Faça o melhor para Deus

 Tema: SACRIFÍCIO

Abraã e Isaque

Gênesis 22.1-8


IntroduçãoDeus sempre faz o melhor para nós. Será que sempre fazemos o melhor para o Senhor ou deixamos o que nos sobra do nosso tempo?

Este texto é muito usado para pregar sobre bênção, promessa, provisão e restituição, mas agora vamos falar sobre SACRIFÍCIO. Embora o texto seja longo vamos nos firmar sobre os versículos 6 e 7 que falam do fogo, cutelo e da lenha.

Isaque era a melhor coisa da vida de Abraão e Deus lhe perguntou se teria coragem de entregar seu próprio filho por amor ao Senhor. Abraão sabia que Deus é o dono da vida que lhe tinha dado Isaque como presente. O nome Isaque significa alegria, sorriso. Isaque era a maior alegria da vida de Abraão.  

Qual é o seu Isaque?

Às vezes em nossas vidas temos muitas alegrias, Deus quem nos dá, mas não podemos colocar as bênçãos acima do Dono da bênção.



Deus queria abençoar a família de Abraão e através dele todas as outras famílias da terra, mas antes era preciso provar a sua fé e amor ao Senhor.

Abraão aceitou o desafio e entregou filho. Mesmo sendo patrão, foi ele quem rachou a lenha pessoalmente. Na subida ao monte levou três ferramentas necessárias para o sacrifício; o fogo, o cutelo e a lenha. Estas três ferramentas nos mostram o que precisamos fazer de melhor para Deus, não apenas como sacrifício, mas como amor e entrega total para que Ele abençoe nossas famílias como abençoou a de Abraão.

Sacrifique o seu melhor para Deus como aquele hino que diz oferecerei ao Deus da minha vida, sacrifícios de louvor ao Deus do meu amor.


Como fazer o melhor para Deus?

Vamos fazer uma comparação com três elementos presentes na mensagem (fogo, cutelo e lenha). O sentido não é literal, mas simbólico.


Para fazer o melhor para Deus é preciso:


1- FOGOv.7

O fogo servia para queimar o sacrifício. Isaque estava carregando uma tocha de fogo acesa para lá em cima no monte acender o sacrifício.

FOGO significa o Espírito Santo.

Para fazer o melhor para Deus é preciso do fogo do Espírito Santo que nos faça arder de amor pelo Senhor e sua Igreja.

Quem tem o Espírito Santo não acha nada difícil para Deus, mas sacrifica o seu melhor (Isaque para o Senhor).

 

2- CUTELOv.6

O cutelo era uma espada pequena encurvada que era usada para sacrificar o cordeiro. Abraão carregava o cutelo.

CUTELO significa a Palavra de Deus.

Para fazer o melhor para Deus precisamos da Sua Palavra que nos ensina a sua vontade, aquilo que Ele deseja de nós. 


Hebreus 4.12 "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

 

3- LENHAv.6

A lenha era usada para manter o fogo do sacrifício aceso.

LENHA significa a vida de Oração.

A oração é que mantêm acesa a chama do Espírito Santo em nossas vidas. Muitas pessoas recebem o fogo do Espírito Santo, mas não o abastecem com oração, então apagam espiritualmente muito rápido.


Deus provê para quem sacrifica!


CONCLUSÃOv.19

A partir do momento que Abraão provou seu amor e sacrificou o seu melhor para o Senhor, a partir de então pode fixar uma residência fixa e abençoada, pois até então era nômade. Depois desta prova experimentou a provisão do Senhor e bênção para sua família e através dele para todas as famílias da terra.

Se quisermos que nossas famílias sejam abençoadas e abençoar todas as famílias da terra, é preciso sacrificar algo.

Dê o melhor do seu tempo, seja fiel nos seus dízimos e ofertas, não deixe Deus para segundo plano em sua vida, faça o melhor para Ele. Oferte suas alegrias (seus Isaques) para o Senhor e Ele te dará mais ainda alegria e prazer na sua vida porque Ele restitui a quem perde e provê para quem sacrifica.

Entregue seu Isaque (sua alegria) para Deus!

_________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp