O Esconderijo do Altíssimo

Tema: 

pregação salmo 91

Salmo 91
-Introdução: Muitas pessoas usam o Salmo 91 de forma mística, colocando a Bíblia aberta na página do salmo, pensando que com isso poderá proteger sua vida. Mas a proteção atribuída ao Salmo 91, não está apenas na Bíblia aberta e sim na aplicação de suas palavras em nossas vidas.

Como viver à Sombra do Onipotente?

Vamos meditar sobre a proteção do Senhor sobre nossas vidas, baseado no Salmo 91:

1- Habitar em Deus

v.1,2 “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente, diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio”.

A primeira característica da proteção Divina na vida do cristão, vem sua intimidade com Deus (Salmo 25.14). Não apenas estamos em Deus, mas Deus permanece em nós o tempo todo (João 15.4-10). Passamos a habitar na presença do Senhor constantemente. Viver na presença do Senhor é ser templo do Espírito Santo (I Coríntios 3.16).
Se você quer ser protegido por Deus, precisa buscar habitar na presença de Deus. Se você estiver nas mãos de Deus, nenhuma mal pode te tocar (Isaías 43.13).
Habite na presença de Deus!

2- Receber livramentos

v.3,4 “Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa, Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo”.

Quando habitamos na presença de Deus, recebemos livramentos do Senhor em nossas vidas. Não sabemos, mas Deus nos livra o tempo todo, pois nos protege constantemente (Salmo 121).
Jesus lamentou sobre Jerusalém, desejando acolher seu povo “como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas” (Mateus 23.37). Deus quer nos abrigar debaixo de suas asas, nos aquecendo e protegendo de todo o mal.
A verdade da Palavra de Deus nos protege porque nos liberta (João 8.32) e serve como um escudo da fé (Efésios 6.16), que vai à nossa frente nos livrando.
Se você tem buscado os livramentos de Deus, se abrigue debaixo das ‘asas’ do Senhor e busque sua verdade que te protege.
Receba os livramentos do Senhor!

3- Vencer os medos

v.5,6 “Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia”.

Se estamos na presença de Deus e protegidos pelo Senhor, não há porque ter medo de nada. Por isso a Palavra de Deus traz 365 vezes a expressão “não temas”, para nos garantir diariamente que não há nada a temer se estamos com Jesus.
Muitas pessoas passam medos noturnos porque se sentem sozinhas. Também não percebem, mas durante o dia todo o inimigo lança setas para tentar nos atingir, mas são apagadas pelo poder de Deus (Efésios 6.16).
Se você está com Deus não precisa temer o mau, confie que Deus está contigo e não deixe o medo te prender, pois o amor de Deus “lança fora todo o medo” (I João 4.18).
Não tenha medo!

4- Temor de Deus

v.7,8 “Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios”.

O livramento e proteção de Deus sobre nossas vidas é motivo de gratidão ao Senhor e principalmente de temor a Deus, pois não somos dignos. Muitas pessoas perecem e quando somos guardados não é por nossos méritos e sim pela bondade do Senhor.
Se você tem visto muitas pessoas caírem ao seu lado, tema a Deus, pois o “temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 1.7) e vigie para não cair também pois “aquele que está de pé, cuide para que não caia” (I Coríntios 10.12).
Busque o temor do Senhor!

5- Refugiar-se em Deus

v.9,10 “Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda”.

Ser protegido por Deus não significa ausência de problemas, mas sim, que quando enfrentamos as lutas, temos um lugar para nos refugiar e não ser atingidos pelo mal.
Refugiar-se em Deus significa subir para o lugar mais alto na presença do Altíssimo. O EL ELYON é o nome de Deus que expressa sua grandeza e soberania acima de tudo, pois é o Deus que está no céu. Leia o estudo sobre o EL ELYON.
Se você está passando por uma perseguição ou luta, suba para a presença de Deus em oração e o inimigo não poderá te alcançar.
Refugie-se em Deus!

6- Batalha Espiritual

v.11-13 “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente”.

A proteção espiritual acontece em meio a uma grande batalha que acontece no mundo invisível entre as potestades nas regiões celestiais (Efésios 6.12). Os anjos de Deus lutam contra os demônios (Apocalipse 12.7). Mas o anjo do Senhor acampa-se ao nosso redor para nos proteger (Salmo 34.7). E maior é o que está conosco do que o que está no mundo (I João 4.4).
Precisamos vier mais espiritualmente e entrar nesta batalha de forma espiritual e não carnal (II Coríntios 10.4). Então devemos nos preparar com a armadura de Deus (Efésios 6.10-17). Se ignorarmos esta luta espiritual, nos tornamos presas fáceis do inimigo.
Estamos numa batalha espiritual!

7- Vida de Oração

v.14-16 “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação”.

A vida de oração é a principal marca da proteção de Deus em nossas vidas. Quando oramos estamos na presença do Senhor, que sabe tudo o que precisamos antes mesmo de pedirmos (Salmos 139.4). Ainda assim, Deus quer que conversemos com Ele em oração (Isaías 1.18) e ouve cada um de nossos pedidos (Mateus 7.7). A oração na vida do cristão deve ser “sem cessar” (I Tessalonicenses 5.17).
Se você quiser viver sob a proteção Divina, precisa aprender a apresentar tudo em oração diante de Deus (Filipenses 4.6), sabendo que o Senhor é poderoso para fazer muito mais do que pensamos ou até mesmo que merecemos (Efésios 1.21).
Busque uma vida de oração!

Deus está te protegendo!

CONCLUSÃO

A proteção Divina passa por uma vida que habita na presença de Deus, receber os seus livramentos invisíveis, vencer os medos, ter temor de Deus em tudo, se refugiar na presença do Senhor, saber que estamos numa batalha espiritual e buscar uma vida de oração constante.
Baseado nisso vamos fazer uma oração parafraseando o Salmo 91, como forma de aprender a orar a Palavra de Deus e trazer para nossas vidas o significado do salmo.

ORAÇÃO DO SALMO 91 [PARAFRASEADO]

1. Eu quero habitar no esconderijo do Altíssimo e à sombra do Todo- Poderoso descansarei.
2. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
3. Porque Deus me livra do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
4. Ele me cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontro refúgio; a sua verdade é escudo e proteção.
5. Não temerei os terrores da noite, nem a seta que voa de dia,
6. nem a peste que anda na escuridão, nem mortandade que assola ao meio-dia.
7. Mil poderão cair ao meu lado, e dez mil à minha direita; mas eu não serei atingido.
8. Somente com os meus olhos contemplarei, e verei a recompensa dos ímpios.
9. Porquanto eu fiz do Senhor o meu refúgio, e do Altíssimo a minha habitação,
10. nenhum mal me sucederá, nem praga alguma chegará à minha tenda.
11. Porque aos seus anjos dará ordem a meu respeito, para me guardarem em todos os meus caminhos.
12. Eles me susterão nas suas mãos, para que não eu tropece em alguma pedra.
13. Pisarei o leão e a áspide; calcarei aos pés o filho do leão e a serpente.
14. Pois que tanto amei ao Senhor, Ele me livrará; me porá num alto retiro, porque eu conhece o Teu nome.
15. Quando eu invocar a Deus, o Senhor me responderá; estará comigo na angústia, me livrará, e me honrará.
16. Com longura de dias me fartará, e Deus me mostrará a Tua salvação.

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp