Faça o melhor para Deus

-Tema: SACRIFÍCIO
Gênesis 22.1-8
-Introdução: Deus sempre faz o melhor para nós. Será que sempre fazemos o melhor para o Senhor ou deixamos o que nos sobra do nosso tempo?
Este texto é muito usado para pregar sobre bênção, promessa, provisão e restituição, mas agora vamos falar sobre SACRIFÍCIO. Embora o texto seja longo vamos nos firmar sobre os versículos 6 e 7 que falam do fogo, cutelo e da lenha.
Isaque era a melhor coisa da vida de Abraão e Deus lhe perguntou se teria coragem de entregar seu próprio filho por amor ao Senhor. Abraão sabia que Deus é o dono da vida que lhe tinha dado Isaque como presente. O nome Isaque significa alegria, sorriso. Isaque era a maior alegria da vida de Abraão. 
Qual é o seu Isaque?
Às vezes em nossas vidas temos muitas alegrias, Deus quem nos dá, mas não podemos colocar as bênçãos acima do Dono da bênção.
Você entregaria seu Isaque?

Deus queria abençoar a família de Abraão e através dele todas as outras famílias da terra, mas antes era preciso provar a sua fé e amor ao Senhor.
Abraão aceitou o desafio e entregou filho. Mesmo sendo patrão, foi ele quem rachou a lenha pessoalmente. Na subida ao monte levou três ferramentas necessárias para o sacrifício; o fogo, o cutelo e a lenha. Estas três ferramentas nos mostram o que precisamos fazer de melhor para Deus, não apenas como sacrifício, mas como amor e entrega total para que Ele abençoe nossas famílias como abençoou a de Abraão.
Sacrifique o seu melhor para Deus como aquele hino que diz oferecerei ao Deus da minha vida, sacrifícios de louvor ao Deus do meu amor.
O que é necessáriopara fazer o melhor para Deus?
OBS: Vamos fazer uma alegoria com três elementos presentes na mensagem (fogo, cutelo e lenha). O sentido não é literal, mas simbólico.
Para fazer o melhor para Deus é preciso:
1- FOGO: v.7

O fogo servia para queimar o sacrifício. Isaque estava carregando uma tocha de fogo acesa para lá em cima no monte acender o sacrifício.
FOGO significa o Espírito Santo.
Para fazer o melhor para Deus é preciso do fogo do Espírito Santo que nos faça arder de amor pelo Senhor e sua Igreja.
Quem tem o Espírito Santo não acha nada difícil para Deus, mas sacrifica o seu melhor (Isaque para o Senhor).


2- CUTELO: v.6

O cutelo era uma espada pequena encurvada que era usada para sacrificar o cordeiro. Abraão carregava o cutelo.
CUTELO significa a Palavra de Deus.
Para fazer o melhor para Deus precisamos da Sua Palavra que nos ensina a sua vontade, aquilo que Ele deseja de nós. 
Veja o que diz Hebreus 4.12:
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

3- LENHA: v.6

A lenha era usada para manter o fogo do sacrifício aceso.
LENHA significa a vida de Oração.
A oração é que mantêm acesa a chama do Espírito Santo em nossas vidas. Muitas pessoas recebem o fogo do Espírito Santo, mas não o abastecem com oração, então apagam espiritualmente muito rápido.

Deus provê para quem sacrifica!

-CONCLUSÃO: v.19
A partir do momento que Abraão provou seu amor e sacrificou o seu melhor para o Senhor, a partir de então pode fixar uma residência fixa e abençoada, pois até então era nômade. Depois desta prova experimentou a provisão do Senhor e bênção para sua família e através dele para todas as famílias da terra.
Se quisermos que nossas famílias sejam abençoadas e abençoar todas as famílias da terra, é preciso sacrificar algo.
Dê o melhor do seu tempo, seja fiel nos seus dízimos e ofertas, não deixe Deus para segundo plano em sua vida, faça o melhor para Ele. Oferte suas alegrias (seus Isaques) para o Senhor e Ele te dará mais ainda alegria e prazer na sua vida porque Ele restitui a quem perde e provê para quem sacrifica.

ASSISTA:
Tecnologia do Blogger.