Espelho da Alma

Tema: MOTIVACIONAL 

homem olhando no espelho

Salmo 43
IlustraçãoMostre um espelho para comparar com a mensagem desafiando a olhar a si mesmo. Se preferir use três espelhos com os tópicos da mensagem: Espelho da Consciência, Espelho da Palavra de Deus, Espelho da Oração.

Introdução: Ao olhar um espelho notamos defeitos e aparência. Logo aproveitamos para tentar arrumar o que podemos. Este é um exercício diário que exige tempo e atenção de todos. Mas isso é apenas o exterior. Como seria se houvesse um retrato de nossa alma? Certamente seria muito mais do que um raio x, uma tomografia ou eco cardiograma, que mostram o interior apenas de forma física. Na verdade, o próprio rosto e os olhos demonstram nossos sentimentos (Provérbios 15.13).
Neste lindo Salmo, podemos imaginar o autor expressando seus sentimentos de forma decrescente, quanto ao nível de estresse até se acalmar diante do Senhor. Até o tom de voz do salmista parece ter começado como gritando (v.1) até silenciar seu coração (v.5).
Perceba a simetria na poesia deste Salmo de forma que desce os degraus do sentimento externo até a compenetração:

v.1,2- Raiva e indignação
                     v.3- Expectativa por uma resposta
                                v.4- Atitude de mudança em oração
                                            v.5- Reflexão silenciosa

Muitas pessoas têm receio de olhar para si mesmas e reconhecer suas dificuldades. Isso porque dói perceber isso, mas é necessário para um tratamento em busca de melhorar.

Como se ver no espelho da alma?

Vamos refletir em três coisas neste texto que revelam como o salmista conseguir se ver de forma tão nítida:

1- Espelho da Consciência

v.1,2 “Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação contenciosa; livra-me do homem fraudulento e injusto. Pois tu és o Deus da minha fortaleza. Por que me rejeitas? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?”

A primeira atitude do salmista parece estar de cara com a situação difícil que vivia. Talvez em meio a muita injustiça e perseguição. Por isso abre seu peito em clamor a Deus por sua intervenção e pede o socorro Divino. Essa atitude demonstra que sua consciência o faz sentir que algo está errado.
A consciência é uma ferramenta que Deus nos deu para nos ensinar o que é certo ou errado (I Timóteo 1.5 e 19). O senso de moralidade, respeito e responsabilidade estão registrados em nossa memória através da formação durante a vida.

Existem duas coisas que nos ajudam a olhar no Espelho da Consciência:
a) Sociedade: os princípios morais das pessoas ao nosso redor nos ajudam a ver o que é moralmente correto ou não. Por isso devemos amar a Deus e ao nosso próximo (Marcos 12.30-32). Os ensinos que aprendemos com a família e pessoas que amamos nos ajudam a olhar no espelho da consciência.
b) Temor de Deus: A sabedoria que vem de Deus começa com o temor do Senhor (Salmos 111.10). Quando tememos a Deus pensamos antes de agir e conseguimos reconhecer nossos próprios erros olhando para o espelho da alma.

Olhar no espelho da consciência é “consultai no travesseiro o coração” (Salmo 4.4). Encarar nossos próprios pensamentos e vontades como diante de um espelho é um grande desafio, mas podemos perceber essas coisas em fatores externos como o retorno das pessoas para o que fazemos e também quando tememos a Deus e obedecemos a Sua vontade.
Olhe no Espelho da Consciência!

2- Espelho da Palavra de Deus

v.3 “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos”.

O salmista parece olhar para cima e invocar a Deus que mande uma solução, visto que de todos os lados não encontra uma saída. Pede ao Senhor que mande uma luz e mostre toda a verdade, diante de trevas e mentiras que havia ao seu redor. Estava em busca de uma Palavra de Deus.
A mensagem das Escrituras é a maior verdade que revelada (João 17.17), que também é a luz de Deus para guiar nossas vidas (Salmos 110.105). Deus conhece tudo sobre o ser humano e registrou em sua Palavra para nos ensinar como somos e como devemos ser.

Podemos olhar no Espelho da Palavra através:
a) Estudo: Jesus disse que devemos “examinai as escrituras” (João 5.39). Precisamos encher nosso coração da Palavra de Deus até que nossos lábios transbordem com sua mensagem (Lucas 6.46). Ao estudar a Palavra estamos olhando num espelho onde aprendemos para nossas vidas.
b) Meditação: O Espírito Santo tem a tarefa de revelar o sentido da mensagem escrita (I Pedro 1.19-21) e também de nos lembrar o que aprendemos com Jesus (João 14.26). Quando meditamos na Palavra de Deus o Espírito Santo nos mostra como um espelho e nos faz pensar sempre na vontade de Deus (Salmo 1.2).

A Palavra de Deus é tão poderosa que penetra dentro de nós e nos divide, separando tudo o que não é de Deus, mostrando todo erro como num espelho “porque a Palavra de Deus é viva e eficaz...” (Hebreus 4.12).
Olhe no Espelho da Palavra de Deus!

3- Espelho da Oração

v.4 “Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu”.

Após desabafar sua revolta e pedir socorro a Deus, o salmista se volta para o altar do Senhor. Parece que se prostra tomando uma posição no lugar certo, como um adorador, deixando tudo para trás para buscar a Deus em oração.
A oração nos leva a contemplar nossas vidas como um espelho, onde nos abrimos diante do Senhor como um amigo (João 15.16). Na oração precisamos abrir nossas almas diante de Deus que já sabe de tudo, mas nos ouve com amor.

Como podemos olhar no Espelho da Oração?
a) Consagração: A oração é um ato de entrega em consagração a Deus. Podemos fazer isso confessando nossos pecados (I João 1.5-9) e também jejuando para nos fortalecer e abrir mão dos desejos da carne (Marcos 9.29).
b) Adoração: O louvor é uma arma poderosa de libertação (Atos 16.25,26). Quando adoramos a Deus, estamos cumprindo o propósito para que fomos criados (Isaías 43.7). O louvor ajuda a abrir nossa alma para olharmos no Espelho da Oração.

A vida de oração é um exercício de abrir a própria alma diante de Deus como num espelho. Por isso Jesus disse que devemos vigiar e orar (Marcos 14.38). Precisamos vigiar a nós mesmos como olhando num espelho e apresentar tudo a Deus em oração.
Olhe no Espelho da Oração!

Veja-se no espelho da alma!


CONCLUSÃO

v.5 “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.”

Este versículo poderia ser colocado em um espelho para meditar sobre si mesmo perante o Senhor todos os dias. Parece que o salmista estava realmente olhando no espelho e conversando sozinho, perguntando e respondendo para sua própria alma. Neste momento ele mesmo pergunta e dá a resposta porque consegue se entender e ser tratado por Deus.
Muitas vezes não conseguimos compreender o que acontece conosco. Ficamos confusos diante de tantas lutas e sentimentos. Mas Deus quer nos tratar e nos fazer encarar tudo com seu amor.
O Deus que criou o ser humano “à sua imagem e semelhança” (Gênesis 1.27), quer te contemplar com seu amor sem te culpar ou julgar, mas te fazer livre para viver a vontade do Senhor para sua vida.

Abra seu coração diante de Deus!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp