Jesus é mais Forte!

Tema:

pregação motivacional estudo bíblico

Mateus 14.22-33

Introdução: Jesus Cristo é o “Deus Forte” (Isaías 9.6), o Deus Onipotente, Todo Poderoso El Shaday (Gênesis 17.1). Nada é impossível para Jesus porque é mais forte e maior do que tudo. As forças do homem podem acabar, mas a força de Deus é inesgotável.
Enquanto esteve na terra em forma humana, Jesus mostrou exemplarmente para nós que a fonte de sua força e poder vem da vida de oração, pois antes de realizar milagres está sempre orando (v.23). 

Precisa de forças?

Vamos mediar sobre o poder sobrenatural de Jesus:

1- Jesus é mais forte que um temporal: v.24

Foi Jesus que mandou os discípulos atravessarem o mar da Galileia (v.22). Uma tempestade pegou os discípulos de surpresa, mas Jesus estava no monte orando (v.23). As tempestades eram temidas como a maior demonstração de força da natureza. Não havia nada mais poderoso que um temporal para eles.
A região do mar da Galileia fica há mais de 200 metros abaixo do nível do mar e próximo do monte Hermom com cercar de 2800 metros de altitude. Do alto Hermom desce o orvalho do degelo em seus picos cobertos de neve (Salmo 133.3). o Vale do Jordão que liga o Mar Morto até o Mar da Galileia é uma região muito quente. Então os ventos quentes se encontram com ventos frios sobre o Lago de Tiberíades provocando terríveis tempestades.
Tempestade eram comuns no mar da Galileia, mas não era comum alguém andar sobre as águas e acalmar tempestades. Jesus mostrou seu poder sobre a natureza porque Ele é o Criador de tudo (João 1.1).
Jesus acalmou a tempestade duas vezes (confira Mateus 8.23-27 e 14.22-33) para nos mostrar que traz paz à nossas vidas quantas vezes for preciso.
Jesus é maior que a tempestade que você está passando!

2- Jesus é mais forte que o medo: v.25-27

Os discípulos reagiram com muito medo. Gritaram e ficaram apavorados. Quando viram alguém andando na água ficaram mais amedrontados ainda.
O medo produz pavor, por isso eles gritavam e delírios, por isso pensaram que viam um fantasma. Quando estamos com medo não conseguimos pensar ou entender o que sentimos. O medo é uma força que descontrola as pessoas.
Jesus andou sobre as águas para mostrar seu EQUILÍBRIO sobre temporais, ou seja, sobre as incertezas e dificuldades tumultuosas (v.25). Enquanto as pessoas perdem o equilíbrio, Jesus consegue se manter sobre as águas
Jesus mostrou sua força sobre os temores humanos para nos ensinar que junto com Ele estamos seguros. Não tenha medo. Peça a Jesus para te dar equilíbrio para vencer os temporais que você enfrenta e não te deixa cair (Salmo 37.23,24).
Jesus te equilibra em meio ao temporal!

3- Jesus é mais forte que as dúvidas: v.28-31

Quando Pedro pediu a Jesus para andar sobre a água mostrou coragem, mas também sua dúvida ao perguntar “se és tu Senhor” (v.28). Depois sua dúvida foi revelada ao temer olhar os ventos (v.30) que eram contrários e muito fortes (v.24). Jesus segurou a mão de Pedro e lhe disse: “homem de pequena fé, por que duvidaste?” (v.31).
O ser humano tem a capacidade de pensar, mas às vezes se prende mais às dúvidas do que às certezas que tem na vida. Jesus havia garantido para os discípulos que iram ao outro lado (v.22) e que era Ele mesmo que andava sobre a água (v.27). Mesmo assim tiveram dúvidas.
Jesus hoje te garante muitas promessas em sua Palavra. Não duvide! Apenas creia que Jesus é maior que suas incertezas. Existem coisas que são maiores que nós e distantes de forma que não conseguimos enxergar nitidamente. Também há mistérios que Deus só revelará na sua Glória celestial (Deuteronômio 29.29). A fé é uma convicção, certeza e confiança (Hebreus 13.1).
Jesus te dá certeza em meio às dúvidas!

4- Jesus é mais forte que a morte: v.28-31

O momento em que Pedro afundou dentro da água deve ter pensado que morreria. Foram segundos de pavor. Mas quando Jesus estendeu sua mão e o levantou foi como se ressurgisse.
Jesus tem poder sobre a morte. As águas representam a morte e quando prometeu que atravessariam para o outro lado mostrou que Ele tem o poder de ir para ‘o outro lado’ da vida e voltar (v.22). Quando tomou Pedro pela mão e o salvou mostrou seu poder de dar a vida (v.31).
Ao Jesus entrar no barco a tempestade se acalmou imediatamente (v.32). O barco simboliza nossas vidas, Jesus mostra que quando entra em nosso viver traz a sua paz, segurança e vida eterna.
Estas três atitudes de Jesus: prometer chegar do outro lado (v.22), retirar Pedro da água (v.31) e entrar no barco (v.32), mostram seu poder de dar vida e vencer a morte porque é o Autor da vida (Atos 3.15).
Jesus é mais forte que a morte!

Jesus te fortaleça!

CONCLUSÃO: v.33

Não existe força maior que Jesus! Seu poder é infinito e inesgotável. Quando os discípulos viram a tempestade se acalmar, ficaram maravilhados e glorificaram a Deus. Também devemos fazer isso porque Jesus é superior aos temporais que enfrentamos, mais forte que nossos temores, está acima de nossas dúvidas e pode vencer a própria morte.

Glorifique a Deus!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp