Encontros e Reencontros com Jesus

Lucas 5.1-11 – João 21.1-17

-Introdução: Você se lembra quando teve seu primeiro encontro com Jesus? Como foi aquele momento? Qual foi a data e o lugar? Esses são dados importantes para nossa vida espiritual.
Embora tenha crescido frequentando a igreja, me converti no dia 26 de Fevereiro de 1995 num retiro de carnaval em uma escola da cidade de Carangola/MG.
Contudo, não podemos viver de passado. Da mesma forma que quando conhecemos uma pessoa e depois do primeiro encontro, sempre vêem outros reencontros de maneira que passamos a conviver juntos, também precisamos ter um reencontro com Jesus até viver uma vida de intimidade com Ele.
 Você já teve um encontro com Jesus?
Vamos refletir na experiência de Pedro com Jesus e seus dois chamados nos dois milagres da pesca milagrosa e aprender sobre a necessidade de se encontrar com Cristo continuamente:

1- O primeiro encontro, CONVERSÃO: Lucas 5.1-11
Neste primeiro encontro com Jesus, conhecido como ‘a pesca maravilhosa’, Pedro foi chamado para seguir a Jesus deixando suas redes para trás.
a) Lavar as redes:
v.2: estavam desanimados por que não tinham pescado nada e já saíram do barcos e lavavam as redes provavelmente da sujeira acumulada nela. Peixe mesmo que é bom, não conseguiram pegar nada. Depois de uma noite de trabalho eles não pegaram nada. Iam para casa famintos e sem levar alimento.
Em muitos momentos em que estamos desanimados é preciso lavar as nossas redes por que estão sujas e já não apanham mais nada. É tempo de se santificar e lavar o coração de todo o pecado.
b) Deixar Jesus entrar no barco:
v.3: Jesus entra no barco. Para Pedro era um estranho que vem chegando sem pedir licença. Mal sabia que era o Dono dos céus e da terra. Jesus educadamente o pede para afastar um pouco o barco da margem e se sentou para falar dali ao povo.
Ficar apenas desanimado não resolve. É preciso reavaliar a vida e começar tudo de novo. Isso só é possível se Jesus entrar em nosso barco.
b) Lançar as redes sob a Palavra de Cristo:
v.4: de repente, após o sermão, Jesus manda Pedro lançar as redes novamente.
v.5: Tudo era contrária à pescaria naquele dia. Eles já tinham testado de tudo em cada cantinho e não pegaram nada. Pedro quis justificar, mas acreditou e disse a Jesus que “sob a tua palavra lançarei a rede”. Sábias Palavras.
v.6,7: um milagre aconteceu, os peixes quase romperam as redes, quase afundaram os barcos. Isso não é história de pescador e á palavra de Deus.
Quando Jesus nos manda fazer algo, não podemos questionar, precisamos obedecer rápido. Jesus sabe o que faz e às vezes nos manda fazer coisas que não achamos lógicas por que quer nos ensinar a viver pela fé.
d) Confessar os pecados e aceitar o chamado
v.8,9: Pedro e seus amigos ficaram mais assustados em ver a pesca maravilhosa, do que quando Jesus mandou eles lançarem as redes.
v.10: Jesus chamou Pedro para ser um ‘pescador de almas’ e ver coisas mais impressionantes ainda do que já tinha visto naquela hora.
v.11: Pedro deixou tudo. Deixar para trás um barco vaso sem pescar nada é fácil, mas deixar tudo quando as redes estão transbordando é difícil.
Quando aceitamos Jesus devemos deixar algo para trás. O que você deixou para trás ou o que está te prendendo que você deve deixar para trás? Precisamos nos aproximar de Jesus reconhecendo que somos pecadores.
A partir do momento em que somos chamados, Jesus nos dá uma tarefa: pescar vidas para o evangelho.

Você já teve um encontro com Jesus?

Jesus quer se encontrar com você!
                        
2- O segundo encontro, RENOVAÇÃO: João 21.1-17
Neste segundo encontro parece que toda a cena da primeira vez se repete, porém em novas circunstâncias. Pedro já conhecia Jesus, mas na última vez que O viu, havia negado sua fé, então pensou que nunca mais seria aceito por Ele. Mas Jesus preparou tudo e esperou aquele momento para chamar a Pedro novamente.
a)      Estresse, confusão, fome e desânimo:
v.3: Pedro estava estressado ao dizer ‘vou pescar’. Seria o mesmo que dizer que não mais seria um pescador de almas. Ele estava deixando tudo para traz e voltando ao passado antes de conhecer Jesus.
v.4: Não conheceram a Jesus quando viram alguém na praia com peixes assando. Ficaram confusos pensando: ‘quem é esse?’, ‘onde ele conseguiu peixe?’.
v.5: Estavam com fome, pois não havia pescado nada.
b) Jesus repete o milagre:
v.6: como da primeira vez Jesus manda lançarem a rede à direita e eles o fizeram. Tudo isso era para que se lembrassem daquele primeiro dia que o viram.
v.7: eles reconhecem Jesus quando vêm as redes cheias. Não sabiam se olhavam mais para os peixes ou para Jesus que sorria da praia. Pedro vestiu-se e lançou-se ao mar ao encontro do Mestre.
c) A refeição:
v.9,10: Jesus já havia preparado tudo para aquele café da manhã. Os esperava com peixes frescos assados e pães. Ainda pediu para trazer mais peixes para aumentar a comida.
v.12,13: Eles comeram com o Mestre. O momento de refeição era muito lembrado pelos discípulos. Eles reconheciam seu modo de partir o pão (Lucas 24.30-32). Era algo inesquecível. Quando momentos haviam partido o pão com o mestre! E a multiplicação de pães e peixes! Jesus os lembrou através daqueles gestos que estaria disposto a fazer tudo de novo (Mateus 14.13-21).
d) Um novo chamado:
v.15-17: Há um jogo de palavras neste texto. No grego bíblico agaph = ágape, que significa Amor de Deus ou Amor Divino. O outro termo usado é filia = philia, que significa amizade ou gostar de alguém.
Então a conversa foi assim:
v. 15: Jesus disse: Pedro você me ama com Amor Divino (ágape)mais do que estas outra pessoas?
Pedro respondeu: sim Senhor, tu sabes que eu te gosto (philia).
v.16: novamente Jesus disse: Pedro você me ama com Amor Divino (ágape)?
Pedro respondeu: sim Senhor, tu sabes que eu te gosto (philia).
v.17: Pela terceira vez Jesus perguntou (mas diferente, trocando as palavras): Pedro você gosta de mim (philia)?
Pedro ficou triste por que Jesus perguntou pela terceira vez, trocando as palavras, então respondeu: sim Senhor, tu sabes que eu te Amo com Amor Divino (ágape)!
Três vezes Pedro negou Jesus e três vezes Jesus lhe perguntou se o amava para lhe dar a oportunidade de se reconciliar com Ele. Três vezes Jesus também chamou a Pedro para buscar almas dizendo ‘apascenta meus cordeirinhos’, pois ele não seria feliz pescando, mas sim ganhando almas para Cristo.

Se você já teve um encontro com Cristo mas desanimou na fé saiba que Ele perdoa seus pecados, renova os milagres em sua vida e te chama novamente para ganhar almas.

Jesus quer ter um reencontro com você!
Você já teve um reencontro com Cristo!
-CONCLUSÃO:
Quando Jesus nos chama para ser ‘pescadores de almas’ ou para ‘apascentar cordeirinhos’, significa que teremos uma vida de convivência com Ele.
Jesus quer que tenhamos um relacionamento íntimo com Ele. Se você nunca teve esse encontro cm Jesus, Ele está te chamando pela primeira vez agora. Se você já teve este encontro com Jesus e desanimou na fé, Jesus te chama a voltar ao primeiro amor (Apocalipse 2.4) de quando você aceitou a Jesus e se dedicava a pescar almas.
Todos os milagres que Jesus já realizou em sua vida Ele quer repetir e todos os seus pecados Ele quer perdoar inteiramente. Ele te ama por isso te chama a cada dia.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

10 comentários:

  1. É realmente uma pregação maravilhosa, Pastor!
    O Senhor te abençoe e te guarde sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito abençoado seu Blog,que DEUS continue te dando este maravilhoso dom de levar a palavra Dele.Paz.

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe sua vida pastor são muito edificantes sua mensagens creio que Deus é na tua vida tenho tirado outras mensagens de seus temas sou Presbitero e tambem levo a mensagem de nosso Deus fique na santa paz!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que Deus continue derramando a unção que o leva a ministrar, através das mensagens deste blog. A Paz de Cristo!Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Apaz do senhor pastor amei a maneira clara que vc relatou essa mensagen estou me preparando para levar uma pregacao na minha igreja pela primeira vez tenho procurado varias mais vou me basear nessa confiante em Deus . que deus continue te abencoando

    ResponderExcluir
  6. Pastor parabéns, pois tuas mensagens são simples e aos mesmo tempo reveladoras, estarei usando algumas delas na minha Igreja e também em nosso programa de rádio que temos em nossa cidade. Sou pastor Batista, em Bom Jesus do Galho-Mg.

    ResponderExcluir
  7. Realmente este blog tem UNÇÃO!!!!!!!!!! ja add nos favoritos rsrsr Sejam todos abençoados


    Em Nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  8. Eu precisava ouvir isto no dia de hoje, agradeço a Deus e o Espírito Santo por ter usado o Sr. Pastor para transmitir a mim, pequenino pecador, a tamanha e grandiosa misericórdia de Deus para conosco, Deus te abençoe abundantemente e lhe use cada dia mais em nome de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  9. nao resta duvidas em meu coraçao que JESUS CRISTO EO FILHO DE DEUS que nois ama ele eo amor ha compaixao eo perdao de DEUS nas nossas vidas aceite JESUS enquanto ha tempo ele te espera

    ResponderExcluir
  10. Linda mensagem!

    Porém, observar que Pedro, no verso 17, não responde que tem ágape por Jesus, mas ainda philia, terceira vez. O sentido aqui é que Pedro, despedaçadopor ter negado a Jesus, ainda não poderia afirmar que tinha ágape por Jesus, aquele amor que Jesus quer que todos tenhamos uns pelos outros. Pedro precisaria recomeçar.

    O texto orginal interlinear (grego-inglês) está em http://biblehub.com/interlinear/john/21-1.htm.

    Deus abençoe

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.