OS SONHOS NA BÍBLIA

-Tema: SONHOS
Jeremias 23.28
- Introdução: A Bíblia relata sobre sonhos de treze personagens. Alguns tiveram mais sonhos e outros apenas uma vez. Podemos estudar estes relatos para entender um pouco mais sobre o que são os sonhos e como Deus se revela através deles.
Estudaremos agora apenas sobre passagens onde aparece a expressão ‘sonho’ por se tratar de revelações enquanto a pessoa está dormindo. Não abordaremos neste momento sobre textos sobre visões, que acontecem quando a pessoa está consciente ou acordada.
Para entender mais sobre o assunto leia: INTERPRETAÇÃO DE SONHOS.

Você entende o que sonha?

Vamos estudar os sonhos que são relatados na Bíblia:


1- O sonho de Abimeleque: Gênesis 20.3-6

Abimeleque foi avisado claramente por Deus que havia sido enganado por Abraão quando este disse que Sara era sua irmã, ocultando o fato de ser sua esposa.
O propósito deste sonho foi alertar sobre o pecado e dar livramento das suas consequências.

2- Os sonhos de Jacó: Gênesis 28.12 e 31.10,11

1° - Sonho da escada: Jacó sonhou com uma escada da terra ao céu e anjos subindo e descendo. A partir de então passou a ter um relacionamento com Deus (Gênesis 28.17-22). O propósito deste sonho era trazer despertamento espiritual para Jacó.
2° - Sonho do rebanho: quando Labão tentava trapacear Jacó, Deus mostrou para ele o que seu sogro fazia e lhe mandou de volta para sua terra (Gênesis 31.12,13). Com este sonho Deus mostrou a Jacó que dirigia a sua vida e lhe sustentava em todas as suas necessidades.

3- O sonho de Labão: Gênesis 31.24

Quando Jacó fugiu com as sua família, levando as duas filhas de Labão e todo o rebanho que havia adquirido, o seu sogro quis ir ao seu encontro e por isso Deus lhe visitou em sonho e lhe disse para não fazer mal a Jacó. Labão obedeceu à visão de Deus e apenas se despediu de suas filhas (Gênesis 31.25-29). O propósito deste sonho foi trazer livramento da morte a Jacó e a labão de sujar suas mãos com sangue.

4- Os sonhos de José: Gênesis 37.5-10

José tinha sonhos e o dom de interpretá-los. Dois sonhos marcaram sua vida:
1° - Sonho dos feixes de trigo: José sonhou que os feixes de trigo de seus irmãos se inclinavam diante do feixe de trigo dele (Gênesis 37.5-8).
2° - Sonho do sol, a lua e as estrelas: José sonhou que o sol, que representava seu pai, a lua representando sua mãe e onze estrelas, que seriam seus irmãos se encurvavam diante dele (Gênesis 37.9,10).
Estes sonhos foram a marca da vida de José e ele se lembrou deles quando se cumpriram (Gênesis 42.9). O propósito destes sonhos era direcionar a vida de José e lhe dar esperança quando passasse por perseguições (Gênesis 37.20).

5- Os sonhos do copeiro e do padeiro: Gênesis 40.5-8

O padeiro e o copeiro de faraó foram presos por suspeitas de traição ao rei (Gênesis 40.1-3) e ficaram na mesma prisão que José. Ali os dois tiveram sonhos:
1° - Sonho do copeiro: o copeiro sonhou com um pé de uvas brotando três galhos com flores que frutificaram cachos de uvas (Gênesis 40.9-13). José interpretou que o copeiro seria libertado em três dias e viveria.
2° - Sonho do padeiro: o padeiro sonhou com três cestos de pão sobre sua cabeça e com aves que comiam sobre ele (Gênesis 40.16-19). José interpretou que em três dias o padeiro seria condenado e morto.
O propósito destes sonhos era fazer justiça ao copeiro que foi acusado injustamente e preparar José para seu dom de interpretar sonhos e visões de forma que viesse a ser conhecido pelo faraó posteriormente (Gênesis 41.12).

6- Os sonhos do Faraó: Gênesis 41.1-8

O faraó teve dois sonhos onde um foi a continuação e confirmação do outro.
1° - Sonho das sete vacas: o faraó sonhou primeiro com sete vacas magras saindo do rio Nilo e devorando outras sete vacas gordas (Gênesis 41.1-4).
2° - Sonho das sete espigas: depois o faraó sonhou que de uma só haste saíam sete espigas feias e sete boas, sendo que as feias devoraram as boas (Gênesis 41.5-7).
O copeiro real se lembrou de que José interpretou seu sonho e do padeiro (Gênesis 41.11,12). O faraó mandou chamar José e contou para ele o sonho (Gênesis 41.15-24). José interpretou o sonho do faraó (Gênesis 41.25-32).
O propósito destes sonhos de faraó foi levantar José para governar o Egito e mostrar o poder de provisão de Deus.

7- O sonho do midianita: Juízes 7.13-15

Quando Gideão foi espiar a terra dos midianitas, inimigos do povo de Deus, Gideão ouviu um homem contando seu sonho em que via um pão de cevada derrubando a tenda do comandante do exército midianita e derrotando-o. O outro homem que ouvia o relato do sonho logo entendeu o significado que seria a respeito de Gideão vencendo o exército midianita. Gideão ouviu este sonho e sua interpretação. Este foi um sinal de Deus para sua vida.
O propósito deste sonho foi dar um sinal para Gideão de que seria vencedor em suas batalhas. Quando Deus quer, o Senhor mostra até para o ímpio e usa quem quiser para nos revelar sua vontade.

8- O sonho de Salomão: I Reis 3.5-15

O rei Salomão teve um sonho onde ouviu Deus lhe falar. No sonho Deus lhe disse que poderia pedir o que desejasse. Salomão pediu a Deus sabedoria. Este pedido agradou ao Senhor que lhe concedeu o pedido.
O objetivo deste sonho foi estabelecer o reinado de Salomão e dinastia de Davi sobre o trono de Israel. Um tempo de paz seria fruto da sabedoria no reino de Salomão.

9- Os sonhos de Nabucodonosor: Daniel 2.1-9; 26-45 e 4.5-19

O rei Nabucodonosor teve dois sonhos muito fortes, um com a estátua e outro com uma árvore.
1° - Sonho da estátua: em sonho o rei Nabucodonosor viu uma estátua que tinha cabeça de ouro, braços de prata, cintura de bronze e pernas de ferro com os pés em ferro misturado com barro. No sonho uma pedra acerta os pés da estátua e a destrói (Daniel 2.1-9). Esta visão mostrava que ele era a cabeça de ouro e após viriam outros reinos representando os metais. A partir do grande Império Babilônico, outros reinos dominariam o mundo civilizado de sua época até que o Reino de Deus se estabelece sobre a terra (Daniel 2.26-45).
2° - Sonho da árvore: o rei Nabucodonosor também sonhou com uma árvore onde se abrigavam toda sorte de aves e animais à sua sombra. Esta árvore seria cortada e o seu tronco seria preso em correntes por sete anos (Daniel 4.5-19). O cumprimento deste sonho veio sobre a pessoa do rei que se tornou como um animal por sete anos até que se humilhou diante de Deus.
Os dois sonhos se referem à pessoa do rei Nabucodonosor e ao seu reino com sentido profético para as nações e para o mundo. As lições de seus sonhos se baseiam principalmente sobre humildade e submissão a Deus.

10- O sonho de Daniel: Daniel 7.1

O profeta Daniel, quando já era idoso teve um sonho profético sobre o futuro das nações. Ele visualiza em seu sonho quatro animais saindo do mar: um leão, um urso, um leopardo e uma besta (Daniel 7.1-28). Estes animais representavam quatro reis de quatro impérios.
O propósito deste sonho foi completar o sonho da estátua que teve o rei Nabucodonosor (Daniel 2.1-9 e 26-45). Deus revelou o seu propósito para a humidade através do profeta Daniel. Esta é uma revelação apocalíptica.

11- Os sonhos de José: Mateus 1.20 e 2.13, 19 e 22

José, pai adotivo de Jesus, quando soube que Maria estaria grávida, sonhou quatro vezes:
1° - Sonho: um anjo diz para se casar com Maria (Mateus 1.20);
2° - Sonho: um anjo diz para José fugir para o Egito (Mateus 2.13);
3° - Sonho: um anjo manda José voltar para Israel (Mateus 2.19).
4° - Sonho: José é orientado a ir para a Galiléia (Mateus 2.22).
Os sonhos que José teve tiveram objetivo de orientar a família que abrigaria o Filho de Deus. A vida de José foi um exemplo de servo de Deus que seguia as ordens do Senhor disposto a fazer tudo que agradasse ao seu Deus.

12- O sonho dos magos: Mateus 2.1

Os reis magos foram orientados pelo rei Herodes que encontrassem o Messias e voltassem para lhe contar onde estaria o Rei dos judeus. Mas os magos sonharam ao mesmo tempo ou talvez um deles tenha sonhado e compreendeu que não deveriam retornar a Herodes.
O propósito deste sonho foi mostrar que nada nem ninguém podem impedir os planos de Deus. Os magos temiam a Deus e por isso obedeciam a direção do Senhor. Reconheciam que existe um Rei superior a todos os reis da terra.

13- O sonho da mulher de Pilatos: Mateus 27.19

Durante o julgamento de Jesus por Pilatos, a esposa deste lhe procurou pedindo que não fizesse nenhum mal a Jesus e o defendeu dizendo que sabia ser uma pessoa justa. Ela disse que tinha sonhado com Jesus e sofreu por ele em sonho.
O propósito deste sonho foi mostrar para Herodes um sinal do poder de Deus. A sua própria esposa era uma mulher temente a Deus e creu em Jesus. Herodes teve a oportunidade de não ser o responsável pela condenação de Jesus.

Deus se revela através de sonhos!

-CONCLUSÃO:
As experiências dos personagens bíblicos e seus sonhos são um exemplo para nossa inspiração e entendimento dos sonhos que temos. Baseado na forma e contexto em que sonhamos podemos comprar com o que aprendemos na Bíblia e entender o significado.
Os sonhos revelados por Deus não são para um misticismo ou para anunciar desgraças. Quando Deus mostra alguma coisa é porque tem um propósito maior do que o interesse humano.
Quando sonhamos e sentimos ser um sonho espiritual precisamos buscar a Deus em oração pedindo o entendimento e conferir com o estudo da Bíblia para confirmar ser vindo de Deus.

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

4 comentários:

  1. Boa noite.
    Raramente me lembro dos meus sonhos, mas, essa semana eu sonhei pescando e pegava muitos peixes, e eles eram grandes pesados, lembro - me que o 1 chegou a quebrar a vara. La estava meu pai e meu irmão, depois chegavam mais pessoas, mas so eu pegava, jogava o meu anzol na água e os peixes o cercava, era muito peixe. Cheguei a pegar um pela barriga..Pode me ajudar?

    ResponderExcluir

  2. Essa noite tive um pesadelo, sonhei que estava dentro de um ônibus e as pessoas que estavam dentro todos eram cristãos, porem todos estavam tranquilos e eu fikei mto apavorado pq percebi q aos poucos o onibus aumentava a velocidade, e parecia q ninguem percebia e eu fui ficando apavorado, e as pessoas conversando e rindo umas com as outras e eu prestando a atenção e muito apavorado, com medo de acontecer algum acidente

    ResponderExcluir
  3. Tenho tido muitos sonhos e muitos deles são confirmados eu tenho pedido a Deus sabedoria para discernir se são ou não de Deus
    Glórias ao Rei dos Reis 😍🙏

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.