Restaurando o Sonho Perdido

Tema: MOTIVACIONAL

pregação sobre sonhos

“ainda que...” Habacuque 3.17-19
Introdução: Se você já desistiu de um sonho e se cansou de tentar e não conseguir, então precisa vencer a desilusão. Mas se o sonho não for somente seu, não pode desistir dele. Isso significa que não estamos autorizados a abandonar os sonhos que Deus tem para nossas vidas.
O profeta Habacuque viveu um período de decadência moral e espiritual do povo de Deus. Ainda recebeu a difícil tarefa de anunciar o juízo de Deus através da invasão babilônica e deportação do povo para o cativeiro. Mesmo assim Habacuque buscava forças no Senhor para levar esperança ao povo. A expressão “ainda que...” mostra uma disposição para superar qualquer dificuldade.


Como vencer a desilusão?

Vamos refletir nas palavras de Habacuque e aprender a vencer a desilusão:

1- O fato de não ter colhido não te impede de plantar

v.17ª “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta e os campos não produzam mantimento”.

Habacuque reconheceu a falta de frutos no meio do povo de Deus e previu um tempo de escassez. Mas sua esperança em Deus era fortalecida ao pensar quem tudo poderia ser transformado.
A Lei da Semeadura e da Colheita (Gálatas 6.6-9) ensina que somente quem planta pode colher (v.6), só é possível colher o que foi plantado (v.7,8) e a colheita será proporcional á quantidade plantada (v.9). Por isso precisamos sempre plantar.
Às vezes olhamos também e não vemos frutos. Parece que tudo que fazemos não vai a frente. Isso pode ser porque não plantamos ou não cuidamos de nossos projetos. Contudo ainda é tempo para semear e esperar a colheita (Salmo 126.5,6).
Não conseguiu resultados?
Plante e espere a colheita em Deus!

2- Mesmo que o tempo passou nada te impede se esperar

v.17b “as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não haja gado”.

Como o pastor a espera do rebanho que não chega ou aguarda a chegada do gado que não vem, assim esperamos pela realização dos nossos sonhos.
Por mais que o tempo tenha passado devemos lembrar que nosso Deus é eterno e o dono do tempo (Salmo 90.4). Deus sabe o momento certo de nos abençoar (Eclesiastes 3.1).
Precisamos aprender a esperar “no Senhor” (Salmo 40.1) e não ficar olhando apenas os resultados ou para nosso próprio esforço. Quando esperamos em Deus temos a certeza de que no tempo certo tudo acontece.
Já se passou muito tempo?
Nunca é tarde para sonhar!

3- O fato de você ter chorado não te impede de se alegrar

v.18 “todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação”.

Diante de tantos problemas Habacuque profetiza a alegria. Mesmo que no momento não estivesse bem, anuncia um tempo de alegria. Talvez as pessoas nem entendessem suas palavras, mas ele insiste que haveria um futuro melhor.
Quando estamos tristes ficamos com os olhos pesados e não conseguimos enxergar possibilidades. Tudo parece embaçado nas lágrimas.
Quando estamos desanimados ficamos fracos, mas “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10), pois “o fruto do Espírito é amor, alegria...” (Gálatas 5.19). Temos a esperança de que Jesus nos enxugará as lágrimas (Apocalipse 7.17) e que o Espírito Santo é o nosso Consolador (João 14.26).
Está cansado de chorar?
Busque alegria e forças no Senhor!

4- O fato de você não ver não te impede de crer

v.19 “O Senhor Deus é a minha fortaleza e faz os meus pés como os da corça, me faz andar altaneiramente”.

Não havia fortalezas suficientes para resistir aos exércitos babilônicos que marchariam contra Jerusalém, mas Habacuque declara que sua proteção está na presença do Senhor.
A corça é um animal silvestre que anda saltando pelos campos. Quando pula consegue ver mais alto, acima da vegetação e alcança seu destino mais rápido.
Talvez você muitas vezes pensa em fugir porque não consegue ver alternativas para solucionar seus problemas. Mas você encontrara uma fortaleza de proteção na presença de Deus e o Senhor vai te fazer saltar em busca de seus sonhos. Deus não quer ver você rastejando e sim alcançando os seus sonhos.
Se você não visualiza possibilidades, saiba que chegou a hora de agir pela fé. Não precisamos ver para crer (João 20.29), “visto que andamos por fé e não por vista” (II Coríntios 5.7). Mas “se creres verás a glória de Deus” (João 11.40). Estes momentos são oportunidades para exercitar a verdadeira fé (Hebreus 11.1).
Precisa de forças?
A fé te fortalece para sonhar!

Nada te impede de sonhar!

CONCLUSÃO

Não desista de seus sonhos. Restaure seus projetos perdidos. Tente novamente. Insista! Se Deus está contigo em seus sonhos, nada te impede de continuar.

Lembre-se:
-Se você ainda não colheu, continue plantando, pois um dia colherá.
-Se passou muito tempo, espere mais um pouco e a hora certa chegará.
-Se você chorou, Deus te consola e poderá te alegrar.
-Se você não ver ainda pode acreditar.

Os sonhos de uma família em paz, de viver bem, ter saúde e até mesmo uma moradia, concluir os estudos ou ter dignidade, coisas que fazem parte da vontade de Deus para nós através da vida abundante em Cristo (João 10.10). Então os seus sonhos também são sonhos de Deus.
O que está impedindo os seus sonhos?

Seja livre para sonhar!


e-book interpretação de sonhos

Interpretação de Sonhos

Aprenda a entender os significados dos sonhos de acordo com a Bíblia.
Os sonhos podem ser naturais ou sobrenaturais, mas para quem sonha sempre tem algum sentido importante. Ignorar os sonhos é como não prestar atenção a avisos de nossa mente ou do próprio Deus para nossas vidas.
Somos convidados a buscar o discernimento de uma forma madura, sem extremismos para entender o significado dos sonhos orientados pelo Espírito Santo. Vamos sonhar!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp