas são SALVAS!
                              

2- Casa de Abraão - ABENÇOADA: Gênesis 12.1-3

Deus deu a Abraão uma bênção sobre sua família que deveria ser estendida não somente para seus familiares e sim para “todas as famílias da terra” (Gênesis 12.3). Mas antes de abençoar alguém ele precisava ser uma pessoa abençoada, por isso Deus lhe disse “sê tu uma bênção” (Gênesis 12.2).
Precisamos parar de reclamar dos problemas familiares e começar a abençoar nossa casa. Muitas vezes queremos que os outros mudem primeiro para depois fazer algo, mas é preciso ser uma bênção para então abençoar.
Uma Casa Abençoada tem pessoas que são uma BÊNÇÃO!

3- Casa de Arão - MINISTÉRIO: Salmos 115.10 e 12

A família de Arão foi escolhida para exercer o sacerdócio. Todos os seus descentes tinham o privilégio de servir a Deus como sacerdotes e “o ofício destes no seu ministério era entrar na Casa do SENHOR, segundo a maneira estabelecida por Arão, seu pai, como o SENHOR, Deus de Israel, lhe ordenara” (I Crônicas 24.19). A geração de Arão foi abençoada com este ministério especial de interceder pelo povo e viver em adoração a Deus.
Deus quer abençoar a sua família, mas também pode usar sua casa para que outras famílias sejam alcançadas. Uma casa escolhida por Deus se torna um lugar para receber pessoas carentes da bênção de Deus. Não podemos querer a bênção de Deus apenas para embelezar nossa casa e sim para servir ao Senhor.
Uma Casa Abençoada tem o MINISTÉRIO de servir a Deus!

4- Casa de Josué - DECISÃO: Josué 24.15

Diante da escolha entre servir a Deus ou aos ídolos Josué se mostrou irredutível e decidido. Mesmo que todos hesitassem, ele sabia que não poderia deixar de servir ao Senhor e por isso deixou a célebre declaração “eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15).
Cabe a nós decidirmos se vamos ou não servir a Deus em nossas casas. Muitos ídolos ou ‘coisas vãs’ entram em nossa casa para roubar a bênção de Deus, mas devemos estar convictos de que o Senhor tem o melhor para nossa família.
Uma Casa Abençoada é onde se DECIDE servir a Deus!

5- Casa de Obede - PROSPERIDADE: 2 Samuel 6.11-12

O período em que a Arca da Aliança foi roubada pelos filisteus marcou um tempo de tragédias para o povo de Deus. Tudo isto foi fruto de sua desobediência à Palavra de Deus. Quando a Arca foi devolvida, ficou na casa de Obede por três meses e o resultado foi que aquela família prosperou durante este tempo.
Prosperidade não é somente bênçãos materiais, mas sim uma vida abundante (João 10.10). Quando nossa casa se torna um lugar de adoração ao Senhor, logo tudo prospera o que fazemos. A consequência de desobedecer é a desgraça, mas a bênção persegue quem serve ao Senhor.
Uma Casa Abençoada recebe de Deus a PROSPERIDADE!

6- Casa de Ezequias - ORGANIZAÇÃO: Isaías 38.1

Ezequias não gostava de bagunça e por isso promoveu uma reforma espiritual em Israel assim que começou a reinar, retirando tudo o que não era de Deus (II Reis 18.1-12). Quando o rei Ezequias recebeu a mensagem do profeta Isaías de que morreria, então tinha que colocar a sua casa em ordem para deixar tudo em dia. Ezequias se colocou em oração no mesmo momento entregando sua vida ao Senhor e foi abençoado com mais quinze anos de vida.
Precisamos cuidar de nossa família para que tudo esteja correto não deixando brechas ou lugar para o inimigo em nossa casa (Efésios 4.27). Deus não gosta de bagunça, por isso uma casa abençoada deve ser marcada pela devida ordem e decência.
Numa Casa Abençoada tudo está ORGANIZADO!

7- Casa de Davi - PROMESSA: II Samuel 7.26

A família de Davi recebeu uma promessa de sempre reinar sobre o povo de Deus. Como toda promessa está condicionada à obediência, os descendentes de Davi se afastaram do Senhor e perderam o reinado. Contudo Deus tinha um propósito muito maior para a família de Davi (Isaías 55.3). Através desta geração é que Jesus veio como “filho de Davi” (Mateus 1.1) cumprindo o propósito do Senhor não somente para a família de Davi e sim para toda a humanidade.
Deus tem promessas grandiosas para sua família e as palavras de Deus não falham jamais nem “voltará vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei (Isaías 55.11). Busque viver o propósito de Deus para sua casa e nunca se afaste dos caminhos do Senhor. Acredite que tudo o que Deus te prometeu Ele é fiel em cumprir (Atos 13.34).
Uma Casa Abençoada tem a PROMESSA de Deus!

Deus abençoa sua casa!

CONCLUSÃO

A casa abençoada por Deus recebe a bênção da Salvação, cada membro da família se tornam pessoas Abençoadas, passando a servir ao Senhor em Ministérios especiais, com uma vida Decidida a abrir mão de tudo que não for bom, mas como resultado recebe a Prosperidade em tudo o que faz, além de que tudo está sempre Organizado sem deixar brechas porque esta família tem Promessas do Senhor.

Busque a bênção de Deus para sua casa!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp