Por que choramos?

Tema: MOTIVACIONAL

mensagem por que choramos

“Jesus chorou” João 11.35

Introdução: O Messias veio ao mundo para levar as nossas dores e sofrê-las por nós. Lágrimas foi o que não faltou para Cristo. Ele se compadecia das pessoas e quando o seu amigo Lázaro morreu, Ele chorou por sua falta, mas pôde sorrir quando Ele mesmo chamou a Lázaro e o ressuscitou.
Vivemos em dias de crise por todos os lados, onde podemos encontrar com muita facilidade pessoas tristes, infelizes e que têm muitos motivos para choro e lágrimas, pois ainda não conhecem Àquele que venceu o mundo.


Você tem chorado?

Vamos analisar á luz da Palavra de Deus, o choro, suas causas e solução:

I – AS CAUSAS

O choro sempre tem um motivo e o motivo sua origem:

II Coríntios 4.8-10 – As tribulações, perseguições, abatimentos e problemas da vida são muitos motivos de tristeza para nós, mas isso não é capaz de nos derrotar.

Lamentações 3.49 e 50 – Quando precisamos muito de uma benção, e a queremos muito e reconhecemos que não podemos viver sem tal coisa, então choramos até ver solucionado.

Lucas 7.37-38 – Quando estamos com um problema, não há melhor coisa do que chorar aos pés do Senhor e derramar nossas lágrimas nos humilhando perante Ele.

Atos 20.19 – No serviço do Senhor, temos muitos motivos de lágrimas devido ás perseguições e dificuldades na obra (II Timóteo 3.12).

Joel 2.12 – Os líderes e ministros precisam chorar diante de Deus pedindo a benção para o seu povo, clamando pelos que sofrem e pelos que se desviam.

II – A CONVERSÃO

O sofrimento nos desperta para transformarmos a situação ou transformar a nossa vida.

II Coríntios 7.10 – o objetivo de Deus quando permite que nos venha a tristeza é que tenhamos arrependimento, vontade de mudar e melhorar a vida.

Joel 2.17 – Precisamos nos converter ao Senhor com choro, emoção e vontade de não errar mais. Isso é arrependimento.

Tiago 4.9 e 10 – Deus quer transformar o nosso prazer pelo pecado em choro de arrependimento.

João 16.7-13 – O Espírito Santo é que convence as pessoas de seus erros e Ele é consolador e conselheiro.

IV – O CONSOLO

Em Deus há um consolo para toda tristeza.

Mateus 5.4 – Quando temos Jesus no coração, até quando choramos somos felizes porque seremos consolados pelo próprio Deus.

Apocalipse 7.17 – Quando conhecemos a Jesus, o cordeiro de Deus e somos apascentados por Ele, recebemos o consolo divino.

Salmo 58.8 – Deus conhece nossas lágrimas, os nossos sofrimentos, guarda tudo com Ele, por isso podemos derramá-las perante o Senhor, pois Ele ouve a voz do nosso choro (Salmo 6.8).

João 20.11 a 17 – Jesus nos pergunta: “Por que choras?” se o Senhor chorou por nós, morreu por nós e ressuscitou vencendo a própria morte. E hoje em Cristo somos mais que vencedores.

Isaías 25.8 e 9 – para aqueles que esperam em Deus há um fim para a tristeza e uma eternidade para a alegria.

IV – ALEGRIA X TRISTEZA

Na vida de todos, crentes e não crentes há estas duas coisas: Alegria e tristeza (que são passageiras), pois uma pessoa feliz pode ter momentos de tristeza e uma pessoa infeliz pode ter momentos de alegrias. A diferença está na pessoa e não nos problemas que enfrenta porque quem vive com Deus reage de forma diferente de quem não tem o Senhor.

Eclesiastes 3.4 – Há tempo para chorar e há tempo para rir e tudo é passageiro, então quando estamos tristes podemos saber que virá o tempo da alegria e quando estamos felizes devemos vigiar para não provocar tristezas. Enquanto uma pessoa está bem, há sempre alguém que esta mal.

Romanos 12.15 – a vida cristã é cheia de lágrimas e sorrisos porque nos alegramos muito com as vitórias dos outros e também choramos quando vemos alguém sofrer, mas a paz permanece. Nós somos usados por Deus para consolar e alegrar outras pessoas.

Salmo 30.5 – o choro e a tristeza para o cristão é passageira como a noite, e a alegria tão linda como o amanhecer.

Provérbios 14.12- 14 - a alegria no mundo pode durar uma noite de festa, mas a tristeza, a ressaca, a dor de cabeça, o peso de consciência... vêm ao amanhecer.

João 16.20 e 33 – qualquer tristeza que soframos se transformará em alegria porque o Senhor venceu o mundo.

V- A HERANÇA

Há sempre uma recompensa para todos que choram.

Salmo 126.5 e 6 – aqui na terra, colhemos frutos que as nossas lágrimas regaram a semente, somos premiados com aquilo que tanto desejamos e choramos diante do Senhor e podemos ver “a bondade do Senhor na terra dos viventes” ( Salmo 27.13).

MATEUS 22.13 e 25.41  - o inferno é lugar de choro e ranger de dentes num fogo eterno como recompensa para quem se alegrou com o mundo e fez as pessoas chorarem.

APOCALIPSE 21.4 - quando chegamos ao céu da glória, lá não haverá nem choro, nem tristeza e nem dor e essa é a recompensa para aqueles que choraram buscando alegria do Senhor que é a nossa força.

Derrame-se diante de Deus!

CONCLUSÃO

   Este mundo insensível muitas vezes faz que nós também sejamos levados por este sentimento. Ainda assim, sempre passamos por situações onde nossa única reação é chorar. Todos têm motivos de tristeza em sua vida ou na vida de seus entes queridos.
Jesus nos avisou que a vida cristã não é um mar só de rosas, há espinhos também, mas apesar das lutas, dificuldades e provações o Senhor nos deu uma paz muito grande e muito diferente da pouca paz que o mundo pode dar. A paz de Deus prevalece mesmo na angústia.

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp