Jaboque e Peniel: do confronto ao encontro com Deus

-Tema: CONVERSÃO 
Gênesis 32.22-32
-Introdução: Tanto Jaboque como Peniel são os nomes de um mesmo lugar antes e depois. Refere-se a um ribeirão afluente do rio Jordão em Israel. O texto cita especificamente um vau, que é uma parte mais rasa e espaçosa do rio que serve para passagem a pé.
A vida de Jacó foi totalmente transformada depois que atravessou o vau de Jaboque, lugar que posteriormente chamou de Peniel. Este lugar foi o cenário de uma linda história de transformação de vida. Jacó vinha de um tempo de luta e desejava recomeçar sua vida quando atravessou o vau daquele rio.
Existem ‘passagens’ em nossas vidas que servem para transformação de nosso ser. Talvez você esteja passando por um momento assim, tudo parece raso e largo, mas na verdade você está lutando consigo mesmo, com seu próximo e com Deus.
Você está passando por lutas?
Vamos refletir na luta que Jacó travou e a mudança em sua vida:

1- JABOQUE > o Confronto com Deus: v.22-25
O nome Jaboque significa espalhar ou murmurar[1]. Também representa um lugar de passagem conhecido como ‘vau’ no rio Jaboque.
Tudo estava sob controle para Jacó. Escolheu um lugar seguro para transpor o rio e colocou sua família passando na sua frente com todos os seus pertences (Gênesis 32.22,23). Tinha um plano ‘b’ caso não conseguisse o que queria (Gênesis 32.8). Mas quando pensava que tudo estava tranquilo precisou passar por uma grande batalha.
Jacó passava por três tipos de confrontos no vau de Jaboque:
-Confronto consigo mesmo: antes de passar o ribeiro fez uma oração reconhecendo seus erros (Gênesis 32.9-12).
-Confronto com o próximo: Jacó deixou seu sogro Labão (Gênesis 31.43-55) e agora se preparava para rever seu irmão Esaú (Gênesis 32.3-8).
-Confronto com Deus: Quando ficou sozinho no vau de Jaboque, um anjo lutou com Jacó que ficou mancando para que se lembrasse de suas fraquezas e que não pode vencer a Deus (Gênesis 32.24-25).
Quantas vezes fazemos como Jacó e colocamos tudo à nossa frente, família, bens e achamos que está tudo sob controle, que está raso e não teremos problemas na passagem. Mesmo assim conseguimos espalhar tudo e murmurar da vida. Quando lutamos conosco mesmos, sofremos. Ao lutar com o próximo, ferimos pessoas. Mas quando lutamos com Deus somos marcados por Ele para sempre.
Quando estamos sozinhos muitas vezes lutamos conosco mesmos e com Deus. Muitas de nossas lutas e reclamações com as pessoas representam a mudança que precisamos viver em nossa vida. A fonte desta insatisfação é a necessidade de um encontro com Deus. Existem momentos que Deus nos cerca e chega a hora de resolver nossos conflitos.
Você está sendo confrontado?
Pare de reclamar!
                              

ASSISTA:

2- PENIEL > o Encontro com Deus: v.26-32
Peniel significa ‘a face de Deus’ (Gênesis 32.30) porque foi ali que Jacó teve seu encontro com Deus. Aquele lugar que parecia raso e aberto se encheu com a presença do Senhor. Jacó foi persistente e não aceitou sair dali sem a bênção de Deus (v.26).
Na luta com Deus, quando o homem pensa que ganha, na verdade está perdendo e quando se rende, alcança a vitória (Marcos 8.35).
Jacó teve três tipos de encontros em Peniel:
-Encontro consigo mesmo: quando o anjo lhe perguntou seu nome, disse Jacó, reconhecendo que era enganador e ‘aquele que segura pelo calcanhar’ (v.27).
-Encontro com o próximo: logo ali do outro lado do vau se encontrou com seu irmão Esaú e reconheceu a presença de Deus na vida de seu irmão (Gênesis 33.10).
-Encontro com Deus: Jacó recebeu a bênção que pediu e um novo nome, passando a chamar-se Israel que significa ‘príncipe de Deus’ (v.28). Quando perguntou o nome do anjo, este não quis responder porque não deveria haver dúvida da presença de Deus (v. 29,30).
A vida de Jacó foi transformada, por isso recebeu um novo nome e também quis mudar o nome daquele vau de Jaboque para Peniel, pois não iria mais murmurar e sim buscar a face de Deus. Por isso conseguiu olhar para seu irmão e dizer que “vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus” (Gênesis 33.10). Agora Jacó enxergava a presença de Deus estava em todos os lugares, pessoas e na sua própria vida.
Em nossas vidas muitas vezes queremos resolver os problemas com as pessoas do nosso jeito, mas antes de tudo precisamos ter um encontro com Deus e passar por uma transformação. Por isso as pessoas mudam de lugar, de emprego, de amigos e relacionamentos e os mesmos problemas se repetem. Antes de as coisas mudarem do lado de fora é preciso que haja mudança dentro de nós.
Há quanto tempo você tem lutado?
Busque a face de Deus!

Deus quer mudar sua vida!
-CONCLUSÃO:
Podemos dividir este rio dando estes nomes às duas margens. A margem anterior à travessia, chamamos de Jaboque e a margem depois da mudança na vida de Jacó podemos dizer que é Peniel, porque foi do outro lado do rio que Jacó deu este nome.
De que lado do rio você está? Do lado de Jaboque, murmurando e confrontando tudo e todos ou do lado de Peniel buscando um encontro para contemplar a face de Deus? Para saber isso, basta olhar para os lados e para si mesmo, se você vê problemas em tudo é porque está no Jaboque, mas se consegue apesar das dificuldades, ver a face de Deus, então já passou para Peniel.
Se você estiver nesta passagem, deixe Deus transformar sua vida e tudo o mais, como lugares e pessoas serão transformados pelo poder de Deus.
Saia do Jaboque e venha a Peniel!


[1] SANTOS, João Batista Ribeiro. Dicionário Bíblico: conhecendo e entendendo a Palavra de Deus. São Paulo: Didática Paulista, 2006. Página 234.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

12 comentários:

  1. Maravilha estas passagens, nos faz refletir onde estamos e onde queremos chegar.

    ResponderExcluir
  2. Gloria Deus muito bem explicada vc e uma bençao gloria Deus pela sua vida

    ResponderExcluir
  3. Preciosa palavra ,obrigada por compartilhar. Leonor

    ResponderExcluir
  4. Aprendi muito nesta manhã com este estudo.Obrigada,a paz do Senhor

    ResponderExcluir
  5. Glória ao Deus todo poderoso ,muito bom .

    ResponderExcluir
  6. nao podemos confiar em nós mesmo, essa luta nos mostra que nosso maior inimigo é nós mesmo

    ResponderExcluir

  7. Muito edificante faz nos ver que lado estamos

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.