Malhando trigo no lagar

Tema: MOTIVACIONAL

trigo

Juízes 6.11,12

Introdução: Imagine uma pessoa fazer a coisa errada no lugar errado. Assim estava Gideão quando malhava o trigo no lagar. Na verdade ele estava se escondendo dos inimigos do povo de Deus que roubavam seus alimentos (Juízes 6.3).
Quando Gideão pensava que estava solitário, Deus falou com ele para mostrar que não ficaria sozinho e não precisava temer. Se você está lutando com dificuldades, esta mensagem falará com você.

O que estou fazendo errado?

Vamos meditar na história de Gideão no lagar e aprender algumas lições sobre nossa comunhão com Deus:

1- O Trigo para fazer pão

O trigo, para ser debulhado, precisava ser batido com força os feixes com objetivo de soltarem os grãos. Este serviço deveria ser feito em um lugar aberto à luz do sol, um terreiro ou eira.
Tudo o que Gideão queria era prover o pão para sua família, mas precisava fazer isso de forma que ninguém visse para não ter seu produto saqueado.
Quando Gideão recebeu um Anjo de Deus, lhe ofereceu pães asmos como oferta ao Senhor (Juízes 6.19). O Anjo de Deus tocou na oferta com uma vara e o fogo de Deus consumiu tudo como um sinal de que Deus aceitou sua oferta (Juízes 6.21). O altar onde Gideão ofereceu aquele sacrifício foi um altar que ele denominou de Jeová Shalom, ou seja, “o Senhor é paz” (Juízes 6.24).
Com o trigo que Gideão fez pães e compartilhou, aprendemos que nossa comunhão com Deus nos dá paz no coração. O pão se tornou um símbolo cristão da comunhão (Atos 2.42). Jesus é o Pão da vida que nos dá a paz no coração (João 6.48).
Se você está atormentado e com medo, busque o alimento espiritual da Palavra de Deus (Mateus 4.4) e receba a paz que Jesus tem para você. Quando estamos alimentados pela Palavra de Deus nos tornamos fortes.
Nunca perca sua comunhão com Deus!

2- O Lagar onde se faz o vinho

O lagar era um lugar parecido com um grande tanque onde se colocavam as uvas e com os pés elas eram amassadas para sair o caldo que se transforma em vinho.
Gideão estava dentro de um lagar, lugar apertado para bater o trigo, mas era um local seguro porque não poderia ser visto pelas pessoas.
O vinho é um símbolo do sangue de Jesus que foi derramado por nós na cruz do calvário (Mateus 26.26-29). Somente através do sangue de Jesus nossos pecados são perdoados (I João 5.6). Quando tomamos o cálice de Santa Ceia reafirmamos nossa nova aliança com Deus (Lucas 22.20).
Uma arma poderosa para defender quem está sendo afrontado como Gideão é se lavar no sangue de Jesus (Apocalipse 7.14), pedindo perdão pelos pecados e se consagrando ao Senhor.
Quando nossas vidas estão na presença de Deus em santidade, o inimigo não pode nos tocar (I João 5.18) porque estamos protegidos por Deus.
Consagre sua vida ao Senhor que te protege!

Deus está contigo!

CONCLUSÃO

Ali naquele lagar Deus chamou Gideão que se tornou um homem forte e preparado. A partir daquele momento não teve mais medo nem precisou mais se esconder de ninguém.
O trigo que Gideão malhava nos lembra do pão que é alimento e comunhão com Deus. O lagar onde se faz vinho representa o sangue de Jesus nos purifica e guarda de todo mal.
Quando estamos em comunhão com Deus e pedimos perdão pelos nossos pecados, o Senhor nos prepara e capacita para realizar sua obra.

Se você está com Deus não há o que temer!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp