Os livros de Deus

Tema: APOCALIPSE


“e abriram-se os livros...” Apocalipse 20.12
Introdução: O Apocalipse fala de vários livros. Estes livros são registros espirituais. Livros são documentos que testemunham sobre a verdade. Dois tipos de livros estão na terra e outros dois estão no céu.

Quais são os livros de Deus?

Vejamos sobre os livros estão na terra e no céu:

1- Os livros da terra

Os dois livros citados no Apocalipse, mas que estão na terra, ou seja, à nossa disposição são:

- Livro da REVELAÇÃO: Apocalipse 1.11 e 5.1

A Revelação é a mensagem apocalíptica que o Cordeiro de Deus abriu para a Igreja nos últimos dias. Esta revelação está escrita nas profecias Bíblicas, mas também é registrada diante dos nossos olhos todos os dias. Enquanto as profecias são cumpridas, mais se revela para nós como Palavra de Deus.

- Livro da PALAVRA: Apocalipse 10.2,8-10

A Palavra de Deus é o maná que nos alimenta e nos satisfaz aqui na terra. João vê um livrinho que não estava selado e devia ser comido. Se não estava selado é porque já era conhecido como as Escrituras1. O sabor era doce como o mel porque dava prazer, mas era amargo no ventre devido à seriedade de seu conteúdo. Isso mostra que se trata de uma porção da Palavra de Deus que devemos nos alimentar sempre (Apocalipse 10.2). A Bíblia foi inspirada por Deus (II Timóteo 3.16) e por isso termina com uma declaração severa para não corromper as Escrituras (Apocalipse 22.18,19). Precisamos estudar mais a Bíblia (João 5.39).
Leia mais sobre este ‘livrinho comestível’ no estudo Alimento da Palavra de Deus.

Tanto a Revelação, como a Palavra de Deus, estão unidos num mesmo conteúdo que é a Bíblia. A única diferença é que a Revelação se faz uma mensagem específica sobre os últimos dias e o restante da Palavra de Deus é o alimento espiritual que fortalece a nossa fé. Não existe separação entre estas duas coisas. Apenas uma explicação de que a Palavra de Deus nos revela o fim de tudo.
Os livros da terra são mensagens de Deus para a humanidade!

2- Os livros do céu

Os outros dois tipos de livros citados no Apocalipse são registros que estão no céu e somente Deus pode conhecer. Os livros do céu são:

- Livro da VIDA: Apocalipse 3.5; 13.8 e 21.27

O Livro da Vida é um volume único que traz os nomes dos servos fiéis a Deus (Êxodo 32.32,33). Como uma lista de chamada para os filhos do Senhor (Malaquias 3.16). Somente Deus pode acrescentar ou tirar nomes deste livro (Daniel 12.1).

- Livros do JUÍZO: Apocalipse 20.12

No Juízo Final, aqueles que não obedecem nem servem ao Senhor serão julgados baseado nos que está registrado nestes livros (Daniel 7.10). Os livros do juízo são citados no plural mostrando que são vários volumes. Mas quando pedimos perdão pelos pecados o escrito a nosso respeito é apagado (Colossenses 2.14). Como se a página que citava nossas más obras fosse rasgada.

Quanto ao Livro da Vida e os Livros do Juízo, não há como uma mesma pessoa ter registros nos dois ao mesmo tempo. Quando pecamos nossas obras são registradas no Livro do Juízo, mas quando nos tornamos filhos de Deus e pedimos perdão pelos pecados, arrependidos, então o registro é apagado e nosso nome é escrito no Livro da Vida.
Os livros do céu são registros sobre a humanidade diante de Deus!

Deus sabe de todas as coisas!

CONCLUSÃO

Os livros de Deus que estão na terra são a revelação apocalíptica que acontece diante dos nossos olhos e as Escrituras da Palavra de Deus. Nos céus Deus tem o registro dos nomes de seus filhos e das obras daqueles que serão julgados.
Se os livros da terra, as Escrituras reveladas, estiverem em sua vida, você estará no livro da vida no céu.

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.
1 ROSSIER, Henri. A linguagem simbólica do Apocalipse. Diadema/SP: Depósito de Literatura Cristã, 2005. Páginas 87-89.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp