Tratando com Saul

Tema: CONVERSÃO  

Davi tocando harpa para o rei Saul

I Samuel 19.19-24

Introdução: A história de Saul traz vários exemplos marcantes para nossas vidas. Saul era um jovem belo e forte (I Samuel 9.2). Foi escolhido por Deus para ser o primeiro rei de Israel e para isso foi ungido pelo profeta Samuel. Desde que recebeu esta unção real, o Espírito de Deus estava sobre ele e o fez profetizar (I Samuel 10.10-12), por várias vezes foi movido pelo Espírito Santo (I Samuel 11.6,7).
Apesar de ter começado tão bem, Saul não perseverou na presença de Deus. Se apressou e não esperou o profeta Samuel para o sacrifício (I Samuel 13.8-13). Depois de sua desobediência, tentou pedir a bênção de Deus e o Senhor não lhe respondeu (I Samuel 14.33-38). Foi reprovado por desobedece às ordens do Senhor (I Samuel 1.1-11 e 22-35). Deus deu várias chances para que Saul voltasse à sua presença e quando isso acontecia, as pessoas perguntavam “está também Saul entre os profetas?” (I Samuel 10.12 e 19.24).
Deus mandou ungir outro rei para o seu povo e escolheu Davi (I Samuel 16.1-8). Quando Saul viu que Davi tinha apoio do povo e a bênção do Senhor, começou a persegui-lo, mas Davi fugia (I Samuel 18.9, 15, 29; 19.10,11). Quando esteve para pegar Davi, não suportou a presença do Espírito Santo e se lançou em terra (I Samuel 19.23,24). Assim Davi aprendeu a tratar com Saul, buscando a presença de Deus.
Muitas vezes temos um Saul em nossas vidas, alguém que nos persegue e nos faz buscar socorro no Senhor, como Davi. Entretanto este ‘Saul’ às vezes está dentro de nós, em comportamentos ruins que temos quando reagimos de forma negativa. Por isso precisamos aprender a tratar com estes ‘Sauls’.

Como tratar com Saul?

Vamos refletir sobre como tratar com Saul, tanto no sentido de alguém que nos persegue como o temperamento ruim que precisa ser tratado dentro de nós mesmos:

1- Estar na casa dos Profetas: v.18,19

A primeira coisa que Davi fez quando percebeu que estava em perigo foi pensar em fugir, mas para um lugar totalmente seguro que seria na presença do Senhor. Por isso procurou o profeta Samuel, que o levou para a Casa dos profetas.
Este lugar em Ramá era uma casa onde se reuniam profetas e aprendizes, que desejavam se tornar profetas de Deus. Ali era ensinada a Palavra do Senhor. Também era um local de adoração e busca da presença de Deus em oração.
Davi foi para o lugar certo na hora certa. Como ele mesmo disse no Salmo 55, sobre situações em que desejava fugir do perigo desejando ter asas para voar (Salmos 55.6-8, 16-19). Sabia também que não há como se esconder da presença de Deus (Salmos 139.1-12). Por isso Davi aprendeu a se refugiar no Senhor diante das situações difíceis da vida.
Para tratar com Saul é preciso estar entre profetas de Deus, onde se anuncia a vontade e a Palavra do Senhor. Se alguém te persegue ou se você mesmo precisa mudar sua vida, vá para a Casa de Deus, onde se reúnem os profetas de Deus. Junto com os irmãos, somos fortalecidos na fé e na comunhão.
Seu lugar é na casa dos profetas!

2- Profetizar a Palavra de Deus: v.20-23

Os soldados de Saul foram enviados em três tropas seguidas para prender Davi, mas quando chegavam e sentiam a presença do Espírito Santo, não suportavam o poder de Deus e também começavam a profetizar (v.20,21).
Não sabemos o que era profetizado naquele momento, mas podemos entender que Davi era abençoado por homens de Deus como Samuel. Talvez os soldados também foram usados pelo Senhor para declarar o futuro glorioso do reinado de Davi.
O próprio Saul quis ir pessoalmente prender Davi, visto que três tropas de seu exército não conseguiram fazer isso (v.22). Quando Saul chegou a Ramá e foi para a Casa dos profetas, antes mesmo de chegar já começou a andar profetizando (v.23). Possivelmente também foi usado pelo Espírito Santo para profetizar sobre a vida de Davi.
Quando enfrentamos Saul em nossas vidas precisamos aprender a profetizar a vontade Deus falando coisas boas e não murmurando (Filipenses 2.14), pois a reclamação só atrasa a vida, mas a Palavra de Deus traz vitória sobre todos (Isaías 57.19).
Aprenda a profetizar a Palavra de Deus!

3- Prostrar-se diante do Senhor: v.24

A atitude de Saul na Casa dos Profetas, além de profetizar, se lançou em terra diante de Deus em adoração por todo o dia e a noite (v.24). Ele também tirou sua capa e provavelmente estava sem a sua coroa na cabeça num ato de total rendição diante do Senhor.
O significado destas ações de Saul nos ensinam:
- Lançar-se em terra: todos deveriam se prostrar diante do rei, mas o rei não se abaixava diante de ninguém o que indica sua entrega total a Deus;
- Tirar a túnica: sua capa real, demonstrava quem ele era, para que todos soubessem que era o rei, mas sem a capa estaria como uma pessoa comum. Isso representa sua abnegação e renúncia diante do Rei dos reis.
Para tratar com Saul precisamos nos render aos pés do Senhor entregando nossas vidas totalmente a Deus e também deixar nossas capas para não viver de aparências, reconhecendo o poder de Deus acima de tudo (Tiago 4.10).
Entregue-se totalmente na presença de Deus!

Não aceite ‘Saul’ em sua vida!

CONCLUSÃO

I Samuel 10.6 “O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem”.

Em nossas vidas passamos por muitas lutas e em cada uma delas podemos agir carnalmente como Saul comumente agia ou como quando o Espírito Santo esteve sobre ele e também sempre estava sobre Davi. Qual dos dois você deseja ser? Peça a Deus que opere uma mudança espiritual em sua vida para vencer todo mal dentro de seu coração ou em qualquer pessoa que estiver te perseguindo.
Às vezes Deus permite que alguém nos afronte para nos moldar o caráter cristão exercitando o perdão e amor, além de nos levar para buscar mais a presença de Deus. Mas existem situações em que nós mesmos nos tornamos maus, por corresponder ao mal que nos é feito, então devemos voltar para a presença de Deus pedindo perdão.
Se você deseja passar por uma transformação total em sua vida para tirar tudo que é de Saul em sua vida ou talvez vencer as perseguições de algum Saul que te persegue, a solução é estar na presença do Senhor. Vá para a Casa dos Profetas, aprenda a profetizar anunciando a vitória de Deus sobre sua vida e se entregue irrestritamente ao Senhor. Fazendo isso, conseguirá superar tudo diante de Deus.

Você pode vencer Saul na presença de Deus!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp