A Arca da Aliança no Coração

“que tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro em redor; na qual estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha brotado, e as tábuas do pacto” Hebreus 9.4
-Introdução: A arca da aliança era uma caixa de madeira de acácia revestida de ouro com duas argolas laterais (Êxodo 25.10-22)¹. A parte de cima, ou tampa, onde estavam os dois querubins onde a presença do Senhor se manifestava era chamada propiciatório (Levíticos 16.12). Dentro da arca ficavam as tábuas da lei, a vara de Arão e um pote com maná que chovia no deserto (Êxodo 16.31). Quando o povo caminhava a Arca ia adiante (Números 10.33-35) sendo levada pelos sacerdotes levitas (Deuteronômio 10.8).
Ninguém sabe onde está a Arca da Aliança hoje. Certamente não existe mais, pois teria sido destruída quando Nabucodonosor saqueou o templo de Jerusalém². Profecias anunciavam que a arca deixaria de ser o símbolo do povo por causa de sua desobediência (Jeremias 3.16). O apóstolo João viu a Arca no céu (Apocalipse 11.19), mostrando que o seu significado espiritual continua. Hoje nós somos o templo do Espírito Santo (I Coríntios 3.16) e lugar da manifestação de Deus como Corpo de Cristo (I Coríntios 12.27). Aliança de Deus hoje está em nossos corações e não em tábuas (Hebreus 8.10).

O que precisa estar em seu coração?

Vamos comparar o que estava dentro da Arca da Aliança com o que devemos levar em nossos corações:

1- TÁBUAS DA LEI - Palavra de Deus:

Deuteronômio 10.2 “Nessas tábuas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste, e as porás na arca”.
A primeira coisa que foi colocada dentro da Arca da Aliança foram as duas tábuas da lei que eram cópias das primeiras recebidas por Deus, mas que Moisés quebrou quando ficou irado ao ver a idolatria do povo (Êxodo 32.16-19). Depois Moisés lavrou outras duas tábuas de pedra e subiu o monte onde jejuou durante quarenta dias recebendo novamente os dez mandamentos inscritos nas novas tábuas (Êxodo 34.1-4 e 28). Estas tábuas da lei foram colocadas dentro da Arca da Aliança (Deuteronômio 10.5). Primeiramente estas duas tábuas foram as únicas coisas que estiveram na Arca da Aliança (I Reis 8.9; II Crônicas 5.10).
As tábuas da lei representam a Palavra de Deus que precisa estar em nossos corações (Deuteronômio 6.6). Quando guardamos a Palavra em nossos corações somos fortalecidos para vencer o pecado (Salmo 119.11). Esta Palavra penetra em nossas vidas (Hebreus 4.12), que foi “escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração” (II Coríntios 3.3). Quando a Palavra preenche o coração, logo falamos com a boca (Lucas 6.45 e Romanos 10.8-10).
Deixe a Palavra de Deus ser registrada em seu coração!                      

2- VARA DE ARÃO - Ministério:

Números 17.10 “Então o Senhor disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para se guardar por sinal contra os filhos rebeldes; para que possas fazer acabar as suas murmurações contra mim, a fim de que não morram”.
A princípio, a vara de Arão não ficava junto à Arca da Aliança, mas por causa de uma rebeldia do povo, quando Deus mandou que seus líderes trouxessem suas varas e somente a vara de Arão floresceu como sinal de Deus (Números 17.1-9), a partir de então a vara de Arão ficou ali no Tabernáculo junto com a Arca da Aliança (Números 17.10).
A vara de Arão foi usada para grandes sinais na libertação do povo do Egito. Transformou-se em serpente e devorou as varas dos magos do Faraó (Êxodo 7.12). Tocou as águas do rio Nilo e se tornaram em sangue (Êxodo 7.19,20). Ergueu a vara sobre o rio e subiram rãs que encheram a terra do Egito (Êxodo 8.5). Feriu a terra e surgiram enxames de piolhos (Êxodo 8.17). Ergueu para o céu a vara e choveu pedras e fogo (Êxodo 9.23). Com a vara estendida fez que surgissem uma enorme nuvem de gafanhotos que devorou as plantações (Êxodo 10.13).
Esta vara, uma ferramenta de trabalho, simboliza para nós hoje o ministério cristão. Como servos do Senhor, temos um chamado ministerial (Romanos 12.3-8). Recebemos dons do Espírito Santo para exercer na Igreja (I Coríntios 12.4-6). Jesus deixou a ordem de pregar o evangelho em todo o mundo (Mateus 28.18-20). Esta tarefa deve ser exercida por todos os cristãos. Deus quer usar nossas vidas para realizar a sua obra na terra e devemos nos oferecer voluntariamente para servi-lo (Isaías 6.8).
Deus tem um ministério para você em sua obra!

3- MANÁ - Vida Espiritual:

Êxodo 16.33 “Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, mete nele um gômer cheio de maná e põe-no diante do Senhor, a fim de que seja guardado para as vossas gerações”.
O maná era o alimento que vinha do céu no deserto como o orvalho sobre a terra (Números 11.7-9). Este foi o alimento providencial para o povo de Deus durante quarenta anos (Êxodo 16.35). A quantidade era suficiente para o sustento diário de cada um (Êxodo 16.4). Só parou de cair o maná quando o povo entrou em Canaã e comeram o produto da terra (Josué 5.12).
Este maná representa a vida espiritual do cristão nos desertos deste mundo. Em nossa caminhada diária precisamos buscar alimento para o nosso Espírito e não somente o pão material (Mateus 4.4). Jesus é o “Pão do Céu” que Deus nos deu e nos satisfaz plenamente (João 6.51). Durante a nossa caminhada nesta vida precisaremos nos alimentar diariamente para fortalecer nosso espírito até o dia em que entraremos em nossa terra prometida ou Canaã Celestial.
Jesus multiplicou os pães no deserto duas vezes (Marcos 6.30-44 e 8.1-10) para que entendesse que Ele é o “pão da vida” (João 6.48). Quando participamos da Santa Ceia estamos partindo o pão da comunhão com Deus e com nossos irmãos (I Coríntios 10.16,17). Este é um alimento para nós como Corpo de Cristo (I Coríntios 11.23-26). O ato de partir o pão era muito importante para o povo de Deus (Atos 2.42).
Deus sustenta sua vida com alimento espiritual!

Seu coração é o lugar da Aliança com Deus!

-CONCLUSÃO:

A Arca da Aliança era o sinal do Pacto com Deus. A presença do Senhor se manifestava ali no momento do sacrifício e adoração (Salmo 99.1). No interior da Arca da Aliança estavam: as tábuas da Lei, significando a Palavra de Deus, o vaso com o Maná, representando a provisão Divina como sustento espiritual e a vara de Arão como símbolo do serviço ministerial.
O significado da Arca da Aliança para nós hoje:
-Compromisso com Deus;
- Adoração;
-Aprender a Palavra;
-Serviço ministerial;
-Vida de oração.
A Arca da Aliança hoje é o nosso coração quando temos um pacto com Deus e vivemos em adoração. Em nosso coração está a Palavra do Senhor e o desejo de servir à obra e uma vida de oração constante.
A Aliança com Deus está em seu coração!
____________________________
¹ BEAUMONT, Mike. Enciclopédia Bíblica Ilustrada. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil- SBB, 2012. Página 146.
² BEAUMONT, Mike. Guia Prático da Bíblia. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil- SBB, 2012. Páginas 30 e 67.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

16 comentários:

  1. Se VC se ligar VC vai receber poder por q grande é essa palavra éo verdadeiro pao. Descendo do céu

    ResponderExcluir
  2. Que i senhor Jesus faça de nossos corações a arca da aliança.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa é a tua Palavra! Deus Soberano!

    ResponderExcluir
  4. Espero que este estudo venha me transformar em uma nova criatura em Cristo Jesus agradeço por existe esses encinento

    ResponderExcluir
  5. Verdadeira menti Deus e fiel

    ResponderExcluir
  6. Simples e objetivo. Excelente estudo!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o estudo biblico estou sprendendo muito ..amem.

    ResponderExcluir
  8. Muito ultil para o aprendizado dos que tem interece de lelar apelavra de Deus ao menos favorecidos

    ResponderExcluir
  9. Que DEUS continue a te usar como vaso de honra, para nos advertir e esclarecer a cerca do reino de DEUSe sua palavra a Biblia sagrada amém.

    ResponderExcluir
  10. Buscando entender o que tem acontecido comigo, deparei com estas explicações e pude perceber que Deus está me enviando como mensagem que devo me dispor mais a servir a meu proximo segundo o que aprendi desde criança e, a Arca da Aliança...meu coração seja libertado de magoas e ressentimentos para poder realmente atender o Seu pedido..Meire Cristine - Santa Luzia - MG

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o material disponibilizado.
    Tenho utilizado em minhas aulas na EBD.
    Parabéns!
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.