Três jovens na cruz

Tema: JUVENTUDE

calvário três cruzes

Lucas 23.39-43

Introdução: Jesus tinha 33 anos quando foi crucificado (Lucas 3.23), portanto era um jovem. Os dois malfeitores ao seu lado provavelmente também eram jovens como Jesus. Naquele tempo a expectativa de vida que era muito baixa¹, principalmente entre os homens devido a guerras, doenças e o alto índice de violência.
Esta cena dos três jovens pendurados nas suas cruzes nos ensina muito sobre a juventude. A conversa entre eles nos revela coisas que se passam em ‘papo de jovem’. O certo é que estavam na cruz e cada um tinha o seu motivo para estar ali. Tantos jovens hoje também estão sendo crucificados pela violência, drogas, suicídio e acidentes de trânsito levando-os a morte precoce entre 15 e 24 anos². No Brasil “32 jovens de até 19 anos são assassinados todos os dias”3.


Jovem, você está levando a sua cruz?

Vamos meditar sobre as três cruzes destes jovens:

1° jovem à A cruz da DELINQUÊNCIA: v.39

A atitude acusativa e de escárnio do primeiro malfeitor sobre a cruz desafiando a Jesus, já revela sua falta de temor. Este jovem cometia delitos, tornando-se um delinquente, um criminoso. O motivo de este jovem estar ali era para pagar por seus próprios erros. Mas ele estava diante de alguém que poderia o absolver da condenação eterna e não acreditou.
Quando pecamos estamos sendo delinquentes por causa de nossos delitos e pecados. Também somos dignos da cruz. Por isso precisamos aprender a ser jovens humildes reconhecendo que somos pecadores (Romanos 6.23). Também não devemos cair na armadilha do orgulho, que é uma característica satânica, nem ser escarnecedor das coisas de Deus (Salmos 1.1,2).
Muitos jovens estão sofrendo na cruz da delinquência caindo no mundo do crime, do vício e da prostituição. Somente se clamar ao Cristo, que também levou uma cruz ainda sendo jovem, pode ter alívio de seu fardo de pecados (Mateus 11.28).
Jovem, fuja do pecado. Não seja um delinquente!

2° jovem à A cruz da INCONSEQUÊNCIA: v.40

O segundo jovem tentou defender Jesus reconhecendo sua justiça e repreendeu o primeiro que estava debochando de Cristo. Esta sua atitude mostra que era um bom rapaz. Mas porque estava ali? Certamente havia cometido algum crime, por isso foi chamado de malfeitor e ladrão (Marcos 15.27,28). Ou então estava mal acompanhado fazendo coisas erradas com pessoas perigosas. Isso nos mostra que não media as consequências de seus atos. Mesmo sendo um bom rapaz, caiu em armadilhas que o levaram ao mal caminho.
Muitos jovens hoje também estão influenciados por más companhias (I Coríntios 15.33). Não pensam que terão consequências de seus atos, achando que ninguém está vendo ou não serão descobertos (Marcos 4.22).
Esta inconsequência tem crucificado muitos jovens após um primeiro trago ou gole que os prende em vícios permanentes. Relacionamentos descomprometidos e causando doenças venéreas tem adoecido e matado muitos jovens que chegam até mesmo ao suicídio. Além disso, brincadeiras no trânsito e o prazer pela velocidade têm ceifado milhares de vidas.
 Jovem, pense antes de agir. Não seja um inconsequente!

3° jovem à A cruz da OBEDIÊNCIA: v.41-43

Este terceiro jovem era Jesus. Não estava ali por nenhuma delinquência ou inconsequência e sim por obediência a Deus (Filipenses 2.8). Aquela não era de Jesus e sim para Barrabás (Marcos 15.7-15). Jesus assumiu o lugar de Barrabás e de todos nós pecadores (Lucas 23.33,34). Talvez Barrabás tenha pensado que levou a melhor, mas quem venceu foi Jesus que derrotou a própria morte (I Coríntios 15.54,55).
A cruz que antes era um símbolo de maldição se tornou um sinal de bênção para nós através do perdão de nossos pecados oferecido por Jesus crucificado (Gálatas 3.13). Jesus viveu entre nós e nunca pecou (Hebreus 4.15). Foi obediente ao propósito Divino para a humanidade se entregando por amor (João 3.16). A cruz da obediência é uma bênção para o jovem que leva sua cruz ao abrir mão do pecado e seguir a Cristo (Marcos 8.35).
A morte de Jesus foi para que todos outros jovens, também crianças, idosos, homens e mulheres de todas as nações e épocas sejam alcançados pelas boas novas do evangelho (Mateus 28.19). Por isso Jesus é o único que pode livrar o jovem da delinquência ou inconsequência.
Jovem, escolha a cruz da obediência!

Jesus leva sua cruz, jovem!

CONCLUSÃO

A vida destes três jovens nos exemplifica as cruzes que a juventude pode enfrentar. A cruz da Delinquência tem sido carregada por tantos que desejam fazer tudo que querem. A cruz da Inconsequência tem sido levada por muitos que não pensam antes de agir e estão sendo enganados pelas mentiras do mundo. Já a cruz da obediência foi levada por Cristo e pode ser tomada por todos que seguirem o seu exemplo com a garantia de receber a recompensa da glória (II Coríntios 4.17).
Qual cruz você vai escolher?

Escolha a cruz a obediência!

______________________________
² http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2014/Mapa2014_JovensBrasil_Preliminar.pdf
³ http://especial.caritas.org.br/2012/10/17/nos-ultimos-dez-anos-assassinatos-de-jovens-aumentaram-580-brasil/

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp