O olhar de Jesus

Tema: MOTIVACIONAL 

rosto de Cristo com coroa de espinhos

Lucas 22.54-64
Introdução: As belas palavras de Cristo são poderosas ao ponto de penetrar nos corações dos ouvintes da época ecoando até os leitores de hoje. Contudo, os seus gestos também expressavam a profundidade de seu amor. Mesmo calado ou sem fazer qualquer expressão, somente com o olhar, Jesus marcava as pessoas. 
Este texto chama atenção pelas palavras que indicam a visão, como as expressões: vendo-o e fixou os olhos. Por isso, vamos destacar mais o olhar do que os fatos em si, que já foram ensinados muitas vezes. Um olhar pode dizer muito mais que palavras.

Como é o olhar de Jesus?

Vamos meditar sobre o jeito de Jesus olhar as pessoas:

1- O olhar do mundo

v.56 e 58 “Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele... Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou”.

Jesus havia sido preso e os discípulos fugiram, mas Pedro foi seguindo seu Mestre de longe para que ninguém percebesse. Enquanto Pedro buscava se aquecer no frio da noite, aproximou-se de uma fogueira onde as pessoas estavam reunidas. Os olhos de Pedro buscavam ver de longe o que acontecia com Cristo. Mas Pedro foi percebido pelas pessoas que olhavam para ele reconhecendo que era um dos discípulos.
O olhar do mundo é carnal (I Coríntios 2.14,15) e pecaminoso (I João 2.16), por isso as pessoas olhavam para Pedro recriminando-o por seguir a Jesus. Mas o próprio Pedro também via a si mesmo de maneira errada, negando sua identidade e não conseguindo ver as coisas de forma correta.
Muitas vezes estamos assim, sendo vistos e também olhando as coisas de maneira errada. Talvez porque estamos “longe” (v.54) e não enxergamos bem. Sem Jesus, estamos cegos nas trevas e não conseguimos ver o seu propósito para nossas vidas. Não se importe com o que as pessoas estão olhando ou falando e sim o que Deus vê no seu coração e diz para você. Busque ver os planos de paz que Deus tem para sua vida assumindo sua identidade de servo do Senhor (Jeremias 29.11).
O mundo olha de forma errada!

2- O olhar de Jesus

v.61 “Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo”.

Jesus estava sendo açoitado pelos soldados que lhe batiam em todo corpo, inclusive na cabeça onde estava uma coroa de espinhos. Por isso, seus olhos deviam já estar inchados de tanta dor, além de ter passado a noite acordado em oração e chorando. Ainda assim, Cristo se esforçava para ver Pedro onde estava. Ao invés de olhar para os soldados e tentar fugir de seus açoites, procurou mirar aquele a quem tanto amava.
O olhar de Jesus era conhecido de Pedro que presenciou quando o Mestre olhava para cima e conversava com Deus (Lucas 9.16), também quando Jesus olhou para Zaqueu e lhe chamou para descer da árvore (Lucas 19.5), quando contemplava as multidões e sentia amor pelas almas (Mateus 9.36) e quando olhava para os enfermos e ministrava cura (Mateus 9.2). Mesmo quando Jesus estava na cruz, olhava de cima, as pessoas ministrando amor e perdão (João 19.26).
O choro de Jesus também era conhecido de Pedro que viu quando Jesus chorou olhando para Jerusalém (Lucas 19.41), quando chorou vendo Maria aos prantos olhando o túmulo de Lázaro (João 11.33,35), mas agora Jesus chorava de uma forma diferente porque o abandono de seu discípulo doía mais que as chicotadas e os espinhos. O amor de Deus no coração de Jesus era mais forte que a dor que enfrentava.
O barulho das pessoas acusando Pedro foi interrompido pelo som do galo cantando. Mas o momento quando os olhos de Jesus e de Pedro encontraram-se, muitas lembranças, palavras e sentimentos fluíram entre os dois. Foi por isso que “Pedro, saindo dali, chorou amargamente” (v.62). Das lágrimas do mestre, misturadas ao sangue que lhe escorria, Pedro pode entender que lhe dizia: EU TE AMO!
Jesus te olha com amor!

O olhar de Jesus é cheio de amor!

CONCLUSÃO

v.64 vendando-lhe os olhos, diziam: Profetiza-nos: quem é que te bateu?”.

Após esta cena de Pedro ser visto pelas pessoas de maneira acusadora e depois ser contemplado por Jesus com olhos cheios de amor, os soldados vendaram os olhos de Jesus. Estavam debochando de Cristo, mas talvez não conseguissem ser mirados por aquele que com uma só palavra os havia lançado por terra (João 18.6). Contudo, nada podia fechar os olhos de Deus que via até mesmo o que se passava em seus corações.
Pedro achou que seria última vez que via aqueles olhos, mas teve outra oportunidade quando se reencontrou com Jesus e pode dizer três vezes que o amava (João 21.15-17). Também aprendeu a conviver com o olhar condenador das pessoas e a ver todos com amor de Jesus (Atos 3.4).
Jesus nos vê o tempo todo e quando voltar, poderemos ver que “os seus olhos são chama de fogo” (Apocalipse 19.2). Então não importa como as pessoas te olham ou como você mesmo se vê. Mais importante é como Jesus vê todas as coisas podendo transformar tudo.

Jesus está olhando para você!

______________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp