Icabô, Ebenézer, Shekinah

Tema: ORAÇÃO  

pregação icabô ebenézer shekinah

I Samuel 4.21, 7.12 e Ageu 2.9

Introdução: O povo de Israel por muitas vezes se desviou e andou em pecado, porque “naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto” (Juízes 17.6). Por isso eles enfrentavam muitos inimigos e não conseguiam vencer. As lutas eram constantes.

Durante a história do povo de Deus, estas três palavras: Icabô, Ebenézer e Shekinah marcam fases da sua busca pela vitória e da busca do Senhor por resgatar o seu povo. Tiveram que aprender a diferença entre viver sem a glória de Deus e com a presença do Senhor.



Como você tem lutado?

Vamos aprender sobre o significado das palavras Icabô, Ebenézer e Shekinah para nossas vidas:


1- Icabô – Foi-se a Glória de Israel

I Samuel 4.21 “Mas chamou ao menino icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel. Isto ela disse, porque a arca de Deus fora tomada e por causa de seu sogro e de seu marido”


Icabô simboliza derrota, quando o inimigo derruba e destrói.

A Arca da Aliança representava a presença de Deus no meio do seu povo, mas os filisteus a levaram (I Samuel 4.15-18) e mataram trinta mil pessoas, inclusive os filhos do sacerdote Eli (I Samuel 4.10-11), que quando soube, caiu para traz e também morreu. Naquele momento a mulher de Finéias, filho do sacerdote Eli deu a luz assustada com tudo que aconteceu gritou esta palavra “Icabô” que significa “sem glória” e o menino recebeu este nome (I Samuel 4.19-22).

Volte para a glória de Deus!


2- EBENÉZER – Até aqui nos ajudou o Senhor

I Samuel 7.12 “Então Samuel pegou uma pedra e a pôs entre Mispa e Sem. E lhe deu o nome de Ebenézer, dizendo: — Até aqui nos ajudou o Senhor”.


Ebenézer simboliza vitória, quando Deus nos ajuda vencer.

Depois de vinte anos o profeta Samuel chama o povo para voltar para Deus (I Samuel 7.2-4) e colocou uma pedra chamando-a de “Ebenézer” que significa “até aqui nos ajudou o Senhor”. A partir daquele momento Deus deu livramento dos ataques dos seus inimigos filisteus (I Samuel 7.12-14). Aquela pedra representava um ponto até onde chegaram em gratidão a Deus.

Deixe Deus te ajudar!


3- Shekinah – a Glória de Deus vai voltar

Ageu 2.9 “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.”


Shekhinah significa "habitação" ou presença de Deus.

Quando Salomão construiu o Templo e o consagrou “a glória do Senhor encheu a Casa de Deus” (II Crônicas 5.14 e 7.2) e veio um tempo de vitória e prosperidade sobre o povo de Deus. Mas por causa do pecado o povo se afastou do Senhor e Nabucodonosor destruiu o templo e a Arca da glória de Deus (Esdras 5.12-14).

Só existe vitória verdadeiramente em nossas vidas quando estamos na presença do Senhor, que nos promete: “farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o SENHOR dos Exércitos” (Ageu 2.7).

Busque a glória de Deus!


A glória de Deus vai voltar!

CONCLUSÃO

Icabô é símbolo de derrota e Ebenézer da vitória, mas a Sehkinah é a presença do Senhor que nos fortalece. 

Se você passou por uma grande luta e acha que perdeu tudo, não desista, busque a presença de Deus e creia que através de sua glória tudo pode ser restaurado.

Como você está?

      ICABÔ – sem glória

      EBENÉZER –ajuda do Senhor

      SHEKINAH – presença de Deus


Se você tem lutado sozinho, busque a presença do Senhor que te dá a vitória e a Sua Glória resplandece sobre sua vida.

A glória de Deus vai voltar em sua vida!

______________________________

Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp