Tipos de Consciência

Tema: VIDA CRISTÃ

estudo bíblico sobre a consciência

“Porque de nada me argui a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor  I Coríntios 4.4

Introdução: A Consciência é um recurso mental dado por Deus para nos ensinar o que é certo ou errado. Quando nos convertemos, nossa consciência se torna mais abrangente, espiritual. Na luta entre a carne e o Espirito só vence o cristão que obedece á voz do Espirito Santo em sua consciência (Romanos 9.1).
O que é certo para uma pessoa pode ser errado para outra. De acordo com a educação recebida, a cultura em que vive a pessoa e suas experiências pessoais de vida, podemos notar vários tipos de consciência. Para saber mais sobre o assunto leia também o estudo A Consciência.

Como está a sua consciência?

Vamos meditar em alguns tipos de consciência citados na Bíblia:

1- Consciência FRACA 

I Coríntios 8.7 “Entretanto, não há esse conhecimento em todos; porque alguns, por efeito da familiaridade até agora com o ídolo, ainda comem dessas coisas como a ele sacrificadas; e a consciência destes, por ser fraca, vem a contaminar-se

Consciência Fraca é quando a pessoa que tem consciência do que é errado, mas não encontra forças para vencer ou que já está tão acostumada a errar que não consegue aprender o que é correto (I Coríntios 8.12).
Esaú (Gênesis 25.27-34) sabia da consciência de vender para seu irmão, por um prato de comida, a sua primogenitura e herança. Mas não teve forças e perdeu a benção.
Não deixe sua consciência enfraquecer!

2- Consciência INEFICAZ 

Hebreus 9.9 “É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto

Consciência Ineficaz é quando o indivíduo reconhece seu erro e ao invés de se arrepender comete outro erro, tendo a consciência do pecado, mas sem alcançar o objetivo da conversão.
Judas Iscariotes (Mateus 26.20-25) sabia que Jesus o havia avisado da traição e quando se arrependeu não buscou o perdão, mas se suicidou (Mateus 27.3-5).
Não tenha uma consciência ineficaz!

3- Consciência CORROMPIDA 

Tito 1.15 “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas

A Consciência Corrompida distorce as coisas, justifica os erros e põe malícia em tudo o que vê. Quando a pessoa está com a sua consciência corrompida, confunde o que é certo com o errado.
Os Fariseus (Marcos 7.1-23) justificavam seus erros através da tradição humana e eram maliciosos com relação aos outros. Colocavam maldade em coisas externas, disfarçados na sua religiosidade para não ter que assumir seus próprios erros (João 8.9).
Não deixe sua consciência se corromper!

4- Consciência CAUTERIZADA 

I Timóteo 4.2 “pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência

A Consciência Cauterizada é quando a pessoa erra e não se arrepende e não vê maldade nenhuma naquilo que faz (Jeremias 6.15). Pior do que sentir um peso na consciência é não o sentir, mesmo estando errado. O apostolo Paulo disse que viriam tempos difíceis e que as pessoas teriam a mente cauterizada (Romanos 2.15).
Ananias e Safira (Atos 5.1-11) tramaram uma mentira que sabiam não ser necessária (v.4) e não quiseram contar a verdade (v.8) e nem se arrependeram do pecado até a morte.
Cuidado para não cauterizar sua consciência!

5- BOA Consciência 

I Timóteo 1.19 “mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé

A Consciência Boa é aquela que nos ensina o que é certo e o que é errado nos conduzindo para escolhas corretas (I Timóteo 1.5).
Paulo quando era Saulo o perseguidor dos Cristãos (Atos 9.4-6), não tinha consciência de quem ele realmente perseguia até que conheceu a Cristo e escolheu servir a Jesus (Atos 23.1).
Mantenha uma boa consciência!

6- Consciência PURA

Atos 24.16 “por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens

A Consciência Pura é a que foi limpa pelo perdão do Senhor (Hebreus 9.14) e deve ser conservada limpa sem pecado (I Timóteo 3.9).
Davi (Salmo 51.10) teve a sua consciência purificada depois de ter pedido perdão a Deus e não errou mais. Ele sempre pedia ao Senhor que lhe examinasse o coração e mente (Salmo 139.23 e 24) e pedia perdão até mesmo pelos pecados já esquecidos (Salmo 19. 12).
Mantenha sua consciência pura!

7- Consciência RESPONSÁVEL 

Romanos 13.5 “É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência

A Consciência Responsável é quando a pessoa já sabe que tudo o que faz tem uma consequência e por isso assume a responsabilidade de seus erros sendo capaz de sofrer se for preciso para estar bem com Deus (I Pedro 2.19).
Quando Davi desejou beber a água das fontes de Belém e seus valentes buscaram para ele beber, o rei não aceitou porque sabia que aquela água poderia ter custado a vida dos que se arriscaram buscar (II Samuel 23.15-17).
Tenha uma consciência responsável!  

Examine a sua consciência!

CONCLUSÃO 

Hebreus 13.18 “Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente

Precisamos sempre buscar do Senhor a renovação da nossa mente e a purificação da nossa consciência (Romanos 12.1-3). Um bom exercício é sempre arguirmos à consciência antes de agir (I Pedro 3.21). Para ter uma consciência em harmonia com a vontade de Deus é preciso buscar a Palavra de Deus como fonte de conhecimento da verdade (João 17.17) e deixar o Espírito Santo convença do que é certou ou errado (João 16.8-11).
Deixe Deus agir em sua consciência!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp