O Tesouro do Coração

-Tema: CONVERSÃO
Mateus 6.19-21
-Introdução: A brincadeira da ‘caça ao tesouro’ se baseia em pistas que levam ao tesouro escondido. Jesus nos deu uma pista dizendo que para saber onde está nosso coração é somente observar onde está o nosso tesouro (v.21), ou seja, aquilo que mais damos valor¹. O coração é a sede dos sentimos e um depósito de emoções. Então para saber onde está o teu tesouro é preciso saber:
-O que é mais importante para você?
-O que você não abre mão?
-Com o que você gasta mais tempo?
Muitas vezes passamos por perdas que na verdade são testes da vida para nos provar se o nosso coração está naquilo que perdemos.

Onde está o tesouro do seu coração?


Vamos refletir sobre algumas pistas da caça ao tesouro e descobrir onde está nosso coração:

1- Tesouros na terra

v.19 “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam”.
A característica do tesouro terreno é ser algo passageiro ou que se corrompe. Alguns exemplos de pessoas que se preocuparam com tesouro terreno foram:
O jovem rico que procurou Jesus para saber como alcançar a vida eterna e “disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me” (Mateus 19.21). O jovem valorizou mais seus RECURSOS do que estar com o Mestre.
Geazi, discípulo de Eliseu, quando Naamã foi curado e ofereceu recompensas ao profeta, que não aceitou, mas Geazi foi atrás destes tesouros e junto herdou a lepra que antes estava no general (II Reis 5.20-27). Para ele o RECONHECIMENTO era mais importante que o bem estar de quem estava sofrendo.

ASSISTA:
Ananias e Safira combinaram de mentir para os apóstolos quanto ao valor de um terreno dizendo que estavam doando o total para a Igreja achando que com isso conseguiriam FAMA, mas foram punidos com a morte (Atos 5.1-11).
Jacó trapaceou seu irmão Esaú, que por um prato de cozinhado de lentilhas vendeu seu direito de primogenitura (Gênesis 25.29-34). Depois Jacó também enganou seu pai Isaque tomando a bênção que era de seu irmão (Gênesis 27.1-44). Para Jacó os PRIVILÉGIOS estavam acima de tudo.
A mulher de Ló, quando sua família foi resgatada de Sodoma por dois anjos que apenas advertiram para não olhar para traz (Gênesis 19.17), mas ela fez justamente isso e se tornou uma estátua de sal (Gênesis 19.26), porque valorizou mais o PASSADO do que as promessas de Deus para sua família.
O filho pródigo exigiu sua herança considerando seu pai como morto e gastou tudo com amigos porque considerava os PRAZERES mais importantes que sua família. Depois de perder tudo, lembrou-se de sue pai e foi recebido com amor (Lucas 15.11-32).
Não adianta juntarmos tesouros nesta terra porque tudo isso passa e não levamos nada de valor daqui (Eclesiastes 9.10). O consumismo tem feito com que as pessoas queiram a cada dia ter mais do que ser. Na verdade podemos ter tudo, mas não colocar o nosso coração nas coisas.
Não acumule tesouros terrenos!

2- Tesouros no céu

v.20 “mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam”.
O tesouro celestial é formado por coisas eternas e superiores que somente pode ser visto com os olhos da fé (II Coríntios 5.7).
Alguns exemplos de pessoas que tiveram um tesouro no céu foram:
Abraão que deixou sua terra (Gênesis 12.1) e também chegou a abrir mão de seu único filho para Deus (Gênesis 22.1-19), mostrando que o Senhor é mais valioso que seus bens e que está acima de sua própria família. Seu tesouro era sua FIDELIDADE a Deus em tudo.
Maria, irmã de Lázaro e Marta, abriu mão de seu tempo para ouvir a Jesus (Lucas 10.38-42) e também entregou seu bálsamo mais precioso como oferta ao Senhor Jesus (João 12.1-3), abrindo mão de sua vaidade em prol do tesouro da UNÇÃO.
Moisés deixou o Egito onde era considerado filho da filha de faraó (Hebreus 11.24-26) para estar com seu povo numa caminhada pelo deserto. Mostrou que sua FÉ é mais importante que títulos e que sua reputação.
Zaqueu não se importou mais em ser considerado “maioral”, subiu numa árvore para ver alguém maior que ele e aceitou receber Jesus em sua casa abrindo mão de seu status e de seus recursos para receber o tesouro da SALVAÇÃO pelo arrependimento de seus erros (Lucas 19.1-10).
Rute abriu mão de sua liberdade para acompanhar sua sogra (Rute 1.14-16) e Deus lhe deu uma família abençoada (Rute 4.13) tornando-se ascendente do rei Davi e de Cristo (Mateus 1.5). A coisa mais valiosa para ela foi o AMOR à família.
Os discípulos deixaram seus barcos cheios de peixes após uma pesca maravilhosa, a maior de suas vidas, para seguir o Mestre Jesus (Marcos 4.18-22). Reconheceram que teriam um trabalho mais importante na sua MISSÃO.
A maior riqueza que podemos conseguir nesta vida é ganhar almas que são valiosas para Deus (Marcos 8.36,37) e somente esperar que  no céu recebamos o galardão (Apocalipse 22.12).
Acumule tesouros no céu!

Seu coração é valioso para Deus!

-CONCLUSÃO: v.21 “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.
O inimigo luta para conquistar nosso coração com tudo que nos agrada porque sabe que nosso coração é valioso para Deus, por isso devemos amar ao Senhor de todo o coração (Marcos 12.30).
Para saber o que está em seu coração você deve observar:
Palavras: o que você fala reflete o que está dentro do seu coração porque “o homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6.45).
Lembranças: o nosso coração é como um baú de tesouros onde acumulamos lembranças, por isso “o homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más” (Mateus 12.35).
Vasculhe seu coração e descubra onde está o seu tesouro. Abra mão do que for preciso e aprenda a valorizar mais o que realmente é importante para Deus. Desapegue-se de coisas terrenas e aprenda a ser mais espiritual (I Coríntios 2.14-16).

Deus tem um tesouro para você no céu!

______________________________
¹ WESLEY, John. Notas explicativas de John Wesley sobre o Novo Testamento: Evangelhos e Atos – Tomo I. Tradução de Angelino Junior do Carmo. Belo Horizonte: Filhos da Graça / Noah Edições, 2015. pp. 47.
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

Um comentário:

  1. Muito lindo e profundo. Deus continue a te abençoar para que, sob a orientação do Espirito de Deus, continue a postar estas preciosas dádivas de Deus para esse mundo tenebroso e afastado de Deus. Pr Moacir Rosa

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.