Um homem extraordinário

Tema: VIDA CRISTà 


Jó 1.1-5 e 20-22

-Introdução: A vida de Jó demonstra uma pessoa que vai além do que é normal. Enquanto todos faziam o que é ordinário, Jó era ‘acima da média’ e fazia o seu melhor, por isso era um homem extraordinário reconhecido pelo próprio Deus “porque ninguém há na terra semelhante a ele” (Jó 1.8).
Em nossas atitudes e reações, bem como nas palavras, temos a opção de fazer o que é ordinário, normal, o que todos fazem ou então fazer o que é extraordinário.

O que Jó fazia de extraordinário?

Vamos aprender com Jó como ser um homem excelente, comparando suas atitudes extraordinárias com o que as pessoas fazem ordinariamente:

1- Jó se desviava do mal

Jó 1.1 “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal”
Uma característica de Jó era se desviar de coisas que não eram boas. Já lhe bastava os maus que tinha que enfrentar no dia a dia (Mateus 6.34).

Diante do mal se podem ter duas atitudes:
Ordinário: enfrentar o mal ou fazer o mal;
Extraordinário: fugir de tudo o que é ruim;

Como servos de Deus, precisamos: “abstende-vos de toda forma de mal” (I Tessalonicenses 5.22). Evite tudo o que não é de Deus para sua vida e busque somente o que te edifica e então será um homem ou mulher extraordinário.
Se desviar do mal é algo extraordinário!

2- Jó tinha uma vida de oração

Jó 1.5 “Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente”
A vida de Jó era cheia de oração e consagração a Deus por sua família e tudo o que tinha. Não esperava ter um motivo especial para orar, mas fazia isso sempre.

A vida devocional pode ser:
Ordinária: ter dificuldades de orar;
Extraordinária: dedicar-se em oração;

A vida de oração muda tudo. Busque ter uma vida de oração (I Tessalonicenses 5.17) e verá Deus agir de forma sobrenatural em sua vida.
Viver em oração é extraordinário!

3- Jó adorava a Deus acima de tudo

Jó 1.20 “Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou”
Diante da pior notícia Jó adorou a Deus. Sua atitude de adorador era uma característica marcante em sua vida. O próprio Deus se impressionou com sua forma de agir.

Quanto à adoração as pessoas podem ser:
Ordinária: não agradecer a Deus;
Extraordinária: ser grato ao Senhor;

Precisamos adorar a Deus acima de tudo (I Tessalonicenses 5.18) e “em Espírito e em verdade” (João 4.24), porque Deus está procurando adoradores na terra (João 4.23). Fomos criados para adorar a Deus e glorificar seu nome (Isaías 43.7).
Adorar a Deus é extraordinário!

4- Jó não reclamava

Jó 1.22 “Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma”
Algo extraordinário na vida de Jó era não reclamar diante das piores notícias que recebeu (Jó 1.7-19). Seu silêncio foi um ato de adoração a Deus.

Sobre a reclamação podemos ser:
Ordinário: reclamar das coisas;
Extraordinário: se calar e esperar;

A reclamação aborrece a Deus. O povo de Deus andou em círculos quarenta anos no deserto porque murmuravam (Números 32.13). Precisamos aprender a discernir o tempo de estar calado (Eclesiastes 3.7) e aguardar a salvação do Senhor em silêncio (Lamentações 3.26), sabendo que o Espírito Santo traduz até um gemido em oração (Romanos 8.26).
Não reclamar é algo extraordinário!

Faça o extraordinário!

CONCLUSÃO
A vida cristã é um desafio contínuo. Passamos por situações difíceis o tempo todo e vamos aprendendo a viver a cada passo. Precisamos optar por atitudes e palavras extraordinárias e não ceder ao que o mundo ensina como normal (Romanos 12.1,2).
Para ser um homem extraordinário como Jó é preciso aprender a se desviar do mal, ter uma vida de oração, adorar a Deus acima de tudo e não reclamar.

Seja um homem extraordinário!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp