Tipos de Consciência

-Tema: VIDA CRISTÃ
“Porque de nada me argui a consciência; 
contudo, nem por isso me dou por justificado, 
pois quem me julga é o Senhor” 
I Coríntios 4.4
-Introdução: A Consciência é um recurso mental dado por Deus para nos ensinar o que é certo ou errado. Quando nos convertemos, nossa consciência se torna mais abrangente, espiritual. Na luta entre a carne e o Espirito só vence o cristão que obedece á voz do Espirito Santo em sua consciência (Romanos 9.1).
O que é certo para uma pessoa pode ser errado para outra. De acordo com a educação recebida, a cultura em que vive a pessoa e suas experiências pessoais de vida, podemos notar vários tipos de consciência. Para saber mais sobre o assunto leia também o estudo A Consciência.
Como é a sua consciência?
Vamos meditar em alguns tipos de consciência citados na Bíblia:

1- FRACA: I Coríntios 8.7 “Entretanto, não há esse conhecimento em todos; porque alguns, por efeito da familiaridade até agora com o ídolo, ainda comem dessas coisas como a ele sacrificadas; e a consciência destes, por ser fraca, vem a contaminar-se
Consciência Fraca é quando a pessoa que tem consciência do que é errado, mas não encontra forças para vencer ou que já está tão acostumada a errar que não consegue aprender o que é correto (I Coríntios 8.12).
Esaú (Gênesis 25.27-34) sabia da consciência de vender para seu irmão, por um prato de comida, a sua primogenitura e herança. Mas não teve forças e perdeu a benção.

2- INEFICAZ: Hebreus 9.9 “É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto
Consciência Ineficaz é quando o indivíduo reconhece seu erro e ao invés de se arrepender comete outro erro, tendo a consciência do pecado, mas sem alcançar o objetivo da conversão.
Judas Iscariotes (Mateus 26.20-25) sabia que Jesus o havia avisado da traição e quando se arrependeu não buscou o perdão, mas se suicidou (Mateus 27.3-5).

3- CORROMPIDA: Tito 1.15 “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas
A Consciência Corrompida distorce as coisas, justifica os erros e põe malícia em tudo o que vê. Quando a pessoa está com a sua consciência corrompida, confunde o que é certo com o errado.
Os Fariseus (Marcos 7.1-23) justificavam seus erros através da tradição humana e eram maliciosos com relação aos outros. Colocavam maldade em coisas externas, disfarçados na sua religiosidade para não ter que assumir seus próprios erros (João 8.9).

4- CAUTERIZADA: I Timóteo 4.2 “pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência
A Consciência Cauterizada é quando a pessoa erra e não se arrepende e não vê maldade nenhuma naquilo que faz (Jeremias 6.15). Pior do que sentir um peso na consciência é não o sentir, mesmo estando errado. O apostolo Paulo disse que viriam tempos difíceis e que as pessoas teriam a mente cauterizada (Romanos 2.15).
Ananias e Safira (Atos 5.1-11) tramaram uma mentira que sabiam não ser necessária (v.4) e não quiseram contar a verdade (v.8) e nem se arrependeram do pecado até a morte.

5- BOA: I Timóteo 1.19 “mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé
A Consciência Boa é aquela que nos ensina o que é certo e o que é errado nos conduzindo para escolhas corretas (I Timóteo 1.5).
Paulo quando era Saulo o perseguidor dos Cristãos (Atos 9.4-6), não tinha consciência de quem ele realmente perseguia até que conheceu a Cristo e escolheu servir a Jesus (Atos 23.1).

6- PURA: Atos 24.16 “por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens
A Consciência Pura é a que foi limpa pelo perdão do Senhor (Hebreus 9.14) e deve ser conservada limpa sem pecado (I Timóteo 3.9).
Davi (Salmo 51.10) teve a sua consciência purificada depois de ter pedido perdão a Deus e não errou mais. Ele sempre pedia ao Senhor que lhe examinasse o coração e mente (Salmo 139.23 e 24) e pedia perdão até mesmo pelos pecados já esquecidos (Salmo 19. 12).

7- RESPONSÁVEL: Romanos 13.5 “É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência
A Consciência Responsável é quando a pessoa já sabe que tudo o que faz tem uma consequência e por isso assume a responsabilidade de seus erros sendo capaz de sofrer se for preciso para estar bem com Deus (I Pedro 2.19).
Quando Davi desejou beber a água das fontes de Belém e seus valentes buscaram para ele beber, o rei não aceitou porque sabia que aquela água poderia ter custado a vida dos que se arriscaram buscar (II Samuel 23.15-17).
         
Examine a sua consciência!
-CONCLUSÃO: Hebreus 13.18 “Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente
Precisamos sempre buscar do Senhor a renovação da nossa mente e a purificação da nossa consciência (Romanos 12.1-3). Um bom exercício é sempre arguirmos à consciência antes de agir (I Pedro 3.21). Para ter uma consciência em harmonia com a vontade de Deus é preciso buscar a Palavra de Deus como fonte de conhecimento da verdade (João 17.17) e deixar o Espírito Santo convença do que é certou ou errado (João 16.8-11).
Deixe Deus agir em sua consciência!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

2 comentários:

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.