Dilemas da Vida

-Tema: MOTIVACIONAL  

Êxodo 3.10-15 e 4.1-17
-Introdução: Dilemas são questões que encaramos diante de um beco sem saída e precisamos tomar uma decisão que muitas vezes não queremos ou achamos que não estamos preparados. Deus muitas vezes nos permite passar por situações que são para encararmos os nossos dilemas.
Moisés teve um encontro com Deus, onde viu uma sarça (arbusto) se queimando sem ser consumido pelo fogo. Ali Deus falou com Moisés do meio da sarça (Êxodo 3.1-9). Aquele encontro com Deus foi o momento que Moisés precisava para tratar seus dilemas pessoais.

Como você encara os dilemas da vida?

Vamos meditar sobre as perguntas que Moisés fez a Deus e aprender sobre alguns dilemas que enfrentamos:



1- Dilemas Existenciais: Êxodo 3.10-15

As primeiras questões que precisamos resolver são existenciais, sobre a vida de modo geral.
Duas questões cruciais que envolvem dilemas existenciais são:

a) Quem sou eu? Êxodo 3.10-12

Moisés precisava encontrar esta resposta. Havia sido criado como príncipe do Egito, mas descobriu que era escravo. No fundo de sua alma tinha o eco de uma pergunta: Quem sou eu? Um escravo ou um príncipe? Mas Deus já havia lhe respondido ao se apresentar para Moisés dizendo: “Eu sou o Deus de seus pais” (v.6) e agora o Senhor lhe faz uma promessa: “eu serei contigo” (Êxodo 3.12).
A nossa história, nossa origem e principalmente as dificuldades que enfrentamos na vida nos levam a pensar quem realmente somos e muitas vezes o mundo ensina mentiras para tragar vidas. Somente com Deus podemos saber quem realmente somos e aprendemos que somos muito especiais para Deus. Se disserem que você é uma coisa que não é verdade, acredite apenas no que Deus diz que você é, pois Ele te conhece e te ama incondicionalmente.

b) Quem é Deus? Êxodo 3.13-15

A segunda questão existencial que traz tanto conflito quando não se tem a resposta é sobre Deus. Quando não sabemos quem é Deus ficamos confusos com tantas respostas que as religiões apresentam porque os religiosos também estão buscando esta verdade.
Da mesma forma que somente uma pessoa pode dizer quem ela é, assim só Deus pode dizer quem Ele é. Então precisamos de um encontro com Deus para conhecer ao Senhor verdadeiramente.
A resposta aos dilemas existenciais:
Você é importante para Deus, que é tudo o que você precisa!

ASSISTA:

2- Dilemas Circunstanciais: Êxodo 4.1-17

O segundo tipo de dilemas que enfrentamos são de origem circunstancial, a respeito das coisas que acontecem e não entendemos.

a) Dilemas sobre as pessoas: Êxodo 4.1-9

Moisés ficou com medo do que as pessoas diriam a seu respeito e principalmente de não acreditarem no que diria. Por isso Deus lhe deu dois sinais miraculosos para realizar diante das pessoas. A vara que se transforma em cobra e a mão colocada no peito se tornando leprosa nos alertam sobre as consequências de nossas ações. As serpentes eram consideradas deusas e a lepra a doença mais aterrorizante da época. Deus mostra seu poder sobre todas as circunstâncias.
Em nossos relacionamentos enfrentamos muitos dilemas, mas com ajuda do Senhor conseguimos experimentar maravilhas. Muitas vezes o problema não está nos outros, mas em nós mesmos. Precisamos conhecer o poder de Deus que pode mudar tudo.

b) Dilemas sobre acontecimentos: Êxodo 4.10-17

Moisés continua questionando a Deus sobre o que poderia acontecer e se achando incapaz de resolver os problemas do povo. Fica com medo de não saber falar. Pede para Deus enviar outra pessoa, então o Senhor manda seu irmão Arão para ajudá-lo.
Muitas vezes questionamos o porquê das coisas que acontecem conosco. Não sabemos o motivo que nos conduz a tantos problemas. Parece que as lutas são infinitas. Deus pode dar fim a isso tudo, mas deseja tratar conosco através das circunstâncias para entendermos o seu poder acima de tudo.
A resposta aos dilemas circunstanciais:
Deus pode mudar todas as coisas!

Resolva seus dilemas com Deus!

-CONCLUSÃO:
Aquela frágil sarça representa as nossas vidas. Deus quer realizar o improvável através de nós. O Senhor nos faz perguntar para entender os seus propósitos. Ficamos boquiabertos diante de sua majestade. Mas somente num encontro com Deus conseguimos estas respostas. Coloque sua vida diante do Senhor para resolver os seus dilemas.

Deus é a resposta que você precisa!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

Um comentário:

  1. DEUS abençoe ainda mais sua vida e Familia. Esta mensagem me ajudou muito !!!!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.