O que não é Discipulado?

Tema: DISCIPULADO

pessoas correndo sombra silhueta

“Resguarda o testemunho e sela a lei no coração dos meus discípulos”. Isaías 8.16

Introdução: Muito se tem falado de discipulado, mas o que é isso? Várias coisas que têm sido feitas são boas, mas nem tudo faz parte do verdadeiro discipulado. Não podemos pensar que apenas uma reunião de estudo bíblico ou culto doméstico seja suficiente sem formar discípulos realmente.

Você sabe o que é discipulado?

Vamos refletir em algumas palavras sobre o que é o que não é Discipulado:

1- COMUNHÃO e não reunião 

Marcos 6.41 “E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos”.

Jesus viveu muitos momentos marcantes com seus discípulos como este onde aconteceu a multiplicação dos pães. Um destaque deste acontecimento foi que Jesus apenas abençoou os pães e entregou aos discípulos para que eles compartilhassem com as pessoas. Deste modo Jesus estava ensinando seus seguidores que o discipulado acontece através da comunhão com o próximo.
Quando entramos no processo de discipulado, passamos a conviver com outros discípulos em busca de experiência com Deus. O ambiente do discipulado deve ser de paz e acolhimento. Diferente de um ambiente formal de uma reunião comum.
Discipulado é Comunhão e não apenas reunião! 

2- CELEBRAÇÃO e não evento 

João 2.11 “Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele”.

Os discípulos de Jesus estavam acostumados a ver milagres e ficavam alegres com isso. Por onde passavam vivenciavam coisas sobrenaturais, mas isto não era apenas uma festa e sim experiências que Deus lhes concedia.
Cada encontro ou culto especial do discipulado se torna algo inesquecível. Celebrar é ‘se lembrar’ por isso o culto de uma igreja em discipulado é uma celebração que marca os participantes. Uma igreja de programa vive de eventos, reuniões e programações que são passageiras e são esquecidas com o tempo. Quando os discípulos estão juntos, só o fato de se encontrarem já é o suficiente para satisfazer suas vidas. Os eventos acontecem na igreja de discipulado como consequência de seu trabalho com vidas e não para tentar alcançar vidas.
Discipulado traz Celebração e não eventos!

3- CARÁTER e não modismo 

João 15.8 “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”.

Jesus veio ao mundo para viver a Palavra de Deus e mostrar a verdade de forma encarnada. O legalismo religioso impedia as pessoas de vivenciar a mensagem Divina. Por isso Jesus exigiu vida prática de seus seguidores e não aceitava a hipocrisia dos fariseus. Jesus revelou o caráter de Deus e quer que vivamos segundo a sua vontade.
O discipulado desafia à vida prática de testemunho. Através da convivência o caráter de Cristo é transmitido aos discípulos. Não adianta ficar ensinando pensamentos e doutrinas humanas que não têm efeito prático. As pessoas olham para nossas vidas e querem ver nosso testemunho mais do que ouvir nossas palavras.
Discipulado é buscar o Caráter de Cristo e não modismos!

4- CAPACITAÇÃO e não um movimento 

Mateus 10.1 “e, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal”

Jesus preparou seus discípulos para realizar o seu ministério e dar continuidade à obra de Deus através da Igreja que é o Corpo de Cristo na terra. A capacidade espiritual vem primeiramente do poder do Espírito Santo e também pela busca de preparação para realizar a obra de Deus.
Tudo no discipulado tem um propósito. Cada encontro tem o objetivo de preparar os discípulos para a vida cristã. Por isso o discipulado não é apenas um movimento de atividades comuns para distrair as pessoas com entretenimento. A capacitação é um dos objetivos do discipulado. A busca de conhecimento é a necessidade de cada discípulo que deseja aprender mais de seu Mestre. A maior ferramenta para capacitação de discípulos é o estudo da Palavra de Deus.
Discipulado é Capacitação e não apenas um movimento!

5- CRESCIMENTO e não ritual

Lucas 6.40 “O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre”.

Jesus proporcionava situações onde seus discípulos fossem testados para experimentar o poder de Deus e crescer espiritualmente. O objetivo de Cristo é que seus seguidores se tornassem semelhantes a eles para fazer coisas grandiosas como Jesus fez (João 14.12). Contudo não bastava apenas repetir o que Jesus fazia, mas precisavam buscar o poder de Deus para ter autoridade (Marcos 9.18-28).
O discipulado sempre desafia os participantes a realizar tarefas práticas que o façam a viver o que aprendeu. Isso estimula o crescimento espiritual do discípulo. Um membro comum de igreja, sempre quer que tudo seja como sempre foi. Já o discípulo sempre quer melhorar e está aberto para mudanças que visem seu crescimento e dos irmãos.
Discipulado leva ao Crescimento e não apenas repetição de rituais!

6- CRISTIANISMO e não instituição 

João 13.35 “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

O objetivo de Jesus não era fundar uma religião ou organização humana. Disso o mundo já está cheio e saturado. Jesus queria trazer o amor de Deus para salvar o mundo (João 3.16). O verdadeiro cristianismo não é apenas uma instituição e sim a vida prática baseada no amor ao próximo.
Uma marca do discipulado é o valor que dá à vida das pessoas do que para coisas ou eventos. A Igreja de discípulos procura ganhar almas e valoriza sua liderança bem como os demais irmãos enquanto uma igreja institucionalizada está preocupada com títulos e cargos onde as pessoas estão distantes da realidade da comunidade.
Discipulado é viver o Cristianismo e não fazer parte de uma religião!

7- CONTINUAÇÃO e não fase 

João 8.31 “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos”.

Embora Cristo tenha passado um tempo limitado entre seus discípulos na terra, seu propósito é para a eternidade. Seus seguidores foram desafiados a deixar tudo para seguir seu mestre para sempre (Lucas 14.26). Depois de estar com as multidões, Jesus sempre continuava o preparo de seus discípulos quando estava a sós com eles (Mateus 13.36).
Devemos abrir mão de tudo, mas nunca deixar a Palavra de Deus. O processo do discipulado é para a vida toda. Ser discípulo e fazer discípulos se limita a um curso ou tempo fixo de preparo. Por isso, quando entregamos a este propósito de discípula vidas, devemos saber que estaremos dedicando toda a nossa vida em prol da vida de outras pessoas. O discipulado não apenas deve estar na agenda da igreja e dos cristãos e sim deve ser a própria agenda que ocupe o tempo dos discípulos.
O Discipulado deve Continuar e não ficar numa fase!

Seja um Discípulo de Cristo!

CONCLUSÃO

A verdade sobre o discipulado desfaz vários enganos a respeito do mesmo.  O discipulado não é uma reunião, um evento, modismo, movimento, instituição ou fase momentânea de uma agenda.
O verdadeiro Discipulado produz Comunhão, Celebração, forma o Caráter cristão, Capacita os discípulos, traz Crescimento e vivencia o Cristianismo na prática e não apenas em ideologias religiosas.

Faça Discípulos!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp