Esperança da Vida Eterna

-Tema: SALVAÇÃO
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna”. João 6.47
-Introdução: A vida eterna sempre fez parte do propósito de Deus para a humanidade (Eclesiastes 3.14), mas por causa do pecado Deus guardou a árvore da vida (Gênesis 3.22). Somente em Cristo Jesus podemos agora conhecer a manifestação da Vida Eterna novamente sendo livres da morte e do pecado (I João 1.2).

Você tem certeza da Vida Eterna?

Podemos aprender mais sobre a esperança da Vida Eterna:

1- O que é a Vida Eterna

João 17.3 “E a vida eterna é esta; que te conheçam, a ti só, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.
Acreditamos que a vida eterna é voltar a viver além da morte. Mas gastaríamos muito tempo para explicar o que é a vida eterna e mesmo assim não seria possível dizer tudo a respeito, pois os detalhes fazem parte dos mistérios de Deus (Deuteronômio 29.29).
Podemos resumir alguns pontos a respeito da Vida Eterna:
a) Fruto do amor de Deus: somente pela misericórdia Divina que amou a humanidade ao ponto de entregar seu Filho Jesus Cristo para nossa salvação é que podemos “não perece, mas tem a vida eterna” (João 3.15,16).
b) Dom de Deus: Deus é eterno (Deuteronômio 33.27) e, portanto o único que pode conceder a eternidade. O próprio Jesus é “o verdadeiro Deus e a vida eterna” (I João 5.20). Jesus tem o poder de nos dar a vida eterna (João 17.2).
c) Gratuita: a Vida Eterna é de Graça (Romanos 6.23). Mesmo embora sejamos carnais e pecadores, por isso um dia morreremos, mas pela graça de Deus que nos salva poderemos receber a vida pela ressurreição (Daniel 12.2) quando “estaremos para sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4.16,17).
d) Vontade de Deus: Doar a vida eternamente para nós pecadores é o maior desejo de Deus, “porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho, e crê n’Ele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6.40). Deus não quer que ninguém se perca e por isso nos oferece a vida novamente (Lucas 19.10).
O propósito de Deus para todos os seus filhos é que vivam para sempre junto com o Senhor. Então desde o momento em que estamos na presença de Deus já estamos começando esta nova vida.
Somente na presença de Deus existe Vida Eterna!

2- Como alcançar a Vida Eterna

João 5.24 “Na verdade, na verdade vos digo que, quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.
Duas pessoas fizeram esta pergunta a Jesus. Quando um intérprete da lei perguntou a Jesus como receberia a Vida Eterna, o Mestre lhe contou a parábola do bom samaritano orientando-o a viver em amor (Lucas 10.25-37). O jovem rico também fez a mesma pergunta a Jesus que lhe desafiou a deixar tudo o que tem em favor dos necessitados, mostrando que além de amar ao próximo devemos deixar de amar as coisas deste mundo (Lucas 18.18-30).
Recebemos a Vida Eterna quando reconhecemos a Jesus como Senhor (João 17.3) e passamos a viver “em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos” (Tito 1.2).
Neste texto Jesus deixou claro duas coisas que são necessárias para receber a Vida Eterna:
a) Fé: a primeira condição para receber a Vida Eterna é acreditar, pois “aquele que crê no Filho tem a vida eterna” (João 3.36). Precisamos acreditar em Deus não somente para receber bênçãos e sim “crer nele para a vida eterna” (I Timóteo 1.16). Não é algo forçado intelectualmente e sim uma esperança que flui do interior de quem tem fé (João 4.14). A Vida Eterna é uma promessa garantida por Jesus “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão-de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10.28). Isso significa que quando cremos para a salvação, entregando nossas vidas a Jesus como Senhor e Salvador, logo recebemos a vida eterna.
b) Palavra de Deus: Quando aprendemos a Palavra ficamos sabendo que somos herdeiros da vida eterna. O propósito do Evangelho é “...para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” (I João 5.13). A própria mensagem da Bíblia são “palavras de vida Eterna” (João 6.68). Ao estudar as Escrituras estamos alimentando nossa fé (Romanos 10.17) e buscando o conhecimento de Jesus e da vida eterna (João 5.39).
Na verdade não somos nós quem alcançamos a eternidade, que seria inalcançável para nós pecadores. Nós é que fomos alcançados pela Graça de Deus que nos deu “vida e vida em abundância” (João 10.10).
Creia na Palavra de Deus e receba a Vida Eterna!

3- O que devo fazer

Tito 3.7 “Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna”.
Na verdade Jesus já fez tudo e quando morreu na cruz declarou "está consumado" (João 19.30). Mas Paulo orientou a Timóteo: “toma posse da vida eterna” (I Timóteo 6.12), por isso também acreditamos que devemos buscar esta confiança da Vida Eterna. Não podemos receber “a graça de Deus em vão” (II Coríntios 6.2), nem podemos pensar que sejamos melhores que os outros porque fomos salvos pois somos salvos pela Graça (Efésios 2.8).
O que devemos fazer então como herdeiros da vida eterna?
a) Agradecer a Deus: celebramos a Vida Eterna na Santa Ceia, pois Jesus disse que “quem come a minha carne, e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6.54).
b) Perseverar: continuar nesta mesma fé e na Palavra de Deus, “conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia do nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna” (Judas 1.21).
c) Testemunhar: o testemunho em nossas vidas mostra que somos pessoas que viverão para sempre com Deus (I João 5.11).
d) Santificar: lutamos contra o pecado que traz a morte e buscamos nos santificar para receber a vida eterna (Romanos 6.22).
Devemos viver neste mundo esperando a eternidade, por isso abrimos mão de muitas coisas em prol da vida eterna (João 12.25). Esta é a maior bênção que podemos receber.
Nunca saia da presença de Deus que te salvou!

Jesus quer te dar a Vida Eterna!

-CONCLUSÃO: I João 2.25 “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna”.
Nunca podemos esquecer esta mensagem da salvação e da vida espiritual na presença de Deus. Embora Jesus nos cure, restaure, liberte e livre de todo mal aqui nesta terra, sua maior promessa é nos fazer viver eternamente em sua presença. Não podemos ser cristãos que pensam somente em bênçãos terrenas, pois "se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens" (I Coríntios 15.19).
Creia e receba a Vida Eterna em Jesus!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

16 comentários:

  1. Gostei muito! Aprende bastante glória a DEUS . E SEMPRE BOM MEDITAR NAS ESCRITURAS APRENDEMOS MAIS DE DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Amei este estudo, que Deus seja louvado eternamente amém.

    ResponderExcluir
  3. Muito eficaz para o nosso aprendizado. DEUS te abençoar!

    ResponderExcluir
  4. Tenho ouvido falar que para salvação basta crer...

    ResponderExcluir
  5. minha Fé só aumenta cada dia.. agora vou fica mais sábio na palavra do senhor. Com esses estudos bíblicos... Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  6. Estou aprendendo MUITO Que DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!!!!!esse estudo, aprendi muito.Que Deus te abençoe.Glória à Deus!

    ResponderExcluir
  8. Tô amando to aprendendo muito
    Glória a Deus q ele é dono de toda honra e toda gloria

    ResponderExcluir
  9. Otimo aplicativo gostei muito de tudo aqui e o estudo nota mil gloria Deus obrigado senhor .

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.