DISCIPULADO Estilo de Vida

Tema: DISCIPULADO

pregação sobre discipulado

Lucas 24.13-35

Introdução: Depois da morte de Jesus os discípulos ficaram amedrontados e se esconderam. Estes dois discípulos, um chamado Cléopas e outro que não cita o nome, estavam voltando para suas casas. Provavelmente acharam que sua missão como discípulos havia acabado. Foi neste momento que o Mestre Jesus apareceu para eles no caminho.
Ser discípulo significa seguidor. Discipulado significa seguir. O discipulado é o estilo de vida de quem anda com Jesus e com outros discípulos. Muitas pessoas conheceram Jesus, mas não o seguiram de perto, por isso não foram seus discípulos. Alguns chegaram a ser curados e libertos, contudo ficaram sem a bênção da Salvação (Lucas 17.18-19).
Hoje vemos pessoas que estão como estes discípulos, voltando para casa sem Jesus. Mas como aconteceu com eles, o Senhor vai ao seu encontro para te chamar de volta. Contudo se você é um verdadeiro discípulo de Jesus, nunca volta pra casa sem Ele.

Você é um discípulo de Jesus?

Vamos aprender algumas características do Discipulado como Estilo de Vida:

1- Não andar sozinho: v.13-15

A primeira característica do Discipulado como Estilo de vida é não andar sozinho.
Jesus havia dividido seus discípulos em duplas (Marcos 6.7 e Lucas 10.1). Talvez estes dois discípulos formassem exatamente a dupla que Jesus mandou. Deus quer que seus servos estejam em comunhão uns com os outros (Salmos 133), por isso quem tem o discipulado como estilo de vida, nunca está só.

Para isso é necessário:
         -Ser discípulo, seguindo a outros irmãos mais experientes;
         -Fazer discípulos, convidando pessoas para andar com você;
         -Ter Jesus como Alvo e saber que sempre está conosco.

Aqueles dois discípulos estavam abandonando o outro grupo de seguidores porque acharam que Jesus não estaria mais com eles. Mas tiveram abertura para aceitar mais um irmão andando com eles, isso mostra que ainda eram discípulos.
Muitas pessoas abandonam a carreira do Discipulado porque não conseguem mais sentir a presença de Jesus. Para andar junto é preciso acertar o passo. Muitas vezes um quer andar na frente do outro e deixa seu irmão para trás, deixando o propósito do discipulado.
Você está andando sozinho?
Volte para o caminho do discipulado!           
  

2- Falar e ouvir a Palavra de Deus: v.25-27

A segunda característica do Discipulado como Estilo de vida é falar e ouvir a Bíblia.
Os dois discípulos de Emaús estavam falando sobre as Escrituras e o que aconteceu com Jesus. Abriram seus corações diante do Mestre (v.18-24), mas sempre se lembrando das profecias.
Quem é discípulo mesmo, sempre fala da Palavra de Deus. O assunto do discípulo não é o que os outros estão fazendo e sim a Boa Nova do Evangelho, pois “bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite (Salmo 1.1,2).

Então é importante se perguntar:
         -a quem você está seguindo?
         -quem está seguindo você?
         -sobre o que vocês estão falando?

Se você estiver seguindo servos fiéis a Deus, se outros estão seguindo o seu exemplo e principalmente se vocês estão falando da Bíblia, então você está vivendo o discipulado. Do contrário é preciso tomar posição.
Você tem falado a Palavra de Deus?
Ouça e fale sobre as Escrituras!

3- Perseverança: v.29

A terceira característica do Discipulado como Estilo de vida é ser perseverante.
Aqueles discípulos sentiram vontade de convidar o amigo que estava andando com eles para continuarem juntos, mesmo sem perceber que era Jesus.
É muito comum ver pessoas que começam projetos e não conseguem concluir, deixando pela metade. Quando fazemos um voto a Deus, precisamos cumprir (Eclesiastes 5.2). O inimigo tenta de todas as maneiras nos parar e quando percebe que não consegue nos parar, tenta empurrar para nos fazer cair.
A vida do discípulo deve ter um alvo ou propósito para continuar sua caminhada com Deus. O verdadeiro Discipulado leva a pessoa a perseverar na presença de Deus sabendo que nunca pode abandonar Jesus. Como numa caminhada enfrentamos dificuldades, mas é preciso continuar.
Você tem perseverado na presença de Deus?
Continue sua caminhada com seus irmãos!

4- Comunhão: v.30

A quarta característica do Discipulado como Estilo de vida é a Comunhão.
Se os discípulos não tivessem insistido para continuar, teriam perdido esta oportunidade de cear com Jesus. Isso nos ensina a importância da comunhão.

A comunhão tem duas direções:
-com Deus [vertical]
Estas duas direções formam a cruz.
-com o próximo [horizontal]

Quando convidamos nosso irmão para estar conosco Jesus se faz presente por que prometeu que “porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles (Mateus 18.20). O Mestre também nos ensinou que “se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas (Mateus 5.41).
Estamos acostumados a usar copos descartáveis e da mesma maneira descartamos pessoas de nossas vidas. Esta não é a vontade de Deus, que nos manda levar a nossa cruz para viver em comunhão com Deus e com os irmãos.
Você tem perseverado em Comunhão?
Continue sua caminhada com seus irmãos!

5- Visão Espiritual: v.31

A quinta característica do Discipulado como Estilo de vida é visão espiritual:
Até o momento da ceia com Jesus, os olhos dos discípulos estavam como que impedidos de enxergar espiritualmente. Quando viram Jesus partindo o pão, o reconheceram porque ninguém partia o pão como Ele e foi neste momento que seus olhos foram abertos.
Cada discípulo de Jesus precisa ter seus olhos abertos para ver a vontade de Deus. Muitos crentes não conseguem reconhecer Jesus em suas vidas, nas situações e na vida dos irmãos. Para isso é preciso abrir os olhos espirituais “não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas (II Coríntios 4.18).
Você tem conseguido reconhecer Jesus em sua vida?
Deus quer abrir os seus olhos espirituais!

6- Coração ardente: v.32

A sexta característica do Discipulado como Estilo de vida é um coração ardente.
Mesmo diante da desilusão que estavam vivendo, os discípulos disseram que sentiram seus corações arder enquanto ouviam a Palavra de Jesus.
João Wesley teve uma experiência com Deus enquanto ouvia uma mensagem e seu coração começou a arder. Então começou a formar grupos de discipulado que ganharam milhões de almas pelo mundo.
Quem tem o discipulado como estilo de vida, sente o coração ardente cada vez que em a oportunidade de ouvir e falar de Jesus. Deus não quer crente frio ou morno e sim que esteja aquecido pelo seu poder (Apocalipse 3.16).
Como está seu coração: frio ou quente?
O Espírito Santo vai aquecer seu coração!

7- Anunciar o Evangelho: v.33-35

A sétima característica do Discipulado como Estilo de vida é anunciar o Evangelho.
Assim que tiveram a Boa Notícia de que haviam visto Jesus, os discípulos saíram rápido sem se importar com o horário que era tarde e voltaram para Jerusalém para contar que Jesus Ressuscitou. Eles voltaram para o caminho do discipulado, junto com os outros discípulos de onde nunca deviam ter saído.

A tarefa do discipulado segundo Mateus 28.19,20 é:
IR:Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações”
BATIZAR: batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”
ENSINAR: ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século

Todo verdadeiro discípulo se ocupa com a evangelização. Sempre há alguém precisando de uma palavra de esperança e não podemos ficar parados. Realmente já se faz tarde, mas é preciso sair para anunciar o Evangelho.
Por onde você tem ido falar de Jesus?
Existem vidas esperando uma Boa Nova!

Siga o Discipulado como seu estilo de vida!

CONCLUSÃO

O Discipulado não é uma programação da igreja nem se resume a uma reunião semanal com o pequeno grupo. Tudo isso são apenas estratégias para facilitar o discipulado na igreja. O mais importante é que cada um se reconheça como discípulo junto com os outros irmãos sem perder o foco que é Jesus.

Quem segue o Discipulado como estilo de vida:
         -Não anda sozinho porque segue alguém e é seguido por outros;
         -Fala e ouve a Palavra de Deus em todo tempo;
         -Persevera mesmo em situações difíceis;
         -Vive em Comunhão com Deus e com os irmãos;
         -Tem Visão Espiritual e discernimento;
         -Seu coração arde aquecido pelo Espírito Santo;
         -Anuncia o Evangelho por todo lugar que vai.

Você está pensando em voltar atrás?

Continue sua caminhada no Discipulado!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp