A luta pela Verdade


opção sim ou não 

“Que é a verdade?” João 18.38

Introdução: Pilatos fez esta pergunta a Jesus sobre o que é a verdade, mas observando o texto é possível perceber que nem esperou a resposta. Na verdade a resposta estava diante dos seus olhos. Jesus é a própria verdade. Jesus não precisou responder mais do que já havia dito sobre a verdade (João 18.37), pois sua vida, seus atos são a verdade incontestável.
Às vezes pensamos que devemos defender a verdade, mas ela é que nos defende. Não é preciso lutar contra pessoas em prol da verdade, pois ela é a maior força, a maior arma que luta por quem estiver firmado nela. A única coisa necessária é conhecer a verdade para ser liberto por ela (João 8.32). Nenhuma mentira pode aprisionar quem foi liberto pela verdade (João 8.36).

Você está lutando contra a mentira?

Vamos aprender alguns princípios sobre a Verdade:

1- A Verdade vence o ENGANO

II Coríntios 10.4 “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas”.

Muitas pessoas estão enganadas por mentiras que perduram e são aceitas como se fossem a verdade. Quem acredita na mentira considera esta como sua verdade. Mas a verdade não tem dono.
Se você isolara uma pessoa porque está enganada ela continuará enganada. Se você reprimir esta pessoa por seu engano, então ela terá aversão a sua verdade. Parece que as pessoas criam um bloqueio que não conseguem nem ao menos nos ouvir quando falamos francamente. Por isso é preciso ter paciência e muito amor.
Nossa luta é mais que ideológica, é espiritual. O pai da mentira é Satanás e é contra ele que devemos lutar (João 8.44). Então não lute contra as pessoas que estão enganadas, mas mostre amor. Devemos lutar contra o nosso verdadeiro inimigo que engana as pessoas repreendendo e resistindo com o poder de Deus (Tiago 4.7).
A verdade vence a mentira!

2- A Verdade persiste ao TEMPO

Eclesiastes 3.14 “Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele”.

Um ditado popular diz que ‘a mentira tem a perna curta’. A mentira é desmascarada pela luz da Palavra de Deus, portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus” (I Coríntios 4.5).
Tudo passa, mas “a Palavra de Deus permanece eternamente” (Isaías 40.8). O que não é de Deus passa com o tempo (Atos 5.38,39). Por isso devemos esperar o tempo de Deus quer revela a verdade. A luz da verdade vencerá a mentira das trevas (João 1.5).
Se você sabe uma verdade aguarde o tempo de Deus que revelará tudo com sua luz e julgará corretamente. Muitas pessoas estão cegadas pela mentira e não conseguem ver nem ouvir a verdade por mais que você fale.
Tudo passa e a verdade prevalece!

3- A Verdade é mais que uma OPINIÃO

João 14.6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Por causa de uma opinião as pessoas travam rixas e até guerras são formadas. Depois de toda a batalha os prejuízos mostram que não vale a pena ferir pessoas por causa de uma posição.
A verdade é autônoma. Não precisa de ninguém para se basear. Nós é que devemos nos basear na verdade. A verdade está firmada na Palavra de Deus (João 17.17) e na pessoa de Jesus Cristo.
Se você estiver com a verdade, então estará com a Palavra de Deus que é a maior de todas as armas (Efésios 6.17) e também será defendido pelo próprio Cristo (Apocalipse 2.16 e 19.21). Se a verdade é Jesus, deixe que Ele te defenda e não precisa brigar por causa de Deus.
A verdade é maior que tudo!

A verdade sempre vence!

CONCLUSÃO
Efésios 4.15 seguindo a verdade em amor”.

Jesus é o nosso advogado (I João 2.1), por isso não precisamos lutar contra as pessoas por causa de uma verdade. Jesus é o dono da verdade e o seu defensor. Não estou dizendo que você deva aceitar a mentira, mas estou te garantindo que por mais que lute, o único que pode mostrar toda a verdade é Deus, que sabe todas as coisas.
Devemos falar a verdade com as pessoas, mas com amor. A verdade por si só já é dura demais para o mundo, então nossa tarefa é demonstrar amor sem lutar contra as pessoas ou fazer inimigos (II Timóteo 2.24). A verdade não pode ser uma arma para ferir pessoas e sim um remédio para curar de todo engano.
Permaneça firmado na verdade, pois toda mentira passará e será desmascarada (Marcos 4.22). Espere o tempo de Deus revelar a verdade. Saiba que Jesus é a própria verdade e está com você.

Permanece na busca pela verdade!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp