Tomé: homem de fé

Tema:   

apóstolo Tomé Dídimo

João 11.16; 14.5; 20.24-28 e 21.2

Introdução: O discípulo Tomé se tornou conhecido por sua dúvida, mas na verdade era um homem de fé. Se analisarmos toda a sua trajetória podemos perceber mais momentos bons ao lado do Mestre do que apenas o episódio em que duvidou. Além disso, o que deve determinar sua história é se continuou seguindo a Cristo, mesmo depois de duvidar por um momento. O seu final tem mais importância do que incidentes de percurso.
Tomé é citado em todas as listas de discípulos de Cristo (Mateus 10.3Marcos 3.18 Lucas 6.15), o que o mostra a sua importância entre os doze. Cada um dos discípulos cometeu erros pessoais no momento da crise que viveram com a prisão, morte e ressurreição de Jesus, pois “os discípulos todos, deixando-o, fugiram” (Mateus 26.56). Então, não somente o Pedro que negou, Judas que traiu e Tomé que duvidou devem ser criticados, mas todos os discípulos. 
O nome Tomé no hebraico ou Dídimo em grego, significa gêmeo1, talvez por ter nascido com um irmão gêmeo, mas isso nos lembra que ele é um igual aos demais discípulos. Devemos olhar para Tomé como um igual a nós e não diferente. Por isso, podemos insistir em que Tomé se restaurou plenamente mantendo sua fé.

Como era a fé de Tomé?

Vamos refletir sobre a história de Tomé e entender sobre sua fé:

1- Fé para ter Coragem

João 11.16 “Então, Tomé, chamado Dídimo, disse aos condiscípulos: Vamos também nós para morrermos com ele”.

A primeira característica da fé de Tomé é a coragem. Quando Jesus disse que Lázaro havia morrido e que algo sobrenatural iria acontecer (João 11.14-18), então Tomé disse impulsivamente que aceitaria morrer também para ser alvo do milagre. Esta palavra de Tomé demonstra uma fé corajosa, disposta a enfrentar dificuldades. Mesmo que não conseguisse entender, assim como os demais discípulos não entendiam ainda, Tomé se colocou à disposição para enfrentar tudo com Jesus.
A fé nos dá coragem!

2- Fé para Entender

João 14.5 “Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?”.

A célebre palavra de Cristo dizendo “eu sou o Caminho, a verdade e a vida” (João 14.6) foi em resposta a uma pergunta de Tomé. Ele desejava entender a mensagem de Jesus. Os outros discípulos ouviram as belas palavras de Cristo e não perguntaram o significado, mas Tomé teve coragem de pedir ao Mestre que explicasse melhor. Graças ao interesse de Tomé podemos entender hoje que Jesus é o único caminho para Deus.
A fé nos ajuda entender!

3- Fé para Questionar

João 20.25 “Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei”.

Quando Tomé ouviu a respeito da ressurreição de Jesus, logo duvidou (João 20.24). Agiu pela lógica humana. Estava desiludido com tantos aborrecimentos. Mas os outros discípulos também estavam confusos, só não tiveram coragem de questionar. Na verdade Tomé acreditava em Jesus, mas não conseguia entender o sentido de ressurreição ainda (João 20.27-29).
Se Tomé fosse tão descrente como tantos o acusam, poderia continuar duvidando depois de ver Jesus (João 20.27, 28). Podemos perceber em Tomé um desejo de crer, mesmo não tendo a fé necessária para o momento. Seu questionamento era em buscar de crer mais e experimentar pessoalmente e não em recusar a verdade. Deus quer que tenhamos uma fé inteligente (Romanos 12.1,2). Quando levantamos questões sobre os mistérios de Deus só encontramos as respostas que vêm da fé.
Os questionamentos nos levam à resposta da fé!

4- Fé para Esperar

João 21.2 “estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos”.

Alguns dias depois de ter o encontro com Jesus ressuscitado, Tomé continua ainda junto com os discípulos. Sua presença no meio do grupo de discípulos mostra o seu desejo de esperar o retorno do Mestre. Graças à sua esperança, Tomé teve mais uma oportunidade de ver o Cristo Ressurreto quando Jesus operou novamente o milagre da pesca maravilhosa e renovou o chamado de Pedro (João 21.4-17). A fé nos dá esperança de receber a resposta de Deus sempre.
A fé traz esperança!

5- Fé para Perseverar

Atos 1.13 “Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago”.

Quando Jesus subiu aos céus (Atos 1.9), os discípulos ficaram orando até que o Espírito Santo descesse sobre eles no Pentecostes, Tomé ainda estava lá entre os primeiros cristãos. Tomé perseverou em oração. Sua perseverança é uma prova de fé. Agora estava mais fortalecido e poderia suportar as dificuldades cheio do Espírito Santo. Se torno um homem de fé independente das dificuldades.
A fé nos ajuda perseverar!

Fortaleça sua fé!

CONCLUSÃO

A vida de Tomé mostra um pouco de cada um de nós. Somos discípulos de Cristo, queremos ser corajosos na fé como Tomé quis ser, mas às vezes não entendemos o significado das coisas espirituais. Procuramos entender, mas existem situações que não conseguimos entender, pois “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (I Coríntios 2.14). Mas como fez Tomé, devemos continuar seguindo a Jesus com esperança de aprender cada vez mais sendo perseverantes na fé.
Jesus comparou a fé com uma semente de mostarda muito pequena, mas que cresce (Lucas 17.6). Isso nos ensina que ainda que nossa fé seja pequena, ela pode crescer. Se por algum momento você fraquejou na fé, continue buscar mais fé e se fortaleça. Se algum dia você duvidou, nada te impede de crer a partir de agora.

Cresça a cada dia na fé!

______________________________

1 LOSCH, Richard R. Todos os personagens da Bíblia de A a Z. São Paulo: Didática paulista, 2008. Páginas 493 e 494.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp