Malhando trigo no lagar

-Tema: MOTIVACIONAL
Juízes 6.11,12
-Introdução: Imagine uma pessoa fazer a coisa errada no lugar errado. Assim estava Gideão quando malhava o trigo no lagar. Na verdade ele estava se escondendo dos inimigos do povo de Deus que roubavam seus alimentos (Juízes 6.3).
Quando Gideão pensava que estava solitário, Deus falou com ele para mostrar que não ficaria sozinho e não precisava temer. Se você está lutando com dificuldades, esta mensagem falará com você.

O que estou fazendo errado?

Vamos meditar na história de Gideão no lagar e aprender algumas lições sobre nossa comunhão com Deus:


1- O Trigo para fazer pão:

O trigo, para ser debulhado, precisava ser batido com força os feixes com objetivo de soltarem os grãos. Este serviço deveria ser feito em um lugar aberto à luz do sol, um terreiro ou eira.
Tudo o que Gideão queria era prover o pão para sua família, mas precisava fazer isso de forma que ninguém visse para não ter seu produto saqueado.
Quando Gideão recebeu um Anjo de Deus, lhe ofereceu pães asmos como oferta ao Senhor (Juízes 6.19). O Anjo de Deus tocou na oferta com uma vara e o fogo de Deus consumiu tudo como um sinal de que Deus aceitou sua oferta (Juízes 6.21). O altar onde Gideão ofereceu aquele sacrifício foi um altar que ele denominou de Jeová Shalom, ou seja, “o Senhor é paz” (Juízes 6.24).
Com o trigo que Gideão fez pães e compartilhou, aprendemos que nossa comunhão com Deus nos dá paz no coração. O pão se tornou um símbolo cristão da comunhão (Atos 2.42). Jesus é o Pão da vida que nos dá a paz no coração (João 6.48).
Se você está atormentado e com medo, busque o alimento espiritual da Palavra de Deus (Mateus 4.4) e receba a paz que Jesus tem para você. Quando estamos alimentados pela Palavra de Deus nos tornamos fortes.
Nunca perca sua comunhão com Deus!

2- O Lagar onde se faz o vinho:

O lagar era um lugar parecido com um grande tanque onde se colocavam as uvas e com os pés elas eram amassadas para sair o caldo que se transforma em vinho.
Gideão estava dentro de um lagar, lugar apertado para bater o trigo, mas era um local seguro porque não poderia ser visto pelas pessoas.
O vinho é um símbolo do sangue de Jesus que foi derramado por nós na cruz do calvário (Mateus 26.26-29). Somente através do sangue de Jesus nossos pecados são perdoados (I João 5.6). Quando tomamos o cálice de Santa Ceia reafirmamos nossa nova aliança com Deus (Lucas 22.20).
Uma arma poderosa para defender quem está sendo afrontado como Gideão é se lavar no sangue de Jesus (Apocalipse 7.14), pedindo perdão pelos pecados e se consagrando ao Senhor.
Quando nossas vidas estão na presença de Deus em santidade, o inimigo não pode nos tocar (I João 5.18) porque estamos protegidos por Deus.
Consagre sua vida ao Senhor que te protege!

Deus está contigo!

-CONCLUSÃO:
Ali naquele lagar Deus chamou Gideão que se tornou um homem forte e preparado. A partir daquele momento não teve mais medo nem precisou mais se esconder de ninguém.
O trigo que Gideão malhava nos lembra do pão que é alimento e comunhão com Deus. O lagar onde se faz vinho representa o sangue de Jesus nos purifica e guarda de todo mal.
Quando estamos em comunhão com Deus e pedimos perdão pelos nossos pecados, o Senhor nos prepara e capacita para realizar sua obra.

Se você está com Deus não há o que temer!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

3 comentários:

  1. forte e bem intecional ,facil de entender, tenhamos sempre esta certeza ., sem Deus nada somos ,porem com Deus ao nosso lado e coracao temos tudo ,

    ResponderExcluir
  2. Muito forte Gideão obedeceu e foi privilegiado por Deus por causa de sua obediência que possamos se todos obedecer e dar ouvido a voz do senhor porque ele quer o melhor para nossas vidas

    ResponderExcluir
  3. Dá para tirar muitas lições dá estoria de gideão 1 a capacidade vem de Deus 2 temos que tirarmos os altares de Baal 3 passamos pelo o período dá prova 4 para chegar o dia de tocar trombetas

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.