A Fé e o Guarda-chuva

Tema:

estudo bíblico sobre a fé


“Guardando o mistério da fé numa consciência pura”.
I Timóteo 3.9
Introdução: Certa vez ouvi uma história de um menino que ganhou um guarda-chuva em pleno dia chuvoso, mas como não sabia usar, acabou se molhando. Com certeza você achará muito estranho se vir uma pessoa andando com um guarda-chuva fechado e debaixo de chuva. Isso acontece quando não sabemos usar a fé. Ficamos desprotegidos. Assim como o guarda-chuva, a fé também nos protege em temporais da vida, mas precisamos aprender a usar nossa fé corretamente.


Como exercer a fé?

Vamos usar a imagem de um guarda-chuva e ilustrar sobre as características da fé:

1- A fé é invisível

II Coríntios 5.7 “Porque andamos por fé, e não por vista”.

A primeira característica da fé que é que a mesma é invisível. Se a fé fosse baseada em coisas ou fatos, na verdade seria crendice. A verdadeira fé não se pode ver porque ela opera antes da realização, pois “a fé é a certeza de fatos que se esperam, a convicção de coisas que não se veem” (Hebreus 11.1).
Não baseie sua fé em coisas visíveis!

2- A fé vem pelo ouvir 

Romanos 10.17 “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.

Ouvir a Palavra de Deus é a melhor forma de adquirir fé. Ninguém recebe a fé sem buscar a mesma pelo estudo e conhecimento das Escrituras. Não existe outra fonte para fé senão a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é o manual do usuário da fé.
Busque fé ouvindo a Palavra de Deus!

3- A fé nasce pequena

Mateus 17.20 “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”.

Assim como uma semente pequenina, também a fé nasce pequena. Muitas vezes quando nos sentimos menores é que vemos as grandezas de Deus. A semente tem em sai a essência da vida da planta e este poder dentro dela que faz gerar vida (João 12.24). Não importa se sua fé é pequena e sim se ela funciona.
Deixe a fé nascer em seu coração!

4- A fé precisa crescer

II Coríntios 10.15 “Não nos gloriando fora da medida nos trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós, conforme a nossa regra”.

Uma semente cresce quando germina e assim também a nossa fé precisa crescer a cada dia. Não podemos nos acomodar com o que sabemos ou cremos, mas precisamos buscar a Deus cada dia mais. Se você não se alimentar espiritualmente sua fé vai definhando (Marcos 4.25).
Sua fé precisa crescer!

5- A fé age pelo amor

Gálatas 5.6 “Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor”.

A força que move a fé é o amor de Deus. Por isso Jesus operava milagres tão grandiosos, por seu amor àqueles que necessitavam de seu poder. Se queremos agir pela fé devemos nos mover em direção ao amor de Deus pelas vidas.
A fé nos conduz a amar o próximo!

6- A fé é provada

Tiago 1.3 “Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência”.

Somos provados o tempo todo em nossa fé. Por exemplo, não posso saber se tenho fé para ser curado se não enfrentar uma enfermidade. Então Deus permite provas que são oportunidades para vivenciarmos os milagres da fé. Estes são testes que passamos para ter experiências com Deus.
Sua fé é provada para ser aprovada!

7- A fé é um escudo

Efésios 6.16 “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”.

Quando colocamos a fé na frente de Deus em nossas vidas, ficamos protegidos por ela. Por isso, na armadura de Deus, a fé é como um escudo protetor que vai adiante do restante das armas.
Através da fé você é protegido!

8- A fé Salva

Efésios 2.8 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.

A fé é a chave que nos abre a porta da salvação. Somente se crermos na Graça de Deus que nos ama e perdoa que podemos alcançar a vida eterna. A salvação é um mistério para a razão humana, mas para a fé é algo essencial.
Você é salvo pela fé!

Não esqueça o guarda-chuva!

CONCLUSÃO 

Hebreus 11.1 “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”.

Através desta comparação com o guarda-chuva você poderá lembrar que a fé é indispensável como uma sombrinha no sol quente ou um guarda-chuva num temporal. A fé é invisível, vem pelo ouvir, nasce pequena, precisa crescer, age pelo amor, é provada, serve como um escudo e também nos salva.

Use sua fé!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp