A vida espiritual

Tema: Espírito Santo 

homem braços abertos para o céu

Romanos 8.1,2 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”

Introdução: O capítulo oito da carta aos Romanos pode ser considerada um ‘tratado de espiritualidade cristã’. O apóstolo Paulo se preocupava muito com a vida mundana da cultura romana e por isso despertou a igreja em Roma para uma vida espiritual que suprimisse os costumes mundanos.
A expressão “lei do Espírito” é usada muitas vezes para ser contraste com a lei judaica e também para deixar claro para os cristãos que existem leis espirituais que regem nossas vidas. Precisamos despertar para viver espiritualmente na presença do Senhor e resistir às vontades da carne.

Como viver espiritualmente?

Vamos aprender alguns princípios espirituais em Romanos 8:

1- Existe uma luta entre a carne e o Espírito

Romanos 8.4-6 “a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito.  Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do espírito, para a vida e paz.”

A primeira constatação de Paulo como pastor para a igreja em Roma é que precisavam entender a luta entre a carne e o espírito. Esta luta é invisível, mas quando a pessoa se desperta espiritualmente começa a fortalecer o espírito para que este vença os desejos da carne. Porém, quando a pessoa vive apenas carnalmente, o seu espírito fica amortecido.

2- Precisamos vencer a carne para viver em Espírito

Romanos 8.9,10 “Vós, porém, não estais na carne, mas no espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.”

A carne gera desejos contraditórios ao espírito e o espírito não pode ser visto ou sentido, mas quem se alimenta espiritualmente consegue nutrir sua vida e entender o que é espiritual. O Espírito só pode ser percebido quando a carne é amortecida deixando de satisfazer seus desejos.

3- O Espírito Santo quer habitar em nós e nos dar uma nova vida

Romanos 8.11 “Se habita em vós o espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.”

Mesmo sendo pecadores, o Espírito Santo de Deus deseja habitar em nosso espírito, que é a sede da vida espiritual. A primeira coisa que o Espírito Santo faz é nos convencer do pecado (João 16.8-11). Uma diferença entre o ser humano e as outras criaturas é que o homem e a mulher foram criados à semelhança de Deus, como seres espirituais (Gênesis 1.27) e por isso somos uma trindade formada de “corpo, alma e espírito” (I Tessalonicenses 5.23).

4- Quem é filho de Deus tem o Espírito Santo

Romanos 8.13-15 “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo espírito de Deus são filhos de Deus.  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.”

Quando cremos em Jesus, nos tornamos filhos de Deus (João 1.12) e ao confessar Jesus como Senhor, o Espírito Santo passa a habitar em nós (I Coríntios 12.3). Quando vivemos carnalmente estamos seguindo os instintos da carne e fazendo as coisas que o mundo ensina, mas quando nos tornamos filhos de Deus, passamos a seguir o exemplo de Jesus.

5- O Espírito Santo testifica em nós

Romanos 8.16 “O próprio espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

A partir do momento em que o Espírito Santo reside em nossas vidas, passa então a nos orientar o que fazer como Jesus prometeu de que “ensinará todas as coisas” (João 14.26). Diante das decisões de nossas vidas passamos a perceber a orientação do Espírito Santo apontando a direção correta (Isaías 30.21). Da mesma forma quando erramos o Espírito Santo nos faz entristecer produzindo arrependimento.

6 – Devemos buscar o Espírito Santo

Romanos 8.23 “E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.”

O desejo pela presença do Espírito Santo é indispensável para a vida espiritual. O Espírito de Deus é manso e amoroso, não invade nossas vidas sem ser recebido, por isso precisamos buscar a sua presença constantemente. O tempo todo o Espírito Santo nos procura, mas somente quando nos dispomos é que somos alcançados por ele. Quando recusamos sua presença, o Espírito Santo se entristece (Efésios 4.30).

7- O Espírito Santo intercede por nós

Romanos 8.26, 27 “Também o espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.”

A obra do Espírito Santo é contínua em nossas vidas. Nossa espiritualidade é marcada pela oração constante que só é possível pela intercessão do Espírito Santo, pois humanamente, não somos capazes de orar e falar com Deus, mas pelo espírito somos capacitados a uma vida de intimidade com o Criador como era antes do pecado, no jardim (Gênesis 3.8).

Viva de forma espiritual!

CONCLUSÃO

A vida espiritual precisa ser cultivada em cada um de nós, aprendendo a perceber o que vem da carne e o que é do Espírito Santo (Gálatas 5.19-22). Este é um exercício constante para a vida cristã que não podemos descuidar, mas se esforçar ao máximo para viver espiritualmente a vida abundante que Jesus prometeu (João 10.10). Deixe o Espírito Santo conduzir sua vida e com certeza não sentirá falta do que a carne proporciona que são prazeres passageiros.

O Espírito Santo está em você!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp