Você sabe agradecer?

-Tema: GRATIDÃO
Lucas 17.11-19
-Introdução: Uma das maiores lições sobre gratidão nas Escrituras é a história dos dez leprosos. Somente um voltou para agradecer. Este resultado pode ser como uma estatística sobre a gratidão. Apenas 10% das pessoas sabem ser gratas.
Agradecer é um exercício que deve ser feito com esforço por todos nós. A natureza humana se tornou ingrata devido ao pecado. Este é um tema que precisa ser mais falado, para ensinar as pessoas a agradecer.

Como aprender a ser grato?

Vamos aprender como agradecer e os benefícios da gratidão são:

1- Como ser Grato:

Para ser grato é preciso:
a) Obediência: v.14
Os leprosos foram curados porque obedeceram a Jesus se apresentando aos sacerdotes. Tiveram coragem para isso, pois não eram bem vindos ao templo, mas conforme mandava a lei, somente o sacerdote poderia declarar a cura da lepra (Levítico 14.1-32).
b) Voltar: v.15 “voltou”.
Para agradecer é preciso sair do seu lugar e tomar a iniciativa. Quando o leproso voltou a Jesus (v.15), mostrou que desejava seguir o Mestre antes mesmo de se ir para sua casa. Ele não apenas voltou a Jesus como ficou com o Senhor em seu coração para sempre.
c) Glorificar a Deus: v.15 “dando glória a Deus em voz alta”.
O único leproso que voltou para agradecer a Jesus, não teve receio ao fazer isso, mesmo sendo samaritano (v.18). Sua atitude foi tão espontânea que parecia desejar que todos soubesse o que Jesus havia feito. Quando se trata de outra pessoa, que não Deus diretamente, devemos aprender a elogiar e reconhecer o que a pessoa fez de bom.
d) Render-se ao Senhor: v.16
A primeira atitude do ex-leproso foi se prostrar diante de Jesus. Assim devemos nos entregar totalmente ao Senhor sabendo que sem Deus, nossa vida está sujeita à lepra do pecado neste mundo.

Ser grato é um exercício de obediência, de glorificar ao Senhor e de voltar para se entregar a Deus. Mesmo quando não estamos sentindo vontade, devemos sempre “em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus” (I Tessalonicenses 5.18).

2- Benefícios da Gratidão:

Alguns benefícios de ser grato são:
a) Ser curado: v.15 “vendo que fora curado”
As dores, mau cheiro e o preconceito eram marcas da vida de um leproso. Ao ser curado, estava livre de tudo isso. Os outros leprosos, que não agradeceram, ficaram no mundo sujeito a todos os males.  Quem agradece recebe a bênção defitinitiva.
b) Levantar-se: v.19ª “levanta-te e vai”.
O leproso que estava prostrado aos pés de Jesus, ouviu o Mestre lhe dizer para se levantar. Já havia passado anos se encurvando diante das pessoas e fugindo de pedradas. Agora chegou o tempo de estar de pé e prosseguir sua vida. Neste ‘vai’ de Jesus, recebeu autorização para realizar tudo que não tinha conseguido até então.
c) Ter FÉ: v.19b “a tua fé”.
Os leprosos tinham visto Jesus, mas “ficaram de longe” (v.13). O ex-leproso que agora voltou para se encontrar com Jesus, o viu de perto, ouviu sua voz, pode conhecer o Mestre pessoalmente. Isso foi uma atitude de fé. Através da fé, todos os milagres podem acontecer. Então aquele homem aprendeu a continuar vivendo pela fé.
d) Ser Salvo: v.19c “te salvou”.
Jesus disse que não apenas estava curado das feridas da lepra, mas também foi salvo por Deus da condenação do pecado. O leproso era considerado pecador e distante de Deus, não podia nem entrar no templo. Agora aquele homem recebeu a salvação completa para sua vida.

Quando somos gratos a Deus, recebemos muitas bênçãos a mais do que já alcançamos. Podemos nos levantar e continuar a ser abençoados. Aprendemos a ter fé para vivenciar mais milagres. Contudo a maior de todas as bênçãos é receber a salvação em Cristo.

Aprenda a ser grato!

-CONCLUSÃO:

Todos nós somos ‘ex’ alguma coisa: um ex-doente, ex-viciado, ex-depressivo, etc. Ou então passamos por um ‘quase’ que foi um verdadeiro sufoco: quase morto, quase acidentado, etc. Tudo isso é motivo de voltar a Jesus e agradecer.
Procure agradecer mais e reclamar menos!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

4 comentários:

  1. Os pregadores hoje pregam sempre as mesmas palavras,tiram comida pronta enlatada da internet,por isso vivemos uma miseria e fome espiritual e Deus nao opera mais nos cultos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa pregação. Parabéns! Devemos agradecer mais e reclamar menos!

    ResponderExcluir
  3. e verdade devemos agraxecer a Deus durante a nossa vida inteira porque o motivo de nos estarmos vivos. e o amor de Deus e a sua misericordia .

    ResponderExcluir
  4. Verdade temos ser grato todos os dias na terra Deus eh bom
    Ana Paula

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.