A Igreja do Face-Zap

Tema: IGREJA  

Deus e o homem leonardo da vinci

"Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos" I Coríntios 14.33

Introdução: As mídias sociais se tornaram um dos principais meios de comunicação em nossa geração. Tornou-se quase que indispensável fazer uso de pelo menos uma rede social para convivência e relacionamento com as pessoas. Alguns chegam até mesmo a exagerar ou talvez ficar viciados.
O Facebook vem por cerca de dez anos liderando a comunicação entre pessoas e recentemente o Whatzapp surpreendeu alcançando de forma mais próxima e constante um público ainda maior.
Este relacionamento virtual tem seu lado positivo e também pode ser usado de forma ruim, como em todas as outras áreas da vida. O telefone, a televisão e qualquer outra tecnologia também são prejudiciais se for usado exageradamente ou de acordo com a opção de uso de cada um.

Como usar mídias sociais a favor da Igreja?


Nessa reflexão gostaria de comparar as ações mais comuns que realizamos na rede social com atitudes que precisamos ter na igreja:

1- SEGUIR 

I Coríntios 11.1 “sede meus imitadores como também eu sou de Cristo”.

A primeira ação que realizamos numa rede social é seguir pessoas e conseguir seguidores.
Após montar seu perfil, a pessoa procura seguir pessoas que lhe interessa acompanhar suas notícias e imediatamente busca alcançar o máximo de seguidores possível. Para muitos a reputação virtual de uma pessoa está relacionada com o número de seguidores que tem.

Na vida cristã precisamos:

a) Seguir servos de Deus: o processo do discipulado começa quando somos acompanhados por pessoas que nos orientam na fé e nos ajudam a crescer espiritualmente. Por isso precisamos procurar pessoas que nos inspirem e ajudem na edificação espiritual de nossas vidas.
b) Buscar Seguidores: Jesus nos deixou a ordem de fazer discípulos (Mateus 28.19), e isso é uma tarefa que não temos escolha. Devemos evangelizar e cuidar das pessoas ensinando a Palavra de Deus.

Assim como numa rede social as pessoas querem o máximo de seguidores possível, também na vida cristã precisamos levar o maior número de pessoas a Cristo.
Siga servos de Deus e faça discípulos!

2- CURTIR 

Filipenses 4.21 “Saudai a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo vos saúdam”.

Outra ação muito comum nas redes sociais é o ‘curtir’ que na verdade significa um cumprimento a uma pessoa ou postagem dizendo que você gostou do que viu ou leu.

Devemos curtir:

a) Coisas que edificam: na vida cristã precisamos buscar aprender e ver coisas que nos acrescentem em nossa fé e trazem bons pensamentos para nossas vidas (Filipenses 4.8).
b) Coisas que nos unem: na igreja precisamos escolher aquilo que é bom para nossa convivência e contribui para a união dos irmãos e nunca o que nos separa ou causa divisões (I Coríntios 1.10).

Por diversas vezes o apóstolo Paulo orienta os irmãos a saudarem-se com ósculo santo (I Tessalonicenses 5.26), que é um beijo respeitoso. Este ato de se cumprimentar, independente do beijo, é um hábito cristão ordenado por Jesus de ministrarmos a paz por onde formos (Mateus 10.12).
Curta o que edifica e traz união com os irmãos!

3- COMPARTILHAR 

Romanos 12.15 “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram”.

A terceira ação mais realizada nas redes sociais é o compartilhamento. Quando você vê algo que gosta, além de curtir também compartilha para que seus amigos e seguidores também vejam.

Na igreja precisamos compartilhar:

a) A Palavra de Deus: Bastante conteúdo cristão tem se espalhado pela internet levando a mensagem do Reino de Deus. Esta é uma estratégia de difundir a mensagem do Evangelho por todo o mundo (Marcos 13.10 e 16.15).
b) As necessidades das pessoas: Várias campanhas de ajuda social são realizadas pelas redes sociais apoiando aqueles que precisam. Assim como na Igreja Primitiva os irmãos compartilhavam suas necessidades e não deixavam ninguém em falta, também devemos ajudar uns aos outros (Atos 2.42-47).

Muitas igrejas e cristãos de modo geral tem aproveitado as mídias sociais para aproximar as pessoas e comunicar sua mensagem. Podemos aproveitar a facilidade e rapidez das redes sociais para anunciar a Palavra de Deus e também realizar obra social.
Compartilhe o Evangelho e ajude as pessoas!

Use as redes sociais de forma correta!

CONCLUSÃO

Com esta reflexão aprendemos a usar as mídias sociais da melhor forma e também sobre os relacionamentos na igreja. Devemos seguir servos de Deus e alcançar seguidores para Cristo, também precisamos curtir coisas que edificam e nos unam num só propósito e compartilhar a Palavra de Deus, bem como as necessidades das pessoas com o fim de ajudar.
Se fizermos na igreja o que fazemos de bom no facebook e whatzapp, nossa convivência cristã será muito melhor. Principalmente se procuramos nos relacionar com as pessoas na igreja na proporção que fazemos através das redes sociais, certamente nossa convivência será muito melhor.

Invista em relacionamentos cristãos!


livro sete igrejas do apocalipse

E-book: As 7 Igrejas do Apocalipse

As sete cartas às igrejas no Apocalipse trazem mensagens reveladoras à igreja atual. Neste livro apresentamos três tipos de interpretação para cada uma das cartas: 1) Interpretação LITERAL; 2) Interpretação HISTÓRICA; 3) Interpretação MORAL. Certamente a mensagem deste texto trará revelações importantes para sua vida como igreja de Cristo. As cartas às sete igrejas formam uma mensagem completa para toda a cristandade. Estas cartas foram escritas para você também e será bem-aventurado se ler e ouvir (Apocalipse 1.3).


______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp