Seja livre para sonhar

Tema: MOTIVACIONAL  

mensagem sobre sonhos

“E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador!” Gênesis 37.19

Introdução: Os sonhos nos motivam a prosseguir. Em busca de nossos sonhos, nos movemos na direção em que almejamos alcançar. Mas existem situações em que parece que nossos sonhos estão muito longe de acontecer. Contudo, um/a sonhador/a é livre para sonhar e ir além do que vê ou sente.
José era um jovem sonhador. Seus irmãos não o entendiam. Com o passar do tempo, foi vendo que muita gente também não entendia seus sonhos. Mesmo assim continuou sonhando. Precisou confiar que seus sonhos vinham de Deus e que o Senhor os realizaria.


Qual é o seu sonho?

Vamos aprender com José do Egito como aprender a preservar vivos os seus sonhos:

1- O que te impede de sonhar?

Às vezes um pequeno obstáculo pode atrapalhar nossa visão de nossos sonhos.

Coisas que tentam nos impedir de sonhar:

a) DECEPÇÕES dificultam o sonhar: v.20

A maior decepção da vida de José foi com seus próprios irmãos que além de não acreditar em seus sonhos (Gênesis 37.5-10), tramaram contra sua vida. Esta decepção poderia ser um empecilho para perder os seus sonhos e tentar vingar, mas conseguiu manter o foco e não parar de sonhar.

b) MEDO se torna empecilho ao sonhar: v.22

Quando José foi lançado na cisterna, certamente a escuridão e o medo tomou conta de seu coração e pensamentos, mas ele confiou no Senhor. Por muitas vezes teve que enfrentar o medo com ajuda de Deus. Seu sonho era mais forte que o medo que sentia.
José precisou lutar contra as decepções e contra o medo. Estes dois sentimentos podem bloquear nossa mente nos impedindo de sonhar. Quando você passa por uma decepção tende a ficar olhando para o que aconteceu e perde o foco de seu sonho. Quando o medo cerca uma pessoa, ela não consegue pensar e sua tendência é fugir do que a atormenta. Mas o sonhador não para e nem desiste, prossegue sabendo que tudo passará e seus sonhos se realizarão.
Nada pode impedir os seus sonhos!

2- Onde está o seu sonho?

O sonho de José estava com ele, mas em algumas situações quase perdeu os seus sonhos, deixando-os pelo caminho.

Lugares que tentam roubar os sonhos:

a) Um BURACO não pode soterrar seu sonho: v.24

José foi lançado numa cisterna vazia, um buraco. Ali parecia que seu sonho seria soterrado, mas ele olhava para cima e via o céu. Mesmo naquele lugar profundo, abaixo da terra ele era livre para sonhar.

b) Uma PRISÃO não pode aprisionar seu sonho: Gênesis 39.20

Mais tarde José foi lançado numa prisão injustamente. Dentro daquela prisão ele olhava pelas frestas do telhado, de uma grade ou um pequeno buraco na parede para contemplar o céu e sonhar. Seu sonho não ficou aprisionado naquela cela. Mesmo preso, José era livre para sonhar.
Se o sonho de José ficasse naquela cisterna, seria soterrado. Se o sonho de José ficasse naquela prisão, estaria aprisionado. Mas José não deixou seu sonho ficar preso a nada. Ele olhava para o céu e aprendeu a ser livre para sonhar. Se alguma situação tentar soterrar ou prender o seu sonho, lembre-se que você é livre e nada pode te impedir de sonhar.
Entregue seus sonhos para Deus!

3- Como é o sonho de Deus?

José compreendeu que os sonhos que tinha não eram somente dele, mas vinham da parte de Deus para sua vida.

Para entender os sonhos de Deus:

a) O sonho de Deus acontece num PROCESSO: Gênesis 39.1-5 e 21-23

José foi um bom filho. Um bom escravo. Um bom mordomo. Um bom prisioneiro. Um bom governador. Precisava aprender a obedecer a seu pai e seus senhores para ser um bom líder. Saber como era a escravidão no meio do povo para ser justo com os pobres. Aprendeu administrar uma casa para depois administrar uma nação. Conheceu a injustiça nas prisões para governar pessoas livres. Embora não soubesse, tudo isso fazia parte de um processo onde estava sendo preparado para a realização dos sonhos de Deus. O sonho de Deus não era apenas para José, mas para alcançar muitas vidas que precisavam de um líder em meio a uma grande fome.

b) O sonho de Deus se revela em SECRETO: Gênesis 40.8 e 41.16

José acreditava em sonhos porque Deus os revelava a ele pessoalmente. Quando o copeiro e padeiro contaram sonhos a José ele entendeu os seus sonhos, mas o copeiro se esqueceu de José porque não entendia de sonhos. Quando o Faraó contou seu sonho, José também entendeu, pois era um sonhador. Todos os sonhos de José foram revelados pessoalmente a ele e as pessoas não entendiam, mas Deus o compreendia.

Como José, se você é um/a sonhador/a, precisa entender que os sonhos de Deus acontecem num processo. Você está sendo preparado para a realização do propósito de Deus em sua vida. Cada fase que enfrenta faz parte de um treinamento para os sonhos de Deus. Além disso, evite contar seus sonhos para quem não compreende. Conte seus sonhos para Deus e ouça a voz do Senhor te revelando os sonhos Divinos em secreto, através da oração particular (Mateus 6.6). O sonho que Deus tem será contado somente para você.
Creia no sonho de Deus para sua vida!

Não desista de seus sonhos!

CONCLUSÃO

Gênesis 45.3 “E disse a seus irmãos: Eu sou José...”.

Quando José se revelou a seus irmãos, em uma pequena palavra viu todos os seus sonhos se realizarem através do sonho de Deus para sua vida. Milhares de vidas famintas sobreviveram a uma fome de sete anos graças a José. Inclusive sua família foi salva porque ele estava no lugar certo na hora certa.
Não deixe que nada te impeça de sonhar, nem decepções ou medo. Não entregue seu sonho e não permita que nada soterre nem prenda seu sonho. Seja livre para sonhar. Saiba que acima de seus sonhos, estão os sonhos de Deus para sua vida.

Você é livre para sonhar!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


e-book interpretação de sonhos

Interpretação de Sonhos

Aprenda a entender os significados dos sonhos de acordo com a Bíblia.
Os sonhos podem ser naturais ou sobrenaturais, mas para quem sonha sempre tem algum sentido importante. Ignorar os sonhos é como não prestar atenção a avisos de nossa mente ou do próprio Deus para nossas vidas.
Somos convidados a buscar o discernimento de uma forma madura, sem extremismos para entender o significado dos sonhos orientados pelo Espírito Santo. Vamos sonhar!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp