O que é Amor?

-Tema: VIDA CRISTÃ
“Aquele que não ama, não conhece a Deus, pois Deus é amor”. I João 4.8
-Introdução: O amor não é apenas um sentimento. Não é uma emoção passageira. Nem palavras bonitas. Na verdade o amor é uma pessoa: Deus. As características do amor verdadeiro não são humanas e sim Divinas. A maior prova de amor foi Jesus se entregar por nós na cruz (Romanos 5.8). Sem a presença de Deus não é possível amar.

Você conhece o verdadeiro Amor?

Vamos refletir no texto de I João 4.7-21 e formar um acróstico com as letras da palavra amor e refletir sobre seu significado:

1- Aceitação:

I João 4.7 “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.
Aceitação é primeira característica do verdadeiro amor é a aceitação. Quem ama aceita o seu próximo como é e não o recrimina, mas perdoa e acolhe. Aceitar não significa concordar com os erros (I Coríntios 13.6) e sim mostrar que a força do amor é muito maior que os problemas, pois “o amor cobre multidão de pecados” (I Pedro 4.10). Somente através do amor de Deus conseguimos aceitar o nosso próximo e amar como a nós mesmos (Marcos 12.31).
O pai do filho pródigo reconheceu seu filho maltrapilho e correu o abraçando, mas logo mandou que lhe dessem vestes novas (Lucas 15.20-22). Isso mostra a sua aceitação e o poder de transformação que a atua pelo amor.
O amor aceita incondicionalmente!

2- Maturidade:

I João 4.9,10 “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”.
O amor nos faz amadurecer para a vida. Ao enfrentar a cruz, Jesus mostrou muita maturidade e firmeza de propósito aceitando, sobretudo a vontade do Senhor (João 17.1-26). Quando olhamos para tudo que Jesus fez por nós através do seu amor, percebemos que por mais que amemos nunca alcançaremos tamanha força para amar. Mas o propósito de Jesus é nos capacitar para este amor sobrenatural.
Algumas marcas da maturidade no amor são:
a) Persistência:
I João 4.16 “E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele”.
Quem ama consegue perseverar porque sabe que o amor não se acaba.
b) Confiança:
I João 4.17 “Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo”.
O amor traz confiança ao coração que se torna esperançoso e sonhador com um futuro melhor.
c) Não ter medo:
I João 4.18 “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor”.
O amor maduro não tem medo e sim coragem de enfrentar as dificuldades.

Por amor aprendemos a perdoar, acolher, suportar e sofrer (I Coríntios 13.7,8). Aprendemos a deixar “coisas de menino” (I Coríntios 13.11) e ser mais maduros emocionalmente por meio do amor que “não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal” (I Coríntios 13.5). O amor imaturo não sabe esperar, se preocupa muito e exige do outro mais que a si mesmo.
O amor nos faz amadurecer!

3- Obediência:

O maior desafio do amor é amar quem não nos ama. Jesus nos amou antes mesmo de o conhecermos. Por isso nos mandou amar até mesmo nossos inimigos (Mateus 5.44). Por isso o amor não é apenas um sentimento. Se fosse uma emoção, na hora da raiva se perderia. O verdadeiro amor passa por crises, mas no fim aprende a obedecer a Deus. Por isso somos testados o tempo todo até onde suportamos amar o nosso próximo.
I João 4.21 “E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão”.
Muitas vezes não sentimos vontade de amar. A ira, desilusão, indignação e outros sentimentos tomam força dentro de nós e achamos que não teremos como amar. Mas quem conhece o amor de Deus sabe que devemos amar por obediência.
Mas o que significa este amor por obediência? É fazer o que Jesus fez e ordenou não somente quando sentimos vontade e sim pela fé de que é o melhor. Mas isso não seria fingimento ou hipocrisia religiosa? Não, se você for sincero com Deus reconhecendo suas dificuldades, mas se rendendo ao que o Senhor nos manda fazer, que é amar.
O amor obedece a Deus!

4- Respeito:

Outra característica do amor é o respeito. Nós não vemos a Deus, mas Ele nos vê o tempo todo e sabe tudo a nosso respeito. Deus nos ama tanto que nos deu liberdade de escolhas na vida, mas nos ensina o seu propósito eterno para cada um de nós que é a vida abundante em Cristo (João 10.10). Jesus veio ao mundo, se colocou em nosso lugar e sofreu as nossas dificuldades até o fim. Este é o maior ato de humanidade e respeito que alguém já teve.
I João 4.20 “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu”.
Respeito não é algo que se impõe. Respeitar alguém é tentar compreender o que sente e pensa. Não vemos o que há dentro do coração do nosso próximo, mas Deus que vê e ama nos ensina a respeitar o sentimento do outro. Uma das piores formas de não amar é a incompreensão e desrespeito.
O amor nos ensina a respeitar!

A essência do Amor está em Deus!

-CONCLUSÃO

Sem Jesus é impossível amar. Então precisamos pedir a Deus que nos ensine e nos ajude a amar. O maior sacrifício foi feito por Jesus na cruz abrindo o caminho para que conheçamos o amor de Deus e sejamos capacitados para amar.
Por isso definimos o amor como:
Aceitação do próximo.
Maturidade para suportar dificuldades.
Obediência quando não sentimos vontade.
Respeito às diferenças.
Este é o desafio do amor: aceitar o outro, ser maduro para vencer tudo, obedecer a Deus e respeitar a opinião do nosso próximo.
Quando não conseguir amar, peça ajuda a Jesus!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

4 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus Cristo irmão!!! Eu estou aprendendo muito com esses esboço que o Senhor Jesus Cristo possa te abençoa todos os dias de sua vida um abraço no seu coração tenho orgulho de aprender mas.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe muito falou muito, é peço a permissão de usa alguns pontos da pregação.

    ResponderExcluir
  3. muito boa palavra sobre amor verdadeiro DEUS abençoe em nome de JESUS.

    ResponderExcluir
  4. Bênção demais, Jesus abençoe vocês.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.