A defesa da fé

-Tema: SEITAS
“o que é espiritual julga todas as coisas”
I Coríntios 2.15
-Introdução: As seitas e as Heresias estão por toda parte, por isso é indispensável ao servo de DEUS, estar preparado e armado com a armadura do cristão (Efésios 6.10-17). Devemos enfrentar as heresias e as seitas com destemor, mas com compaixão pelos seguidores que estão sendo enganados.
O apóstolo Paulo ensinou a “julgai todas as coisas e retenha o que bom” (I Tessalonicenses 5.21). O sentido da palavra julgar aqui é discernir ou compreender¹. Não devemos julgar no sentido de condenar, mas fomos chamados para ser luz e fazer diferença entre as trevas e a luz de Cristo.
Devemos defender a fé?
Vejamos 3 motivos para estudarmos seitas e heresias:

1) Para defesa própria: Tito 1.9 e I João 3.8b
Várias entidades treinam seus adeptos a saírem pregando suas doutrinas e conquistando adeptos e muitos se especializam em convencer evangélicos, por isso devemos estar preparados para respondê-los. Precisamos estar a par daquilo que estas seitas ensinam, para combater as heresias. Se soubermos seus erros, não corremos o risco ao nos expormos aos seus pensamentos.

2) Para fortalecer a fé: I Pedro 3.15
Muitas pessoas acreditam numa coisa que não sabes explicar. Os adeptos das seitas sempre são muito convictos do que pensam e às vezes sabem mais a respeito do que cremos do que nós mesmos. Por isso enganam muitos novos convertidos e crentes imaturos. Quando aprendemos a refutar uma heresia, esclarecemos mais a nossa fé.

3) Para ajudar outras pessoas: I Tessalonicenses 5.14
Existem muitas pessoas que não têm religião definida e que ficam confusas diante de tão diversificadas e contraditórias afirmações de fé. Essas pessoas precisam de esclarecimento de suas dúvidas. Adeptos de seitas são os mais difíceis de convencer. Estão cegados por espíritos de religiosidade que os fazem pensar que estão no caminho certo. No serviço de evangelização não sabemos que tipo de pessoas encontraremos, então devemos estar preparados para todo.
Não seja enganado!
-CONCLUSÃO:
 Defender-se é um instinto natural do ser humano. As pessoas protegem sua vida e lutam pelo que acreditam. Então não podemos nos calar diante das mentiras do inimigo. A verdade precisa ser proclamada para libertação de vidas (João 8.32).
Para vencer o inimigo numa batalha é importante saber as armas que ele usa. Em nossa luta pelo evangelho de CRISTO e pela salvação das almas, precisamos conhecer as estratégias de engano do nosso inimigo. Bom é saber que já entramos nessa luta com a vitória certa.
Defenda sua fé!

______________________________
¹ BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

Um comentário:

  1. Meu nome e valmicir,e quero lhe parabelizar pastor pwlo empenho que o sr.se dispos a se dedicar nas pregações e encinamentos,todos bem elaborados e de facil entendimento.Deus continue lhe capacitando e pelo Espirito Santo o sr.seja sempre giado

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.