O alimento da Palavra de Deus

Tema: APOCALIPSE

palavra de Deus


Apocalipse 10.8-11
Introdução: Dieta de servo de Deus inclui, além do jejum, um alimento espiritual, porque “não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4.4). Deste modo, o apóstolo João teve uma visão semelhante ao profeta Ezequiel (Ezequiel 2.8-3.4). A ordem recebida por João foi urgente. O termo usado para que comesse o livro era “devora” com sentido de engolir. Isso nos ensina sobre a necessidade de se alimentar com as Escrituras que é o maná diário deixado para o povo de Deus (João 6.31).


Você tem se alimentado espiritualmente?

Vamos refletir sobre a necessidade de se alimentar das Escrituras:

1- Doce na boca 

v.9 “Fui, pois, ao anjo, dizendo-lhe que me desse o livrinho. Ele, então, me falou: Toma-o e devora-o; certamente, ele será amargo ao teu estômago, mas, na tua boca, doce como mel”.

A Palavra de Deus é “mais doce que o mel” (Salmos 19.10 e 119.103), por isso devemos ter “antes seu prazer está na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmos 1.2). Muitas pessoas acham pesado estudar a Palavra de Deus, mas “os seus mandamentos não são penosos (I João 5.3).
Precisamos ter mais apetite pela Palavra de Deus, cumprindo a profecia que diz que “eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR” (Amós 8.11). Virá um tempo em que as pessoas procurarão o conhecimento da verdade que liberta (João 8.32).
Busque prazer na Palavra de Deus!
                              

2- Amargo no ventre 

v.10 “Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo”.

O amargor na barriga significa que o seu conteúdo é difícil de anunciar, pois fala de Juízo para quem desobedece. Também pode ser uma forma de sentir o que aqueles que estão sem Deus vivem uma vida de amargura, para ter misericórdia destas pessoas que estão sofrendo sem Deus. Mas principalmente tem a intenção de mostrar que após ser devorado, precisa ser colocado para fora, pois “a boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6.47).
O anúncio do evangelho é urgente (II Timóteo 4.2). Então é tempo de se alimentar da Palavra e compartilhar esta mensagem com o máximo de pessoas possível, porque o “povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento (Oséias 4.6). Muitos crentes não estão divulgando o que aprenderam então “tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Tiago 1.22) e com isso estão apenas engordando espiritualmente porque só querem ouvir.
Compartilhe a Palavra de Deus!

Devore a Palavra de Deus!

CONCLUSÃO 

v.8 e 11 “A voz que ouvi, vinda do céu, estava de novo falando comigo e dizendo: Vai e toma o livro que se acha aberto na mão do anjo em pé sobre o mar e sobre a terra” ... “Então, me disseram: É necessário que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis”.

A primeira coisa que a Igreja precisa fazer é tomar o livro para se alimentar dele. E então anunciar o evangelho em todo mundo preparando a sua volta (Marcos 4.13).
O anjo tinha os dois pés sobre a terra e o mar. O mar representa os povos, pois suas águas banham todos os continentes (Apocalipse 15.2). A terra representa os reinos deste mundo que precisam ser alcançados vencendo todas as suas fronteiras, cumprindo o “ide por todo o mundo” (terra = países) “pregai o evangelho a toda criatura” (mar = pessoas) (Mateus 25.18). Por isso, no versículo 11, o anjo também diz que João precisava anunciar a Palavra para “povos, nações” (mar e terra) e “língua e reis” (mar e terra).
Muitas pessoas estão desnutridas espiritualmente, não pregam o evangelho porque também não se alimentam da Palavra.
Alimente-se da Palavra e anuncie!

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp