A caminho de Emaús

Tema: CONVERSÃO  

pregação sobre conversão

Lucas 24.13-35
-Introdução: Os dois discípulos estavam saindo de Jerusalém, o lugar da presença de Deus (Salmos 135.1-3), do templo e de tudo o que havia acontecido com Jesus. Mas o que iam fazer? Para onde iam? Seria um passeio ou uma fuga? O problema maior é que eles estavam indo embora sem Jesus (João 6.68). Por isso Jesus foi ao encontro deles pelo caminho, mesmo sem perceberem (Lucas 24.15).
Segundo Gamaliel, houve outros movimentos religiosos na época e com a morte do líder, os seguidores se dispersaram (Atos 5.36,37). Talvez por isso estivessem indo embora para se protegerem de retaliações. Até então Jesus não havia dado a ordem para permanecerem em Jerusalém (Lucas 24.49) e esperar a vinda do Espírito Santo (Atos 1.8).
Os dois caminhantes iam em direção a Emaús, uma aldeia a cerca de 11 km de Jerusalém (v.13). Emaús significa ‘águas que curam’, porque tinha aguas termais usadas para tratamentos de saúde1. Na verdade estavam em busca de um alívio para as dificuldades que estavam enfrentando.
A dupla de discípulos provavelmente fazia parte dos setenta enviados por Jesus de dois em dois (Lucas 10.1). Um dos discípulos era Cléopas, nome derivado de Cleópatro, por sinal conhecido e famoso, que significa ‘pai reconhecido’2. Já o outro não teve o nome citado, talvez um servo, uma mulher, que na época não se faziam muitas citações, ou alguém desconhecido.
Quem sabe você seja alguém como estes discípulos, em busca de refrigério, mesmo sendo alguém reconhecido, mas ninguém sabe o que você sofre em seu íntimo. Ou talvez ninguém te reconheça, mas Jesus está indo ao seu encontro, porque não se esqueceu de você. Se você tem falado a respeito de Jesus é porque seu coração está cheio da presença de Cristo (Lucas 6.45). Jesus prometeu que se faria presente onde estivessem dois ou três em seu nome (Mateus 18.20). O Verbo de Deus se faz presente através de sua Palavra (João 1.1 e 14).

O que você tem falado sobre Jesus?

Vamos refletir sobre o que estes dois discípulos falaram ‘de’, ‘para’ de ‘por’ Jesus:

1- O que os discípulos falaram ‘de’ Jesus: v.14; 21-24 e 32

O que você faria se alguém falasse a seu respeito algo que não é real? Por um momento os discípulos estavam equivocados a respeito de Jesus, demonstrando certa decepção (v.21), mas depois disseram que sentiram algo diferente ao ouvir suas Palavras (v.32).
Os dois discípulos estavam muito bem informados a respeito de tudo o que aconteceu (v.22-24). Hoje vivemos na era da informação. Nunca houveram tantos livros, cursos, bíblias, pregadores e conhecimento de todo tipo se espalhando rapidamente através da tecnologia.
Aqueles dois discípulos sentiram seu coração arder através da Palavra de Deus (v.32). Isso nos mostra que somente retornado às Escrituras podemos conhecer mais sobre Jesus (João 5.39).
Fale mais de Jesus!

2- O que os discípulos falaram ‘para’ Jesus: v.18-21 e 29

O que você faria se alguém falasse algo com você a seu respeito e que não fosse bem daquela forma? Os discípulos falaram com Jesus tudo o que sabiam (v.19-21). Estavam preocupados (v.17) e sem ver uma saída, mas o Caminho, que é Jesus estava diante deles (João 14.6).
Às vezes queremos ensinar Deus a resolver os nossos problemas, mas na verdade devemos entregar tudo na mão do Senhor (Salmo 37.5). Muitas pessoas são viciadas em notícias, querem saber tudo o que acontece pelo Whatzapp, rolando o histórico do Facebook sem parar e assistem todo tipo de notícia. Será que isso não está enchendo a nossa mente e coração para não percebermos Jesus e ficar a sós com ele como pediu (Mateus 6.6)? Você está reconhecendo a Jesus?
Depois os discípulos falaram com Jesus que desejavam sua presença, pedindo para ficar mais com eles (v.29). Isso representa a vida de oração, que fortalece o nosso coração para conhecer mais de Jesus. Na oração falamos para Jesus sobre nossas vidas (Marcos 11.20-24).
Fale mais de você para Jesus!

3- O que os discípulos falaram ‘sobre’ Jesus: v.33-35

O que você faria se mandasse um recado para alguém e o recado chegasse diferente? Os dois discípulos haviam se esquecido de sua missão de falar sobre Jesus, mas após o encontro com o Mestre, voltaram para Jerusalém e foram cumprir sua missão, anunciaram a ressurreição de Jesus.
Enquanto discutimos teologia e pensamentos dos homens, vidas estão sofrendo precisando de Jesus. Jesus quer usar você para anunciar a sua Palavra. Todos os movimentos e “ventos de doutrina” (Efésios 4.14) vão passar, mas a Palavra de Deus permanecerá para sempre (I Pedro 1.25), porque “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13.8).
Fale sobre Jesus anunciando o Evangelho!

Vamos falar mais sobre Jesus!

CONCLUSÃO

Deus quer fazer arder o nosso coração com o fogo do seu Espírito Santo (Salmo 39.3), mas para isso precisamos estar na posição certa. Enquanto procuramos águas de descanso para refrigério em nossas vidas (Salmo 23.2), Jesus vem ao nosso encontro para aquecer o nosso coração com seu poder e nos manda de volta para exercer o chamado missionário que nos confiou. Enquanto isso precisamos falar sempre a respeito de Jesus, pois prometeu que sempre estará conosco (Mateus 28.19,20).

Jesus está ao seu lado!

______________________________


2 STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página 2267, verbete 2810.

#pregação #EstudoBíblico #discipulado 

Siga-nos nas redes sociais:





Oferte abençoando este ministério:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência 4386 - Operação 003 - Conta 996-8

PIX CNPJ: 39291393000175

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp