Quando o galo canta

Tema: ARREPENDIMENTO

galo que cantou quando Pedro negou Jesus

Lucas 22.54-64

Introdução: Pedro havia jurado nunca abandonar Jesus e foi avisado pelo Mestre de que o negaria 3 vezes antes que o galo cantasse (Lucas 22.34). Os judeus comumente não tinham galinhas, mas os romanos sim, o que significava que o canto do galo era um aviso do mundo para despertar Pedro. Comumente às 3h da madrugada o galo cantava.


Quando o galo canta? 



Vamos refletir sobre o significado do canto do galo:


1- O cantar do galo

O som do canto do galo era comum nas madrugadas. Todas as noites antes do amanhecer o galo cantava anunciando que viria um novo dia.

Mas o que pode significar o cantar do galo?

MEDO: Pedro estava com medo, e procurava abrigo, mas “seguia Jesus de longe” (v.54). O medo é uma das maiores ferramentas do diabo, amedrontando e distanciando do Senhor.

FRIEZA: Acenderam uma fogueira no pátio e Pedro procurava se aquecer um pouco com as pessoas (v.55). A indiferença muitas vezes adormece a pessoa para não sentir o que acontece ao seu redor, se tornando insensível, apático, inerte e preguiçosos.

ENGANO: Pedro negou a verdade por três vezes (v.56-60). As ilusões do mundo são enganadoras, como o próprio coração humano (Jeremias 17.5 e 9) e o diabo é o pai da mentira (João 8.44).

O galo canta para nos acordar do medo, da frieza e do engano e quando percebemos conseguimos entender o que Deus tem para nossa vida.


2- O despertar da consciência: João 21.14-17

Pedro estava com a sua visão perturbada pela situação, mas Jesus olhou pra ele (v.61,62), mas os soldados vendaram os olhos de Jesus para que ele não visse (v.64) sem saber que era o Deus Onisciente. Neste momento que ele conseguiu realmente enxergar a situação.

Pedro negou Jesus três vezes e por três vezes o Senhor lhe deu oportunidade de o confessar, reconhecer seu amor e confirmar seu chamado (João 21.14-17). A consciência de Pedro foi restaurada pelo amor de Jesus.


Ouça o cantar do galo!

CONCLUSÃO

1Timóteo 4.1,2 “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm a consciência cauterizada”

A consciência é um dom que Deus nos deu de entender as coisas, o valor, o sentido, a moral, a ética e principalmente o mundo espiritual. Por isso o inimigo tenta fechar nossa mente, enchendo com coisas do mundo, ideologias e vaidades, para que não tenhamos a sensibilidade ou entendimento (2Coríntios 4.4). O Espírito Santo age em nossa consciência nos revelando a vontade de Deus para nossas vidas (Isaías 30.22).

Desperte sua consciência!

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp