O fio da Esperança

-Tema: MOTIVACIONAL
Josué 2.15-21
- Introdução: Uma corda quando está desgastada, quase arrebentando, fica por um fio. Este fio simboliza a última esperança. Muitas pessoas estão sobrevivendo apenas por um fio que os faz acreditar que podem vencer.
   Os dois espias que entraram em Jericó se hospedaram na casa de Raabe1, a prostituta (Josué 2.1), provavelmente este era também um lugar que abrigava forasteiros. Quando o propósito dos espias foi descoberto e o rei mandou procura-los, Raabe os escondeu e ajudou a fugir (Josué 2.2-7). Ela demonstra saber e acreditar no propósito de Deus através daqueles homens (Josué 2.8-11). Então propõe uma aliança em que os protegeria em troca de salvar sua família (Josué 2.12-14). Feito o acordo, Raabe os desceu por uma corda (v.15) e uma corda também seria o sinal do livramento de sua casa (v.18).
   Como os espias e também Raabe, que estavam em perigo e foram salvos por um ‘fio de esperança’, assim também acontece com nossas vidas quando somos salvos por um pouco.

Sua esperança está por um fio?

Vamos refletir sobre o fio de esperança ilustrando com as cordas usadas para salvar os espias e a família de Raabe:

1- O fio do AMOR

v.15 “ela, então, os fez descer por uma corda pela janela, porque a casa em que residia estava sobre o muro da cidade”.
Podemos comparar a corda usada por Raabe para descer os espias com o AMOR. A atitude de Raabe em salvar aqueles homens foi um ato de amor por sua família, por quem havia intercedido (v.12,13). O que ela desejava era preservar seus familiares no momento em que a cidade fosse invadida pelo povo de Israel e assim ela conseguiu livrar sua casa (Josué 6.22-25). Ela pensou nos outros antes de em si mesma, mostrando o verdadeiro amor pelo próximo.
Embora Raabe fosse uma prostituta, sua família passou a fazer parte do povo de Deus e certamente ela também se tornou uma serva do Senhor2. Mais tarde se casou com Salmon filho de Calebe (I Crônicas 2.51), chegando a se tornar uma ascendente da linhagem real de Davi e do Senhor Jesus Cristo (Mateus 1.5).
Quando passar por momentos difíceis sustente sua vida através do amor de Deus. Não existe força mais poderosa que o amor que “tudo suporta” (I Coríntios 13). Se te faltarem forças, firme-se no amor que jamais acabará.
Segure-se no amor de Deus!

ASSISTA:

2- O fio da FÉ

v.21 E ela disse: Conforme às vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela”.
O sinal deixado para salvar a família de Raabe foi que um cordão vermelho fosse amarrado à mesma janela que havia descido os espias (v.18). Quando voltaram para derrotar a cidade, viram um cordão vermelho na janela e embora a corda não fosse a mesma, se lembraram de que por aquela janela foram salvos, então aquela casa também se salvaria.
Raabe precisou acreditar que aquele cordão seria o sinal necessário para a salvação de sua casa. Não esperou nem um momento para já atar o cordão na janela. Este ato de fé nunca foi esquecido se tornando também um exemplo a ser seguido (Tiago 2.25), pois “pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias” (Hebreus 11.31). Ela também precisou exercer sua fé convencendo seus familiares de ficar em sua casa esperando a salvação (v.19).
Este fio escarlata simboliza a fé que sustenta e salva nossas famílias, por isso “crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16.31). Fé sustenta o lar no meio das tempestades (Mateus 7.24-27). Se você não tiver nada, nenhuma alternativa além da fé, então saiba que você pode tudo naquele que te fortalece (Filipenses 4.13).
Sustente-se através da Fé!

Segure o Fio da Esperança!

-CONCLUSÃO: I Coríntios 13.13 “agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.
Raabe foi a esperança de salvação dos espias e ela também recebeu deles a marca para salvar sua casa. Uma corda que os livrou também foi um sinal para livramento da família de Raabe.
A Esperança é o fio que liga a Fé e o Amor. Juntas formam um "cordão de três dobras" (Eclesiastes 4.12) A fé acredita no impossível e o amor faz perdoar o imperdoável. Já a esperança é a continuação da fé e a perseverança no amor. Por isso, quando tudo está quase se arrebentando, podemos nos sustentar por um fio de esperança. Há um ditado que diz que ‘a esperança é a última que morre’, mas o dito está incorreto porque a esperança nunca morre.
Segure firme no Fio da Esperança!
______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.
¹ MANSER, Martin e REID, Debra K. Quem é quem na Bíblia Sagrada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1ª Edi. 2013. Páginas 50,51.
2 Bíblia King James Atualizada (KJA). São Paulo: Sociedade Líbero-Americana e Abba Press no Brasil, 2012. Página 426, nota 1.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

9 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus meu nome é Lucineia carvalho ,essa pregação foi maravilhosa ,muito bem explicada ,me ajudou muito ,que Deus abençoe grandimente sua vida e que ele continue te dando sabedoria e discernimento para fazer a obra do Senhor ,que Deus abençoe o Senhor e sua familia .

    ResponderExcluir
  2. A fé em nosso senhor Jesus Cristo é o proposito de todos nós. Tenhamos paciência nele. "A Esperança é o fio que liga a Fé e o Amor. A fé acredita no impossível e o amor faz perdoar o imperdoável. Já a esperança é a continuação da fé e a perseverança no amor."Este paragrafo contido na mensagem foi um texto muito cheio de sabedoria pelo autor. Que Deus esteja com você.

    ResponderExcluir
  3. a paz do Senhor realmente a esperança nunca morre .Jesus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  4. Anã Lúcia M B Silva6 de outubro de 2015 23:29

    Nossa tudo q eu precisava, renova minhas esperanças. Tremendo falou corrente ao mu coração.

    ResponderExcluir
  5. Amém mt bom pastor! Q deus continue a lhe usar

    ResponderExcluir
  6. Amém, gostaria que todos podesem ter esse aplicativo para ler esas mensagens maravilhosas. Que Deus continue te abençoando pastor. E lhe usando cada vez mais

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.