De volta ao Cenáculo

Tema: RECONCILIAÇÃO

homem de joelhos orando

João 20.19-29
Introdução: O Cenáculo era o lugar onde os primeiros cristãos se reuniam. Uma sala no andar superior de uma casa, reservado para momentos especiais e para oração (Atos 20.8,9). Foi ali que Jesus celebrou a páscoa com seus discípulos e estes permaneceram em oração após a ressurreição de Cristo (Lucas 24.49), até receber o Espírito Santo no pentecostes (Atos 2.1).
Os discípulos estavam com medo e por isso ficaram com as “portas trancadas” (v. 19 e 26). Jesus apareceu ali duas vezes no primeiro dia da semana para se manifestar aos seus seguidores. Mas Jesus não bateu na porta, entrando de forma milagrosa para aparecer aos discípulos. Aquele lugar já tinha sido cedido a Jesus antes (Marcos 14.15), por isso não precisou bater na porta.
Muitas vezes fechamos a porta do nosso coração, que é o nosso Cenáculo, o segundo andar de nossas vidas. Isso acontece por causa do medo, como os discípulos ou e incredulidade, como Tomé. Mas Jesus pode entrar quando quiser depois que o entregamos a Jesus para entrar (Apocalipse 3.20).
Em sua vida há um Cenáculo preparado para Jesus. O segundo andar é o nível espiritual, quando subimos à presença de Deus em oração. Mas às vezes descemos ao nível terreno, carnal ou racional. Jesus quer voltar ao Cenáculo de seu coração.


Você fechou a porta do coração?

Vamos meditar no que acontece quando Jesus volta ao cenáculo do coração:

1- Cristocêntrico: v.19 e 26 “pôs-se no meio”.

As duas vezes que Jesus apareceu surpreendendo seus discípulos, colocou-se no meio deles. Este ato significa que Cristo deve ser central em nossas vidas. A Igreja precisa ser mais cristocêntrica, ou seja, mais voltada para Jesus do que para sua denominação.
Quando Jesus volta ao Cenáculo de sua vida, passa a ser o centro de tudo. Aprendemos a buscar “em primeiro lugar o seu Reino e sua justiça” (Mateus 6.33).
Jesus deve ser central em seu viver!

2- Paz: v.19, 21 e 26 “disse-lhes: Paz seja convosco!”.

Jesus declarou sua paz três vezes aos seus discípulos. Este era o cumprimento usado por todos. A palavra Shalom tem o sentido de paz no âmbito integral do ser humano, com significado de completo ou satisfação.
Quando Jesus volta ao Cenáculo de sua vida, a paz volta a reinar em tudo que fizer. Jesus nos deu sua paz, que é muito melhor que a paz temporária deste mundo (João 14.27). A pessoa que fecha a porta de seu Cenáculo começa a viver atribulada pelas dificuldades deste mundo, mas quando volta, Jesus lhe restitui a sua verdadeira paz.
Jesus quer trazer paz de volta à sua vida!

3- Alegria: v.20b “Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor”.

Ao perceberem que se tratava do Mestre Jesus, os discípulos ficaram maravilhados. Sentiram uma alegria extasiante ao ponto de não conseguir responder à saudação do Senhor, que precisou repetir seu cumprimento.
Quando Jesus volta ao Cenáculo de seu coração, logo tira todo medo e traz alegria. Uma pessoa triste fica fraca e desanimada, mas quando recebe “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10). Então volte à presença do Senhor, que te fortalece (Filipense 4.13).
Jesus quer trazer alegria à sua vida!

4- Missão: v.21 b “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”.

O propósito desta manifestação de Jesus é reafirmar seu chamado aos discípulos. Mais uma vez está enviando seus apóstolos para pregar o evangelho. Não poderiam se esquecer deste projeto do Senhor para suas vidas.
Quando Jesus volta ao Cenáculo de sua vida, logo capacita para realizar sua obra na terra como parte de seu corpo, que é a Igreja (I Coríntios 12.27). Se você deixou de realizar o seu chamado e abandonou seu ministério na Igreja, volte “porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” (Romanos 12.29). Jesus continua contando com você para ser um trabalhador de sua seara (Mateus 9.38).
Jesus te chama para uma missão de novo!

5- Poder: v.22 “havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”.

Como Jesus havia comissionado seus discípulos, precisava fortalecer suas vidas. Neste momento, o Senhor soprou e ministrou o recebimento do Espírito Santo. Embora nada de visível tenha acontecido naquela hora, o poder espiritual estava liberado sobre aqueles crentes que deveriam permanecer em oração até o momento que o Espírito se derramasse sobre eles (Lucas 24.49).
Quando Jesus volta ao Cenáculo do coração, o poder do Espírito Santo é renovado sobre sua vida. Mesmo um cristão que tenha esfriado espiritualmente, se torna fervoroso com esta unção. Não tem como fazer a obra de Deus sem o poder do Espírito Santo (Atos 1.8).
Jesus quer renovar seu poder sobre você!

6- Perdão: v.23 “Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos”.

Jesus operou a obra da justificação na cruz (Efésios 2.16), perdoando os pecados de toda a humanidade. Agora ensina seus discípulos a fazer o mesmo “perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou (Efésios 4.32). Jesus estava não estava falando apenas de pedir perdão a Deus e sim de perdoar ao próximo.
Quando Jesus volta ao Cenáculo de nossas vidas, recebemos o poder para perdoar e pedir perdão. Esta é uma marca de um verdadeiro cristão. Se você estiver na presença de Jesus conseguirá perdoar seu próximo sabendo que muito mais Jesus te perdoou (Hebreus 12.2). Pessoas que não perdoam é porque não aceitaram o perdão de Jesus. Quem conhece o perdão de Deus sabe perdoar.
Jesus te ajuda a perdoar seu próximo!

7- : v.29 “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”.

A segunda vez que Jesus apareceu no Cenáculo onde estavam os discípulos foi no próximo domingo, oito dias depois de sua ressurreição (v.26), foi principalmente porque estava faltando alguém. Tomé não havia participado na última reunião, por isso não viu Jesus e duvidou (v.24,25). Jesus apareceu e se dirigiu diretamente a ele (v.27), que acreditou imediatamente declarando “Senhor meu e Deus meu! (v.28).
Quando Jesus volta ao Cenáculo do coração, voltamos a ter uma fé pura e dedicada a Deus. Muitas vezes Jesus nos encontra fechados e incrédulos. Muitas vezes ficamos no andar inferior e terreno do racionalismo e da lógica humana. Mas a fé não é visível (II Coríntios 5.7) e nem palpável (Hebreus 11.1). A verdadeira fé é sobrenatural. A única coisa que a fé se baseia é na Palavra de Deus (Romanos 10.17). Por isso muitos crentes deixam de ler a Bíblia e de orar e se esfriam na fé.
Jesus quer renovar sua fé!

Volte, Jesus está te esperando!

CONCLUSÃO

Jesus quer entrar de novo em seu coração. Um dia você abriu sua vida e deixou que se tornasse o seu Senhor e Salvador (Romanos 10.9,10). Agora Jesus entra, mesmo sem bater na porta e te surpreende com sua presença. Ele nunca te abandonou.
O Cenáculo é o lugar secreto de portas fechadas onde Jesus quer nos encontrar em oração (Mateus 6.6). Não feche a porta do seu coração (Hebreus 8.3,15). Volte ao segundo andar, Quando voltamos ao Cenáculo, ao segundo andar, que é o nível espiritual, também voltamos ao “primeiro amor” (Apocalipse 2.4).

Não feche a porta de seu coração!

______________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp