A Realidade Espiritual

-Tema: VIDA CRISTÃ

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. I Tessalonicenses 5.23

-Introdução: Um iceberg flutuando no mar. Ignorar sua presença é um risco iminente. Subestimar seu tamanho também é muito perigoso. Embora consigamos ver só a superfície, grande parte desta gigantesca pedra de gelo está submersa.
O iceberg ilustra a realidade espiritual. A parte visível simboliza o físico. A linha de água, que se move, representa as emoções. A parte submersa debaixo da água é como o nível espiritual que não pode ser visto, mas existe e influencia todo o restante.
O texto de I Tessalonicenses 5.23 mostra com clareza sobre s integralidade do ser humano, quando diz que Deus quer nos santificar “em tudo; o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros”. O inimigo quer “roubar, matar e destruir” (João 10.10) o ser humano para tirar parte do que Deus fez e com isso nos deixar incompletos.

Você está inteiro?

Podemos refletir sobre os níveis da realidade espiritual:

1- Nível FÍSICO:

A primeira parte do ‘iceberg espiritual’ é o que fica à tona, visível acima da água, que é o corpo físico.
O inimigo tem roubado a parte física do ser humano influenciando práticas que destroem o corpo, como vícios e outras obras da carne como “bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas (Gálatas 5.21). Além disso, muitas pessoas estão sendo mutiladas por causa da vaidade, em cirurgias plásticas exageradas que podem custar a própria vida.
A palavra de Deus nos ensina que devemos apresentar o nosso “corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Romanos 12.1) e também que o nosso corpo é templo do Espírito Santo (I Coríntios 3.16), amando ao Senhor com toda a nossa força física (Marcos 12.30).
Dedique seu corpo a Deus!

ASSISTA:
 

2- Nível EMOCIONAL:

A primeira parte no iceberg é o que está na linha da água balançada pelas ondas. Esta parte representa a alma, que á nossa ‘psique’ ou personalidade. Todas as almas pertencem a Deus (Ezequiel 18.4), então devemos entregar nossas almas ao Senhor.
Através da alma podemos perceber o nosso corpo com seus sentidos. Mas também é através da alma que entendemos o lado espiritual, quando conhecemos a Palavra de Deus que “penetra até ao ponto de dividir alma e espírito” (Hebreus 4.12).
O inimigo tenta ceifar as almas das pessoas. Com isso influencia com muitos costumes mundanos e pecaminosos. Quando a pessoa já está acostumada a fazer coisas erradas, tem dificuldades de mudar. Por isso o mundo tem treinado as pessoas para viver em pecado e depois não conseguir mais viver sem ele.
Jesus Cristo veio para nos dar “vida em abundância” (João 10.10) restaurando totalmente o nosso ser. Salvar nossa alma também significa resgatar nosso ser, caráter, temperamento e personalidade libertando de todas as mentiras do diabo (João 8.32).
Sua alma pertence a Deus!

3- Nível ESPIRITUAL:

A parte submersa do ‘iceberg espiritual’ representa o nosso espírito que é invisível. Somos seres espirituais, por mais que não percebamos.
Quando a humanidade pecou, perdeu-se o elo entre Deus e o homem por causa do pecado (Romanos 3.23). Somente através da salvação em Jesus Cristo podemos receber o Espírito Santo (I Coríntios 12.3) que nos retorna à comunhão permanente com o Senhor.
O nível espiritual é muito maior que o físico, que é limitado e o emocional, que é temporal. A realidade espiritual vai muito além de tudo que pode ser visto ou percebido (II Coríntios 5.7). Precisamos abrir nossos olhos espirituais para perceber o mundo espiritual e não lutar carnalmente (II Coríntios 10.4,5).
O plano do inimigo é fazer com que as pessoas vivam como se a vida fosse somente o que podem ver ou sentir, ignorando a realidade espiritual. Por isso tantos são enganados pelo diabo. Precisamos de discernimento espiritual “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios (II Coríntios 2.11). Deus quer que seu povo seja santo, sábio e cheio de autoridade para repreender tudo que é maligno (Tiago 4.7).
Você é um ser Espiritual!

Viva espiritualmente!

-CONCLUSÃO: Gálatas 5.16-24
O ser humano é como um tripé que não consegue estar em pé se faltar uma parte. Por isso o inimigo quer tirar uma parte para derrubar o ser humano, que odeia por ser à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.27).
Muitas pessoas cuidam de seu corpo se alimentando, dormindo, descansando, etc. Também cuidam de sua alma aprendendo, se comunicando, realizando suas vontades, desejos, etc. Mas esquecem de cuidar de sua vida espiritual se alimentando com a Palavra de Deus (Mateus 4.4).

Vamos despertar espiritualmente!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

13 comentários:

  1. Muito bom. Só faltou uma maneira de compartilhar.
    Priscilla Amorin Sena

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, min ajuda bastante na hora de escolher o tema para apresentar no pg dos lares, Que Deus continuo te abençoando você e sua família.

    ResponderExcluir
  3. Mt bomm eu quero estudar a biblia e esse aplicativo e um bomm estimulo

    ResponderExcluir
  4. Uma bênção que DEUS continue
    abençoando este app mais e mais.
    Amém. Glória a JESUS

    ResponderExcluir
  5. Uma benção para a glória de Deus..!!
    Diác: Gutemberg Sousa

    ResponderExcluir
  6. É uma bênção eu gostei muito e aprendi muito também, que Deus continui abençoado este app e que muita gente venha a baixa ele e venha aprender mas de Deus...! Éuma bênção glória a Deus.

    ResponderExcluir
  7. É verdade temos que nos manter de pé diante de deus sem deixá que nosso inimigo nos derrube.

    ResponderExcluir
  8. Como eu poderia escolher um louvor para combinar com esse tema??? Infantil o louvor...

    ResponderExcluir
  9. Nossa como ah palavra de Deus é linda eu vou seguir em frente a minha alma anceia por ah palavra de Deus como uma Corsa ansei por água

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.