Não deixe a luz apagar

Tema: VIDA CRISTÃ


“antes que a lâmpada de Deus se apagasse”.
I Samuel 3.1-10

Introdução: O fogo não poderia se apagar sobre o altar, nem a lâmpada apaga-se dentro da Casa de Deus. Um sacerdote tinha duas tarefas diárias que não podiam ser esquecidas: manter aceso o fogo sobre o altar (Levítico 6.12,13) e as lâmpadas do candelabro sempre acessas dentro da tenda durante todo o dia para ministração (Êxodo 27.20,21). A luz não podia ser apagada em momento algum.
O sacerdote Eli estava cego fisicamente (v.2) e espiritualmente estava fraco na fé (v.12-14). Deixou de ascender a lâmpada do Senhor todos os dias. Por causa disso o povo ficou em trevas.

O que fazer antes que a lâmpada se apague?

Através do exemplo de Samuel aprendemos algumas coisas que precisamos fazer antes que a luz se apague: 

1- Servir ao Senhor

v.1 “O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli”.

A primeira coisa que Samuel fazia ‘antes que a lâmpada se apagasse’ era servir. O menino foi dedicado ao Senhor através de sua mãe para servir no tabernáculo por toda sua vida (I Samuel 1.28). Talvez alguém lhe dissesse: ‘você serve aquele sacerdote cego?’ e Samuel respondesse: ‘eu sirvo ao Senhor’.
Devemos servir a Deus “com alegria” (Salmo 100.2). Por isso, “tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens (Colossenses 3.23). Não podemos olhar para os homens e sim para Deus que é o dono da Obra.
Muitas pessoas deixam a luz de Deus apagar em suas vidas porque não estão servindo a Deus. Acabam caindo nas trevas porque não andam como “filhos da luz” (Efésios 5.8).
Antes de apagar a luz, sirva ao Senhor!

2- Obedecer

v.5,6 “Correu a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei; torna a deitar-te. Ele se foi e se deitou. Tornou o SENHOR a chamar: Samuel! Este se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te”.

A segunda característica da vida de Samuel, que o mantinha sempre iluminado é a obediência. Sua disposição em procurar o sacerdote Eli todas as vezes, antes de fazer qualquer coisa, mostra como era obediente.
O próprio Samuel, quando se tornou sacerdote, ensinou que “obedecer é melhor que sacrificar” (I Samuel 15.22). Por causa de não obedecer, muitas pessoas ‘sacrificam’ sua vida espiritual caindo em trevas. Isso acontece quando a pessoa não abre mão para obedecer e acaba sacrificando outras áreas da vida como o ministério, a comunhão, a família, etc.
Deus honra quem obedece. Mas o desobediente acaba ficando em trevas, deixa sua luz apagar e não consegue mais ver que está errado (João 12.35).
Antes de apagar a luz, obedeça ao Senhor!

3- Ouvir a voz de Deus

v.10 “Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve”.

A terceira característica de Samuel, antes que luz apagasse, ouviu ao Senhor. Aquela voz mudou a sua vida. A partir daquele momento seria guiado pela Palavra de Deus, tornando-se além de sacerdote, também um profeta de Deus.
Quando ouvimos a voz de Deus, somos orientados pelo Espírito Santo que nos mostra a vontade do Senhor (Isaías 30.21). Quando seguimos a Cristo somos iluminados por ele o tempo todo e como “falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida (João 8.12).
Deus chamou a Samuel pelo nome três vezes até que conseguiu reconhecer ao Senhor. Isso também acontece conosco, quando Deus sempre nos chama e muitas vezes não ouvimos porque estamos com o coração endurecido (Hebreus 3.8).
Antes de apagar a luz, ouça a voz do Senhor!

Não apague sua luz!

CONCLUSÃO

A lâmpada se apaga quando não lemos a Palavra de Deus (Salmo 119.105), quando não oramos, quando não perdoamos (I João 2.11), quando não conseguimos enxergar o propósito de Deus, quando não há testemunho (Mateus 5.14) e quando não há unção (Mateus 25.8).
Jesus disse que os nossos olhos são lâmpada para nosso corpo (Lucas 11.34), referindo-se a nossa consciência do que é certo ou errado. Jesus também “nem apagará a torcida que fumega” (Isaías 42.3). Quando alguém tenta apagar uma chama soprando, depende se ali tem lenha, porque quanto mais soprar o fogo se alastra. Não importa se tentam apagar sua chama, se você tem conteúdo, mais vai incendiar.

Não deixe sua luz apagar!

______________________________


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp