Apocalipse 10 - Visão do LIVRINHO

Tema: APOCALIPSE 

Apocalipse 10 visão do livrinho

Apocalipse 10

Introdução: O capítulo 10 de Apocalipse se refere claramente a um intervalo entre a sexta e a sétima trombeta (Apocalipse 10.7). Nesta visão o apóstolo João come um livrinho trazido por um anjo do céu, mas o sabor do livro era doce como mel, contudo se tornou amargoso no estômago.

Esta visão se refere à experiência com as Escrituras, nos alertando à necessidade de se alimentar da Palavra de Deus, como fortalecimento espiritual para superar as dificuldades dos últimos dias.



Esboço de Apocalipse 10

     Apocalipse 10 - Visão do Livrinho

    Um anjo forte: v.1

˾    Um livrinho aberto na mão: v.2

    Sete trovões: v.3,4

˾    Anúncio sobre a sétima trombeta: v.5-7

    Uma voz do céu manda pegar o livro: v.8

˾    O anjo manda comer o livro: v.9

˾    O livro era doce na boca e amargo na barriga: v.10

    João deve continuar profetizando: v.11

 

O que significa a visão do livrinho?

Vamos refletir sobre o significado da visão do livrinho que João come no capítulo 10 de Apocalipse:

 

Um anjo forte: v.1

“Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o sol, e as pernas, como colunas de fogo” Apocalipse 10.1

 

     Apocalipse 10 - Visão do Livrinho

    Um anjo forte: v.1

˾    outro anjo

˾    descendo do céu: vem de Deus

˾    envolto em nuvem: protegido

˾    arco-íris sobre a cabeça: aliança de Deus

˾    rosto como o sol: glória de Deus

˾    pernas, como colunas de fogo: justiça Divina

 

O apóstolo João vê um anjo forte que vem do céu envolto em nuvens, com um arco-íris ao redor da cabeça, pés como de fogo, segurando um livrinho aberto na mão e pisa com um pé na terra e outro no mar.

O anjo vem do céu, da presença de Deus, o arco-íris ao redor da cabeça nos lembra da aliança com Noé no dilúvio (Gênesis 6.13-16), o rosto brilhando aponta para a glória de Deus como Moisés descendo o Sinai (Êxodo 34.19-35) e as pernas como colunas de fogo representam a justiça de Deus, que é “fogo consumidor” (Hebreus 12.29).

 

Um livrinho aberto na mão: v.2

“e tinha na mão um livrinho aberto. Pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo, sobre a terra” Apocalipse 10.2

 

     Apocalipse 10 - Visão do Livrinho

    Um anjo forte: v.1

˾    Um livrinho na mão: v.2

˾    O livro estava aberto

˾    pé direito sobre o mar

˾     pé esquerdo na terra

˾     levanta a mão direita: v.5

 

O anjo estava com um livrinho aberto na mão, mostrando que a mensagem está revelada, colocou o pé direito no mar e o pé esquerdo na terra, recebendo amplo poder sobre o mundo. Então o anjo levanta a mão para uma grande declaração, como se faziam os reis líderes antes de seus pronunciamentos.

 

Os Sete Trovões: v.3,4

“e bradou em grande voz, como ruge um leão, e, quando bradou, desferiram os sete trovões as suas próprias vozes. Logo que falaram os sete trovões, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, dizendo: Guarda em segredo as coisas que os sete trovões falaram e não as escrevas.” Apocalipse 10.3,4

 

     Apocalipse 10 - Visão do Livrinho

    Sete trovões: v.3,4

˾    O Anjo gritou bem alto

˾    como rugido de leão

˾     Sete trovões como vozes

˾    João ia escrever

˾     Mas recebeu ordem de guardar segredo

 

O anjo forte dá um grande grito como um rugido de leão, mostrando a ferocidade dos fatos anunciados. Depois ouve sete vozes como trovões, mas não teve autorização de registrar o que diziam, pois eram mensagens que deveriam ser reveladas ainda.

Existem mistérios de Deus que ainda não foram revelados (Deuteronômio 29.29), mas Deus sempre fala antes com seus profetas (Amós 3.7), embora nem sempre autoriza que contem o que viram para que fique guardado até o tempo certo (Daniel 8.26), porque muitas vezes não estamos prontos para receber (João 16.12).

 

Anúncio sobre a sétima trombeta: v.5-7

“Então, o anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o mesmo que criou o céu, a terra, o mar e tudo quanto neles existe: Já não haverá demora, mas, nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, cumprir-se-á, então, o mistério de Deus, segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas.” Apocalipse 10.5-7

 

     Apocalipse 10 - Visão do Livrinho

    Anúncio sobre a sétima trombeta: v.5-7

˾    o anjo levantou a mão direita para o céu

˾    Declarou: Já não haverá demora!

˾    Quando o sétimo anjo tocar a trombeta

˾    cumprirá o mistério de Deus

˾    anunciado aos profetas

 

O anjo levanta a mão para o céu faz um anúncio, dizendo que o tempo se cumprirá sem demora, alertando sobre a sétima trombeta que está por vir (Apocalipse 11.15-19), quando o propósito de Deus para a humidade será consumado com a volta de Jesus (I Coríntios 15.51,52).

 

Uma voz do céu manda pegar o livro: v.8

“A voz que ouvi, vinda do céu, estava de novo falando comigo e dizendo: Vai e toma o livro que se acha aberto na mão do anjo em pé sobre o mar e sobre a terra.” Apocalipse 10.8

 

     Apocalipse 10 - Visão do Livrinho

    Uma voz do céu manda pegar o livro: v.8

˾    João ouve a mesma voz do céu

˾    Recebe ordem de pegar o livro

˾    Corajosamente obedece (v.9)

˾    João queria saber o conteúdo do livro

 

João ouve novamente a mesma voz que falava com ele durante a revelação (Apocalipse 1.10; 4.1; 6.6) recebe ordem de pegar o livrinho na mão do anjo. Diferente do livro do Cordeiro quando “um anjo forte, que proclamava com voz forte: Quem é digno de quebrar os selos e abrir o livro? (Apocalipse 5.2) e João viu que ninguém poderia abrir (Apocalipse 5.1-8). Agora João queria conhecer a mensagem deste livrinho aberto.

 

O anjo manda comer o livro: v.9,10

“Fui, pois, ao anjo, dizendo-lhe que me desse o livrinho. Ele, então, me falou: Toma-o e devora-o; certamente, ele será amargo ao teu estômago, mas, na tua boca, doce como mel. Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo.” Apocalipse 10.9,10

 

     Apocalipse 10 - Visão do Livrinho

    O anjo manda comer o livro: v.9,10

˾    O livro era: v.11

˾    Doce na boca

˾    Promessas

˾    Bênçãos

˾    Vitória

˾    Amargo no ventre

˾    Seriedade

˾    Obediência

˾    Justiça

 

Por fim, João descobre que o livrinho não era para ler, pois o anjo mando comer o livro. Mas tinha sabor de mel na boca, por se tratar das promessas, bênçãos e vitória de Deus para nós e ao mesmo era amargo no estômago, por causa da seriedade, necessidade de obediência e se referir à justiça Divina.

João tem uma experiência semelhante ao profeta Ezequiel que também come um rolo com sabor de mel (Ezequiel 2.8-3.4). Esta repetição da experiência de um profeta confirma a autoridade profética do ministério do apóstolo. A palavra de Deus é doce como o mel para quem ama ao Senhor (Salmos 19.10), mas é dura para quem não deseja obedecer (João 6.60).

 

João deve continuar profetizando: v.11

“Então, me disseram: É necessário que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis.” Apocalipse 10.11

 

     Apocalipse 10 - Visão do Livrinho

    João deve profetizar

˾    O chamado continua: v.11

˾    A mensagem deve alcançar

˾    Povos

˾    Nações

˾    Línguas    

˾    Reis

 

A visão do livrinho encerra com uma renovação do chamado do apóstolo João para que a mensagem da revelação alcance todo o mundo. Para isso ele precisou se alimentar da Palavra de Deus, se fortalecendo espiritualmente. Diante de tantas visões tão severas, este foi um momento de renovo para sua vida, confirmando o propósito de seu ministério.


Se alimente da Palavra!

 

MENSAGEM CENTRAL de Apocalipse 10

“Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo” Apocalipse 10.10

Este capítulo nos desperta para a necessidade de “devorar” o livro da revelação nos últimos dias, preparando nossas vidas para o cumprimento das profecias finais da história da humanidade. A Palavra de Deus é o alimento espiritual que precisamos para vencer todas as provações (Mateus 4.4). Quando estamos fortalecidos através das Escrituras, podemos vencer todas as dificuldades, usando a “espada do Espírito que é a Palavra de Deus” (Efésios 6.17).

Precisamos nos alimentar da Palavra!

 ______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp